PERSEVERANÇA DOS SANTOS (Semana #5)




Sexto sermão da série Calvinismo, pregado pelo pastor Jackson Jacques, na igreja Vintage180, dia 22 de outubro de 2017.

Download PDF

Perseverança dos santos
Bom dia, eu estou muito feliz. Porque Jesus é bom e o diabo não presta! Hoje estamos encerrando o ultimo ponto dessa série: A perseverança dos santos. Eu tive contato com a perseverança dos santos quanto estudei a teologia de Belcover, teologia sistemática. Esse cara é massa! Ali que eu tive contato, e com 17 anos eu já sabia que o crente não perde a salvação. Eu tava infiltrado na “bléia”. Eles falavam que o cara perdia a salvação, e eu já sabia que não.
Lembro que antes de ter contato com essa teologia sistemática, eu fiz uma oração na casa deum amigo, eu só tinha 15 anos, eu estava dormindo, então acordei e fiquei pensando que se daqui alguns anos eu me desviar e ir para o inferno? Eu tinha medo disso, eu acho que todo mundo tem medo disso. As vezes os cara dizem que querem ir para o inferno, hein?!( risos)La vai gritar como uma menina. Eu lembro que comecei a orar e dizendo para Deus, que não quero ir para o inferno:
– Senhor, o senhor está vendo nesse momento o dia da minha morte, o senhor está contemplando o dia. Então se no meio do caminho eu for para o inferno, eu peço que mude isso no meu caminho e que eu vá para céu.
Eu orei aquilo, e senti uma paz dentro de mim. Porque eu sabia que Deus ia guardar a minha vida! E depois que eu peguei a teologia de Luiz Bercov nas mãos ai eu enlouqueci. Eu pergunto pra você:
– Porque eu pendo nisso? A onde estaremos daqui alguns anos?
Eu olho para minha esposa e eu penso assim:
– Que Deus guarde o meu casamento. Eu não quero daqui alguns anos estar separado da minha esposa. Que Deus me guarde, pois eu não quero set motivo de escândalo para Jesus na igreja que eu estou pastoreando.
Eu pergunto para você:
– Onde você vai estar daqui a dez anos? Você vai estar casado ainda? Você vai amar a mulher que esta ao seu lado? Ou nesse meio tempo, vai ter esfriado na fé? Vai ter conhecido uma colega e vai trair sua mulher.
E você mulher, você se encantou por alguém do seu serviço e você largou teu marido. Porque isso acontece também. Onde nós estaremos?
Eu digo pra você porque desde o início do ano até aqui 12 pessoas saíram da nossa igreja. Ei não estou falando de pessoas que saíram e não são mais crentes. Não! Eu estou dizendo que elas não começaram o ano imaginando que não estariam nas nossas comemorações de final de ano. Pergunto pra vocês:
– Onde vocês estarão? Não estou dizendo em relação a nossa igreja local, estou dizendo em relação a tua vida. Você estará com o Senhor Jesus? Amando seus irmãos? Vai estar fervoroso? Como que nós seremos daqui vinte anos? Se estivermos vivos. Onde nós estaremos? Você vai perseverar? Você vai estar firme? Com uma fé verdadeira? É disso que eu quero falar. Porque Jesus sabia que teríamos essas dúvidas. Jesus sabia que pensaríamos nisso. A perseverança é um alento nas escrituras para trazer paz para o nosso coração.

O que não estamos dizendo sobre a perseverança dos santos?
1°Não quer dizer que o time dos santos vai perseverar no campeonato! Ficou muito ruim isso. Foi horrível! Não estamos dizendo que nós estamos imunes aos perigos espirituais “tenho o corpo fechado!” Não estamos dizendo isso, que você não vai ser atacado pelo diabo, pelo contrário, os santos são os que mais são atacados pelo diabo. APC12 “ o diabo faz guerra contra os santos”.
