Onde está a minha HONRA? (Malaquias #2)

Segundo sermão da série Malaquias – Viver Por Um Legado, pregado pelo pastor Jackson Jacques, na igreja Vintage180, dia 12 de novembro de 2017.

Download PDF

Onde está a minha HONRA? (Malaquias #2)

Bom dia! Bom dia, campeões! E bom dia, colorados… Porque que eu disse isso? Bom dia gente! Meu nome é Jackson e sou um dos pastores dessa igreja, Jesus é bom e o diabo não presta, o grêmio está na final da libertadores e o Inter está na série B. O Rodrigo disse que ia passar todo o ano dando notícias sobre o internacional, Rodrigo mente! Ele não falou nada sobre o Inter hoje aqui, ele cansou ele abandonou essa vida. Rodrigo nós estamos aqui para fazer o seu trabalho! O internacional mais uma vez ontem na sua saga heroica empatou seu jogo. Contra quem? Vila Nova, o grande, O imortal Vila Nova. Ah mas ele não pode falar isso no púlpito! O púlpito é meu, isso aqui era uma cama, eu que fiz, Sabia? É verdade!

Meu nome é Jackson sou um dos pastores dessa igreja, e eu não queria ser pastor. Não queria! Não queria, não queria, não queria. Principalmente plantar Igreja, eu não queria. Quando falava em plantação da igreja até tinha uma alegriazinha lá no fundo, lá no fundo assim, Letiéri, mas eu ficava pensando na desgraça que é lidar com gente. Porque a gente é complicada, começando por mim. Eu sou um dos caros mais complicados que Jesus chamou para o ministério, acho que eu só um dos pastores mais imperfeitos que existe. Bom, aconteceu em 2003 um grupo de irmãos me chamou e disse:

– Jack que vamos começar uns estudos. Uns os estudos bíblicos na nossa casa é toda a terça a segunda feira de noite.

Dai eu fui. Porque chega e pregar numa igreja, pregar na igreja que tu não esta pastoreando coisa mais fácil que tem, tu chega abre uma maleta despeja tudo nas pessoas e vai embora, entendeu? Tu podia falar a maior besteira da tua vida, que eu vivo falando besteira, não dava nada tudo vai embora.

Eu me lembro de que pensava há talvez plantar uma igreja quando tiver com uns 45anos, né. Então aconteceu que começou a se juntar a uma galera que vinha de uma igreja onde o pastor era safado, sem vergonha. Eu sempre tive muita vontade de bater nesse pastor, mas ele tinha quase um metro e noventa e acho que não ia ser muito legal. O pior de tudo não é bater, mas tentar bater e apanhar. Então começamos a igreja porque eu não consegui despachar aquelas pessoas, eu tentei me livrar delas. Em 2013 eu levava essas pessoas para a igreja e dizia: “fica aí, fica em ó fica aí com o pastor”. Daí quando estava indo embora as pessoas vinham atrás, dizendo:

-Nós queremos fazer uma coisa junto contigo.

Eu não conseguia me despachar daquela gente. No começo da Vintage eu não tinha amor, literalmente. Hoje eu vejo que não tinha amor nenhum pelas pessoas. Não tinha nenhum amor, não tinha. Não tinha – Meu coração está com vocês. (Paulo aos Coríntios)- Uma semana antes de começarmos oficialmente a vinda do dia 19 de maio de 2013. Um mês antes fiquei muito, muito mal em depressão. Porque eu queria fugir daquelas pessoas. Eu queria fugir, eu não queria que elas me ligassem não queria falar com ninguém, eu estava em depressão muito mal. Algo dentro de mim dizia:

– Bah uma igreja vai ser uma benção.

Só que quando eu pensava na responsabilidade na seriedade e na perda total de privacidade, isso desanimava, fiquei um tempo de cama em depressão meio mal por causa disso. Eu sabia do peso da responsabilidade da liderança, liderar em qualquer âmbito é uma responsabilidade enorme, é algo extremamente pesado. Eu pergunto para os homens, principalmente para os que estão aqui: “Vocês sentem o peso da responsabilidade que é andar do lado de uma filha de Deus, que é de cuidar de uma filha de Deus? Você sente o peso da responsabilidade que nós temos em cuidar de nossas esposas?”. Isso é muito sério, seríssimo! E a bíblia ela tem cobranças extremamente violentas e fortes e pesadas para a liderança. E fecha completamente com a nossa série de sermões a gente está hoje terminando o capítulo 1 de Malaquias. Deus vai repreender a oferta dos líderes dessa igreja principalmente antes de falar de oferta de dinheiro, de animal, de cereal, da oferta do povo, Deus vai reprender a oferta dos líderes, Deus vai chamar a atenção desses líderes. Porque tudo, eu não disse mais ou menos tudo, eu disse TUDO. Sobe ou desce por causa dos líderes tudo. Tudo, no final do dia a culpa sempre será do cabeça, do líder da igreja, da empresa, da casa de tudo.