2° Não estamos dizendo que não cairemos em pecado, grosseiros as vezes. Cristãos de verdade pecam e algumas vezes pecam pecados grosseiros ainda. Vou dar um exemplo: A parábola do filho prodiga, ela é fantástica. Porque ela pega e o filho vai embora. Ele pega um dinheiro, a herança dele e vai embora, ele abandona o pai e ele vai viver num lugar distante. Vai gastar seu dinheiro com prostitutas, com pecados e depois quando acaba tudo, e ele está distante ele se lembra do pai dele, e volta então o pai o recebe. A parábola do filho pródigo é uma parábola extremamente calvinista. Porque ele apenas voltou porque ele é filho. E se ele é filho, ele vai voltar! E consequentemente você e eu gastamos de maneira errada. Assim como o filho pródigo, todos nós gastamos a nossa essência, a nossa vida de maneira errada, e nos alimentamos das sobras do mundo que não satisfazem a alma. Mas mais cedo ou mais tarde, nós olharemos para tudo isso e voltaremos para o pai, se nós formos salvos.
3° Não significa que todos que professam Jesus serão salvos. Várias pessoas vão para o inferno, e acham que são salvas. “nem todo aquele que diz senhor, senhor, entrará no céu” (Mateus 7) Como assim? “Jesus esta dizendo que essa pessoa tem uma confissão de fé correta Senhor, e ele é uma pessoa que confessa isso diversas vezes (senhor, senhor)”. Nem todos que falarem isso vão entrar no reino dos céus.
Então o que estamos dizendo:
1° uma vez salvo, salvo para sempre! Eu esperei muito tempo para falar isso aqui:
– Note a frase. “Uma vez SALVO, salvo para sempre”.
-Ah, mas eu não concordo.
. – Ta e como é do teu jeito? “uma vez salvo, salvo até daqui a 15 minutos? Uma vez salvo, salvo até daqui 1ano?”.
Então uma vez salvo, salvo para sempre “João 10” é uma bomba na cabeça dos arminianos! (João 10: 26- 29)
1° as ovelhas estão seguras! A tua grande preocupação não é estar ou não seguro. A grande preocupação é se você é ovelha! Se você é ovelha do pasto de Jesus, se você é do rebanho de Jesus. Quem é ovelha esta segura! A nossa salvação só é ameaçada no dia em que Deus for ameaçado. A nossa salvação só pode ser colocada em jogo no diz em que Deus for colocado em jogo. Dizer que alguém perde a salvação é dizer que as mãos de Deus são fracas. Porque a bíblia diz que estamos nas mãos de Deus. Dizer que alguém perde a salvação é ofender as mãos de Deus e dizer que suas mãos são frouxas. “ mãos de alface”, ( gíria do futebol gaúcho). Se você diz que alguém perde a salvação você diz que Deus tem “ mãos de alface”. Mas Deus não tem mãos frouxas, suas mãos são firmes. Verso 28

Tim Bois diz que a mão do pai está envolvendo a mão do filho na proteção do rebanho de Deus. Tim Bois diz que o termo no singular “ uma mão” nos dá a ideia se que com uma mão Deus nos protege e com a outra ele luta contra os lobos expelindo os lobos de perto de nós. Com uma mão ele destrói inimigos da igreja, e com a outra ele acalenta e protege o seu rebanho. Estamos-nos nas mãos de Deus! Uma vez salvo, salvo para todo o sempre!
Qual é o tamanho do poder de Deus? Qual é a medida do poder de Deus? Qual é à força do poder de Deus? Essa é à força da nossa salvação. Você quer entender qual é à força da nossa salvação, o poder? A nossa salvação tem o tamanho de Deus. Qual é o tamanho das mãos de Deus, quem é mais forte do que as mãos do Senhor.
Quem aqui já viu o filme “Falcão – campeão dos campeões”, vocês lembram? Quando eu viro o meu boné para trás, eu sou um botão eu sou uma máquina, eu estou ligando um botão. Quem aqui era guri na década de 80 e não virou o boné para trás? Eita, rapaz… Perdeu. Ai botava o dedinho por cima assim, vocês lembram-se disso ai? Botava o dedo por cima assim o Falcão ah. Lincoln Falcão, todo mundo queria ser filho dele, menos o Maike.
A questão é que ninguém ganha de Deus em uma queda de braço, primeiro porque Deus nem esta batendo uma queda de braço com ninguém. Aquilo que esta nas mãos de Deus, ninguém consegue nem chegar perto. Você tem que entender isto.
Em primeiro lugar uma vez salvo, salvo para sempre. SALVO, salvo para sempre. Você pode perder a salvação quando? Se quem salvou você não foi Jesus, se quem salvou você foi Jesus Você não perde nunca. Então em primeiro lugar é isto, ninguém arranca as ovelhas das mãos de Jesus que esta envolta das mãos do Pai.
Em segundo lugar o que estamos dizendo com a Perseverança dos Santos: estamos dizendo que deus termina a obra que ele começa.
(Filipense 1.6) “E estou certo disto: Aquele que começou a boa obra em vós irá aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus”
Paulo está certo que aquele que começou a boa obra nos filipenses vai encerrar vai concluir. A perseverança dos santos é uma forma de deus dize para nós: Estou com Vocês até o fim. A bíblia diz que Jesus amando seus discípulos os amou até o fim. Deus esta conosco. Mas note bem o contexto do que Paulo esta dizendo Filipense 1.6, Paulo esta escrevendo esta carta da onde? De um SPA, da casa pastoral, da bate caverna, lá do salão da liga da justiça. “você tem que levar o Pastor para ver o filme da Liga da Justiça dia 17.” Não acredito ama o pastor e não da um ingresso de cinema uma vez por semana, Não acredito nisso, nesse amor sem obras, tem que ter obras entendeu?!
Então, Paulo está preso em Roma, e Paulo esta escrevendo esta carta para a igreja de Filipos. Paulo está preso, porque ele estava pregando o evangelho, foi preso ele agitou de mais lá. Ele agitou um agitador de mundo. Ai Paulo esta preso, o contexto desta carta é o seguinte: A igreja de Filipos é um a colônia romana. Eles pegam uma boa oferta para enviar para Paulo eles mandam por um cara chamado Epafrodito. Coloque no seu filho este nome, nome lindo, imagina. Vem cá Epafrodito vai buscar pão! Vai lá Epafrodito! Epafrodito o que foi? Eu não ouvi. Então Epafrodito pega esta boa oferta e leva para Paulo. Porque boa oferta? Porque não tem deposito todo o mês, quando eles mandavam oferta para um apóstolo no período do Novo Testamento eles tinham que juntar um dinheiro, pois não tinha como depositar toda a hora na conta. Era perigoso levar, tinha todo um negocio então junta dinheiro e o apostolo teria que viver provavelmente um ano com essa oferta. Ai Epafrodito vai, chega lá e ele fica doente. A doença que ele pega e tão séria, uma espécie de malária. Que a notícia para voltar para Filipos que ele estava doente e para voltar depois para Roma. Porque Paulo diz aos filipenses que ele ficou sabendo que a igreja ficou triste ao saber da doença de Epafrodito. Para Paulo saber que a igreja ficou triste, a na notícia da doença de Epafrodito deve ter chegado a Filipos e a noticia de ter voltado para Roma. Só que uma viaje de Roma para Filipos demorava um mês e meio. No mínimo Epafrodito ficou, três meses, doente. Era uma malária terrível, ele esteve à beira da morte. O pastor esta preso, a igreja juntou todo o seu dinheiro para enviar. Porque o prisioneiro romano ele tinha gastos, não igual essa boa vida nossa aqui. E agora o obreiro que enviado para levar oferta para Paulo esta doente, quase morrendo. Junto com isso tem fofoca no meio da igreja:
“Filipense 4.2 ‘Suplico a Evódia e a Síntique que entrem em acordo no Senhor.”
Duas mulheres estão fofocando na igreja, uma contra a outra influenciando as famílias. E estão tentando rachar a igreja. Vocês acham que fofoca é só na nossa época? Há, Onde tem três pessoas tem fofoca. É fato, è fato! Se tiver dois não tem como ter. Eu me lembro. Cara! Trabalhava eu e um cara num posto de vigilante, não tinha fofoca. Entrou outro colega começou a ter fofoca. Mas que demônio rapaz! Então, a igreja esta passando por estremos perigos nesta plantação. Note, imagine isso, não era tão simples assim cultuar domingo de manhã para eles. Para esta igreja no capitulo um no verso seis Paulo esta dizendo: Filipenses 1.6 “E estou certo disto: aquele que começou a boa obra em vós irá aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus.”
O contexto e de caos, e de doença, de divisão, de angústia de incertezas humanas. Mas Paulo não esta focado na prisão, na doença ou nesta suposta divisão da igreja. Paulo está focado em quem? Naquele que prometeu! Que é o SENHOR. Paulo sabia que se Ele salvou Ele vai terminar, se Ele começou uma obra… Jesus não é que nem alguns maridos que começa uma reforma e não terminam nunca nas suas casas. Jesus encerra a obra que começa. Da onde vem essa garantia? Essa garantia de perseverança do verso seis, Paulo tem uma garanta de que isto vai acontecer. Esta garantia cresceu e se revelou no momento da angustia, verso sete capitulo um.
Filipense 1.7 “É justo que eu me sinta assim a respeito de todos vós, pois estais em meu coração”

Olha, o que o apóstolo esta falando para a igreja, o pastor esta dizendo assim:
– Vocês estão em meu coração. Eu estou preso aqui. (Como diz o Hernandes Dias Lopes: Paulo está preso, mas a palavra de Deus não esta.) Eu estou preso, Epafrodito esta doente quase morrendo, estou sabendo fofocas terríveis no meio da igreja. Mas eu sei que o SENHOR vai terminar a boa obra que começou. Porque é justo que eu me sinta assim a respeito de vocês, pois vocês estão no meu coração. Já que todos são participantes comigo da graça, tanto nas minhas prisões como na defesa e na confirmação do evangelho. Ou seja, as angustias da igreja as tribulações da igreja só serviram para uma coisa. Para causar mais certeza no coração de Paulo.
Porque quando mais aquela igreja de Filipos passava por tribulações e continuava firma, fica claro que Deus tinha começado uma obra naquela igreja. Você quer saber se seu casamento é firma? Você já passou por tribulações, e continua casados isso é uma boa. Isto é um bom sinal.
Eu quero dizer uma coisa para vocês aqui, de coração.
– Quero dizer o mesmo que Paulo fala aqui para vocês: Vocês estão no meu coração Igreja, vocês estão dentro do meu coração. E tudo que nós passamos nestes 4anos de plantação, parecem que foram muitos e muitos anos. Só servem para aumentar o meu amor por vocês e aumentar a certeza que a obra que Deus começou Ele vai concluir, Ele vai concluir. Eu tenho visto os homens se responsabilizando pelas suas casas, eu tenho visto pessoas se humilhando diante de seus pecados, tenho visto pessoas se convertendo ao evangelho, eu tenho visto milagres acontecendo dia após dia. Eu não passo um dia sem receber três ou quatro pessoas me chamando na internet impactadas com o trabalho dos homens aqui da igreja. Eu já nem posto mais, se não eu vou postar muita coisa. O trabalho de vocês com os homens mudou minha vida! Mudou minha vida! A obra de Deus na nossa igreja ela esta trasbordando para outro lugar. É uma igreja pequena, é uma igreja que requer cuidados ainda, é uma criança de 4anos ela já caminha e isso é perigoso porque ela ainda é criança. Então a gente tem que cuidar. Ainda esta em plantação, mas Deus esta fazendo algo. A perseverança dos santos nós mostra que Deus não nos abandona. Isto não quer dizer que nós não vamos passar por tribulações. Nós vamos passar, mas deus vai estar junto com a gente. Paulo esta dizendo isto, Paulo esta falando para eles isto. Paulo esta dizendo: Eu sei que Ele vai terminar boa obra que Ele começou. Eu digo para vocês de coração: Vocês estão aqui dentro! Deus vai conduzir a gente, Deus vai conduzir a gente!
Então em primeiro lugar estamos dizendo: Que uma vez salvo, salvo para sempre.
Em segundo lugar estamos dizendo: O que Carine? Que Deus termina a obra que Ele começa. Não é como o negão que prometeu que vai fazer uma reforma e não faz. Deus não é teus nego. (Risos), foi boa essa negão? Hoje eu estou inspirado negão.
Em ultimo lugar, nos estamos dizendo: Que vamos perseverar que perseveraremos. Bah essa é palavra bonita de domingo, hein? Perseveraremos, pois, portando, porque nós temos um? Um intercessor.

Lucas 22.31 Simão, Simão, Satanás vos pediu para peneirá-los como trigo; 32mas eu roguei por ti, para que a tua fé não esmoreça; e, quando te converteres, fortalece teus irmãos.
Verso 33… Pedro é loco cara!
Lucas 22.33Pedro lhe disse:
– Senhor está pronto para ir contigo tanto para a prisão como para a morte. Ai, Jesus olha para Pedro.
Lucas 22.34 Disse-lhe Jesus: Pedro, eu te digo que o galo não cantará hoje antes que tenhas negado três vezes que me conheces.
Jesus está ceando com os apóstolos, no outro dia ele vai ser morto. Esta tendo um peso espiritual naquela noite terrível. Jesus revela algo que aconteceu no mundo espiritual para Pedro. Olha a seriedade disso! Pedro o diabo pediu pra te peneirar como trigo, o diabo pediu porque o estava vendo o trabalho de Jesus com os apóstolos, e Pedro é louco Jesus recém falou para ele que o diabo queria peneirar ele e Pedro disse :
– Tá bom Jesus, tá bom, mas oh eu vou contigo…
Ele nem esta prestando atenção, ele é louco ele é homem bomba. Fico imaginando Jesus olhando este cara assim! E o diabo viu que Jesus estava gastando tempo com Pedro durante 3anos. E o diabo:
– O que? Esse é o líder? Esse é o pastor? Bota ele na minha mão aqui, que eu vou peneirar ele como trigo. Coloca, ele na minha peneira aqui! Ele tem gana, ele tem ódio, ele quer destruir Pedro.
Pedro é frágil perto do diabo. E o diabo pede assim como Jó foi pedido pelo diabo. A diferença é que Pedro tem um intercessor. Ai Jesus diz::
– Eu roguei por ti, eu roguei, eu orei, eu intercedi por ti. Para que a tua fé não se perca, não se esmoreça. Aqui a gente intende o que é que o diabo estava querendo. – Olha bem, Ele pede Pedro – E Jesus diz: Eu orei para que a tua fé não esmoreça. John Piper vai dizer que o diabo ele tem como se uma malha, essa peneira a onde ele coloca o cristão, onde ele coloca os pastores. Ele vai peneirar os pastores, e ele quer que o pastor fique ali, mas ele quer que saia a fé. A fé.
O texto explica para nós no verso 31 Jesus esta dizendo que o diabo pediu para peneirar Pedro como trigo. Mas no verso 32 Jesus vai dizer: Mas eu roguei por ti para que a tua fé não esmoreça. Ou seja, é isto que o diabo quer tirar de Pedro. A sua fé, a confiança de Pedro em Jesus. Eu roguei por ti Pedro, eu orei por ti. Satanás tem esta malha, Paulo vai dizer exatamente a mesma coisa em
1 Tessalonicenses: 1
Tessalonicenses 3.5 Por es”sa razão também, não podendo esperar mais, procurei saber da vossa fé, pois tinha medo de que o tentador vos desencaminhasse, e o nosso trabalho fosse inútil.”
Paulo esta dizendo para a Igreja dos tessalonicenses que ele mandou Timóteo para ver eles Paulo estava angustiado, porque Paulo queria saber se a fé deles estava firma. Os apóstolos entendiam que o que trabalha para roubar a fé das pessoas é o diabo. O diabo vai querer tirar a tua fé. O diabo vai querer tirar tua confiança em Jesus.
Então, ele manda Timóteo. E Timóteo volta trazendo boas noticias da igreja tessalônica e isso deixa Paulo o apóstolo tranquilo. Por isso o apóstolo Pedro vai dizer na sua primeira carta Capitulo cinco, verso nove: O diabo vosso adversário anda em derredor buscando a quem possa tragar. Ai o apóstolo vai dizer: Resisti-lhe firmes na fé. Por isso o apóstolo Paulo vai dizer que: O escudo da fé apaga os, dardos inflamados do inimigo. Efésios 6.16.
Satanás quer destruir o meio pelo qual nós resistimos a ele. A nossa resistência se dá na nossa fé, na nossa confiança em Jesus. E o diabo quer destruir isto. Você imagina isso?! Você imagina Jesus chegando para ti e dizendo: Mariane o diabo pediu essa noite, esta noite o diabo chegou diante do meu Pai e pediu a tua vida. Pedro é frágil o diabo é maior do que Pedro, mas Jesus é maior do que o diabo.
– Porque você ainda não caiu? Por que você não abandonou a fé quando vieram as primeiras lutas? Por que você ainda está perseverando, sabe por que tem sido diferente Leonardo? Sabe por que tem sido diferente Linda e Willian sabem por que Deus está fazendo isso na vida de vocês? É porque vocês possuem um intercessor que é Jesus, em algum momento da vida cristã de vocês, o nome de vocês foi dito literalmente da boca de Jesus diante de Deus pai e ele orou por você, ele intercedeu por você, em algum momento Willian o senhor Jesus disse fortalece o Willian senhor, e o pai enviaram mais do espirito santo sobre a tua vida. Tu achas que isso vem de ti? Tu achas que isso é uma obra tua? Não foi. Um dia nós chegaremos à eternidade e teremos a noção que nunca foi a nossa força, nunca foi a nossa obra, sempre foi o poder de Deus. O Rodrigo disse que nós iremos ver alguns filmes na eternidade. E eu concordo com o Rodrigo. Serio. O Rodrigo falou um negócio e eu disse “De onde tu tirou isso Rodrigo, de onde você inventou esse negócio? É muito bom”
João vai dizer que a vida de Jesus, não caberia em todos os livros do mundo, o Rodrigo disse se nós chegaremos no céu e vai ter um filme de 33 anos da vida de Jesus. Eu disse:
.- Serio Rodrigo? Isso faz muito sentido. É obvio.
E algumas eu acho que algumas coisas nós vamos saber na eternidade quando Deus vai mostrar a nossa vida, você esta vendo aqui, olha o que teria acontecido se estivesse acontecido isso e isso e isso. Sabe porque isso não aconteceu Jack? Porque Eu te guardei, porque Eu roguei por ti, porque Eu intercedi por ti, porque Eu coloquei a mão no peito do Diabo e disse:
– Daqui tu não passa, ele é minha ovelha.

Você só está firme hoje, por causa de Jesus, Jesus intercede por você, sem isso o diabo destruiria você. Tem um amigo meu, que estava voltando de uma vigília de fogo, me contou:
– Nós estávamos voltando de lá, Jackson, falava em língua, cantando uns corinhos de fogo, e na hora ele disse assim. Cara se o diabo aparecer agora eu vou patrolar ele, eu passo de trator por cima dele agora, na hora um cachorro igual o bug (pincher da Carol), sabe sem forma e vazio, virado em osso e pele, não importa o quanto que a Carol da de comida pra ele, ele não engorda. Um cachorro daquele tamanho veio e deu uma mordida no calcanhar dele, ele pulou assustado e disse:
– Pensei que era o Diabo – ele chegou pra mim e disse Jackson – se com aquele cusco ali eu já quase me borrei, se aquele Cusco já me deu um medo danado Jackson, o que o Diabo não iria fazer comigo?
O Diabo destruiria você, o diabo acabaria com a tua vida, o que nos sustenta é Jesus, o que sustenta a nossa igreja é Jesus, Jeremias 32: 40 “ Farei com eles uma aliança eterna, não deixarei de lhe fazeres o bem e porei o termos no seu coração, para que nunca se afastem de mim”
Você tem que entender uma coisa. Perseverança dos santos, está dizendo que, quem persevera é o que? Santo! Os Santos perseveram.
E você diz:
– Ah então vou viver de qualquer jeito
Então tu não és santo, então tu não perseveras. É a perseverança dos santos, essa aliança eterna é colocada uma lei, a lei Do senhor dentro do nosso coração, nós passamos amar fazer a vontade de Deus.
Ezequiel 36.27 – “também porei meu espirito dentro de voz, e farei que andeis nos meus estatutos, e obedecerei aos meus mandamentos, e os praticareis”.
. João 5.24 – “Em verdade em verdade voz digo que quem ouve as minhas palavras e crê naquele a quem o enviou, tem a vida eterna e não vai a julgamento, mas já passou da morte para vida.”
João 6.51 – “Eu sou o pão vivo que desceu do céu, se alguém comer deste pão viverá para sempre, e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.”.
Romanos 8.35. Quem nos separará do amor de cristo, será tribulação? “
Vamos la pessoal eu irei falando a quantidade de coisa e vocês iram contando ta bom?
– Quem nos separara do amor de cristo? Será a tribulação, a angustia, a perseguição, ou a fome, ou a privação, ou perigo, ou espada,. Como está escrito; por amor de ti serás entregues a morte todos os dias, fomos considerados como ovelhas para o matadouro, mas em todas essas coisas, que ele acabou de falar, somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou. Segue a contagem, pois tenho certeza que nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem autoridades celestiais, nem coisas do presente, nem do futuro, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos afastar do amor de Deus cristo jesus nosso Senhor.
Paulo lista 17 coisas, que não podem nos separar de Deus, o resumo disso que Paulo está querendo dizer, de forma explicita é. Nada nos separa de Jesus, você tem que entender isso, nem no céu, nem na terra, nem de baixo da terra. Nada nos separa de jesus, nada nos separa do amor de Deus 2 coríntios 4. Do 8 ao 9 e também o verso 14. “Sofremos pressões de todos os lados, mas não estamos arrasados, ficamos perplexos, mas não desesperados, somo perseguidor, mas não desamparados, abatidos, mas não destruídos, sabemos que aquele que ressuscitou Jesus, também nos ressuscitará e com ele nos apresentara convosco”
Hebreus 10.14 – dobre a sua atenção – “Pois com uma só oferta, aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados”.
Esse verso é demais 1Pedro 1.3.5. – ouça com atenção – “Bendito seja o deus e pai do nosso senhor Jesus cristo, que nos regenerou para uma viva esperança segundo sua grande misericórdia pela ressureição de Jesus cristo dentre os mortos”. – Verso 4-. Para uma herança que não perece, ano se contamina nem se altera, reservada no céu para voz, que sois protegidos pelo poder de Deus mediante a fé para a salvação preparada, para se revelar no ultimo tempo.
Por ultimo Judas 24 – “Aquele que é poderoso para vos impedir de tropeçar e para vos apresentar imaculados com grande jubila diante de sua glória”.
Eu estou encerrando aqui. Eu quero dizer uma coisa para vocês, uma coisa que eu não estou fazendo aqui. Eu não estou dizendo:
– Que se Jesus não tem santificado a sua vida você vai pro céu, eu não estou dizendo isso. No inferno nós teremos muitas pessoas que acreditavam na perseverança dos santos, só que elas não eram santas. Eu não estou dizendo com o que eu acabei de falar que os textos de repreensão da escrituras não valem, pelo contrário, existem muitos texto na bíblia de advertências, e isso não anula a perseverança dos santos, pelo contrário é uma forma de Deus nos fazer perseverar. O Deus que predestina o fim ele predestina o meio pelo qual nós teremos a nossa salvação garantida e o meio é através de advertência pelo espirito, a diferença é que o filho ouve uma advertência na bíblia ele treme, o bastardo ele ouve uma advertência e ele diz, eu sou salvo mesmo, o filho! Ele treme, o filho de deus as vezes tem dúvida da salvação, a dúvida da salvação as vezes é um juízo de Deus, porque a certeza da salvação é um benção, então você aqui comete um pecado grave, e você tem uma dúvida da salvação e essa dúvida é o Espirito Santo deixando que você experimente a tristeza pelo pecado, já é uma espécie de Juízo pelo pecado duvidar da salvação, então analise.
Como que eu vou saber se eu vou perseverar até o fim ou não? Resumindo o resumo do resumo eu vou falar aqui agora, a forma de como nos respondeu o evangelho, são elas duas formas:
– Nós respondemos em arrependimento e fé. “Como assim?” Você conhece Jesus. Você está indo aqui para o inferno ai quando vê você se arrepende dos seus pecados, uma volta inteira e 360° meia volta é 180°, então a pessoa da ¼ de volta 90° o nome disso é arrependimento depois ela dá mais ¼ de volta mais 90° isso é fé, a pessoa deu a primeira parte é arrependimento, virando as costas para o Mundo, pro Diabo, pro Pecado o 2/4 de volta ele está crendo em Jesus, confiando em Jesus, ele está depositando sua fé em Jesus, e tão simples você sabe que você é cristão, não só se você creu e se arrependeu uma vez. A pergunta a ser respondida por você, somente por você é. Você tem crescido em arrependimento? Ou está mais difícil você se arrepender de seus pecados? Você se arrependia mais fácil antes?

Você tem crescido em arrependimento? O arrependimento tem sido cada vez maior na sua vida contra o pecado? Tem sido difícil Jesus trabalhar em você? O irmão vai falar alguma coisa você não aceita? As pessoas vão confrontar você e você não aceita? A tua mulher fala algo você não aceita? Está cada vez mais difícil? Isso é um sinal perigoso.
Primeira coisa então, você tem crescido em arrependimento? Eu não estou perguntando se você se arrependeu um dia, eu estou perguntando se você estas crescendo em arrependimento. Segunda coisa você está crescendo em fé, você confia mais em Jesus hoje, do que confiou de quando você conheceu Jesus, você a cada dia tem conhecido mais Jesus e isso a cada dia tem aumentado a tua confiança nele? Essa é a vida de um cristão, ele cai, ele erra, ele peca, mas ele tem essas duas marcas, ele cresce em fé e em arrependimento é para esses que eu estou dizendo que os santos perseveram é para esses. Amem.
O que eu faço com tudo isso agora Jack? Você vai daqui hoje como um missionário, você não vai sair com a boca fechada, eu fui sexta feira pegar o carro, mandei arrumar na quinta, o carro estava fazendo um barulho e na quinta fui pegar e o cara disse que só estaria pronto na sexta, voltei e quando cheguei lá o cara disse pra mim. Tua roda estava sendo segurado por um parafuso e o cara disse:
– Esse carro não era para estar andando, foi Deus quem te guardou – ele disse exatamente isso- Deus te guardou estava tudo errado aqui dentro, estava quebrado um negócio da agua do radiador então a agua escorria, outra coisa se não tivesse dado problema no carro agora, a correia dentada estava arrebentando, se arrebentasse a correia dentada teria que fazer o motor R$ 3000,00 no mínimo, arrumamos tudo isso ai só tem uma coisa:
– Deus te guardou. Deus gosta de você cara porque o que era para acontecer, era para ter caído a roda esquerda do carro, quando tivesse andando.
Naquela semana que estava chovendo quando fui lá para o Kaue no aniversario dele. Dai o mecânico disse:
– Cara faz um favor aqui entra aqui, – e eu entrei sentei- fala do evangelho para nos aí.
Eu comecei a pregar para os caras, falei sobre os 10 mandamentos, falei como adão quebrou, mostrei que Jesus cumpre os mandamentos, falei sobre trindade para eles, expliquei a trindade para eles, falei para eles sobre a igreja uma resposta da trindade, sui explicando, falei uns 40 minutos eu já não aguentava mais, eu queria ir embora, então um deles fez uma pergunta:
– Porque uns ficam na igreja e outros não? Porque uns tem a vida mudada e outros não?
Nisso entrou um cara na porta e ele falou algumas coisas e eu esqueci de responder a pergunta e quando ele saiu eu disse:
– Vou lá gente então
Eles falaram:
– Como assim vai lá? Responde o que eu perguntei.

Então eu sentei e falei mais um pouco, falei mal das falsas igrejas, falei mal de um monte igreja, falei bem de um monte igreja, falei mal dos apóstolos vivos que apostolo bom e os morto e falei bem de Jesus, então preguei não aguentava mais e disse vou lá
Eles disseram:
– tu vai porque você quer, tu poderia ficar aqui falando para gente.
As pessoas estão caindo de maduro. Vai sair daqui e vai orar e dizer – Deus me dá oportunidade para pregar o evangelho eu quero oportunidade para pregar o evangelho. Ah falei para os caras até de apocalipse matando os inimigos. Até isso eu falei. Expliquei para eles Jesus vai matar as pessoas também. Porque Jesus apanhou nos evangelhos, mas não vaio apanhar em apocalipse, expliquei o Jesus de amor de bondade de justiça de juízo. Você tem que sair daqui eu vou perseverar! Isso tem que fazer você perseverar na obra de deus, em missão, como diz o Mateus:
– eu sou um homem e estou na missão.
Tem que sair assim daqui gente, você precisa sair desse jeito. Por favor, não gaste teu domingo só com você. Eu vou sair daqui a pouco vou pra casa almoçar e tenho uma pessoa para visitar falar do evangelho. Porque é dia do senhor, Jesus levantou de uma tumba e você não consegue levantar de uma cama. Amem. Pessoais esses são os cinco pontos calvinismo.

Pastor Jackson Jaques

22 de outubro de 2017