Por isso que Jesus é o cabeça da igreja geral. Tudo! A qualidade de uma igreja, você pode ver a qualidade da uma igreja ela é um termômetro de quem é o líder dela, de quem é o pastor ou quem são os presbíteros da igreja, ela é um reflexo dos seus líderes e isso é assustador. Fantástico para falsos pastores que não têm noção do que é isso. Mas é realmente assustador. Então, os presbíteros eu quero dizer aqui para quem não leu ainda o “Por trás das cortinas” que a gente lançou que o livretinho o pequeno, explicando a nossa visão de igreja. Se você não conhece leia, principalmente os membros aqui dessa igreja, os homens nós estamos precisando de homens vocacionados para o santo ministério. Procure-nos se você acha que tem chamado para o presbitério, para o diaconato, líderes de gc. Meu Deus! Como precisamos como precisamos…

Ministério com crianças, precisamos quem trabalhe com crianças as irmãs do trabalho infantil estão extremamente sobrecarregadas. E uma coisa é fato que nós estamos falando sobre legado. E o legado que nós deixamos começa com uma boa liderança. Eu sempre digo que pastor na igreja está complicado, não tem igreja que não seja complicado, se não é complicado não é igreja. Existem três marcas que uma igreja deve ter, Mark Dever falou de nove. Existem três marcas, o coralzinho infantil desafinado, chiclete baixo do banco e problema. Se não tem chiclete de baixo do banco não vem dizer que a igreja, que ainda não é igreja. Só é igreja quando se te sente em casa. – Vou colar esse chicletão aqui – Eu me lembro de que a primeira vez que eu encontroei chiclete embaixo de uma das cadeiras eu que feliz. E pensei: “Somos uma igreja agora. Obrigado Senhor! Agora nós somos uma igreja. Agora isso aqui é a confirmação do teu Espirito. Somos uma igreja! Obrigado senhor!” Aquele chiclete duro assim.

Deus sempre levantou líderes nas escrituras, e você vai ficar parecido com quem lidera você. Por isso você precisa procurar uma pessoa que ama escrituras que ame Jesus pra ser seu líder. Isso é assustador para mim Deus antes de falar com o seu povo Deus fala com o sacerdote diz a escritura. Então, eu quero que você abra sua bíblia você vai ficar com ela aberta em Malaquias. Nessas próximas semanas você nem pergunta Negão. Se eu preguei até do verso 5 qual começa o verso hoje. Qual é Daniel? Seix., seix.-Daniel é carioca- Tá, vamos lá:

6. O filho honra o pai, e o servo, o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? Se eu sou senhor, onde está o temor de mim? Diz o SENHOR dos Exércitos a vós: “sacerdotes, que desprezais o meu nome, E vós perguntais: Como temos desprezado o teu nome”?

7 Ofereceis alimento impuro sobre o meu altar e ainda perguntais: Como temos te profanado? Quando dizeis que a mesa do SENHOR é desprezível.

8 Quando ofereceis em sacrifício um animal cego, isso não é errado? E quando oferece o animal aleijado ou doente, isso também não é errado? Ora, apresenta-o ao teu governador. Será que ele se agradará disso? Ele vos atenderá? Pergunta o SENHOR dos Exércitos.

9 Suplicai, agora, o favor de Deus, para que tenha compaixão de nós. Com esse tipo de oferta, será que ele vos atenderá? Pergunta o SENHOR dos Exércitos. -É um diálogo, tem muitos diálogos no livro de Malaquias-

10 Ah, se houvesse entre vós alguém que fechasse as portas, para que não acendêsseis em vão o fogo do meu altar; Eu não tenho prazer em vós, nem aceitarei vossa oferta, diz o SENHOR dos Exércitos.

O que Deus está dizendo é:

– Fecha a essa bagaça, é melhor não ter do que ter isso. Fecha a porta do templo.

Sério cara isso é terrível, é melhor fechar, e não ter culto do que ter o que vocês estão fazendo, então Deus disse:

– Eu não tenho prazer em vocês, e por isso não aceito a oferta de vocês.

Antes de Deus rejeitar uma oferta ele rejeita ofertante. Como diz no verso 11.

11 Mas o meu nome é grande entre as nações, do oriente ao ocidente; e em todo lugar oferecem ao meu nome incenso e uma oferta pura; porque o meu nome é grande entre as nações, diz o SENHOR dos Exércitos.

12 Mas vós o profanais, quando dizeis: A mesa do Senhor é impura, e seu alimento é desprezível.

13 Afirmais também: Que canseira! E o desprezais, diz o SENHOR dos Exércitos. Trazeis como oferta o que foi roubado, o aleijado e o doente, e ainda quereis que eu aceite isso da vossa mão? Pergunta o SENHOR.

14 Malditos seja o enganador que, tendo animal macho sem defeito no seu rebanho, promete oferecê-lo, mas sacrifica ao Senhor um animal defeituoso. Pois eu sou grande rei, e o meu nome é temível entre as nações, diz o SENHOR dos Exércitos.

Então basicamente deus está perguntando no verso 6. Onde está a minha honra? A bíblia nós chama a nós honramos o Senhor. Deus está perguntando por seu povo aqui, onde está a minha honra? Existem três formas nesse texto. O texto nós apresenta em que nós honramos a Deus, Deixando claro aqui que não importa como você vê a Deus. Algumas pessoas veem deus como Pai, outras pessoas veem Deus como Senhor. O verso seis mostra que o Filho Honra o Pai é observa o seu Senhor. Eu sou o Pai, onde está minha honra? Se Eu Sou o Senhor onde está o temor de mim? Ou seja, não importa como eles veem Deus, alguns viam Deus como Pai, Maicon (membro da Vintage) Mas eles não estavam honrando Ele como Pai. Outros o viam como Senhor. Mas aqueles que viam Ele como o Senhor não estavam temendo Ele. No verso sete mostra que o desprezo de Deus á oferta, era consequência do desprezo ao ofertante.

Vocês se lembram de Caim e Abel? Deus não rejeitou a oferta de Caim porque era legume. Não cara, Deus não é um carnívoro louco. – Não gosto! Mas não é Halisson e eu né, Halisson? Que odiamos legume. Né?- Nunca entendi as pessoas que dizem: “Há, eu vou lá num buffet de saladas”. Não existe buffet de saladas para com isso, não me convida. A minha esposa vem com esse papo de que buffet de salada é bom. Fico imaginado umas alface crespa, alface. Buffet de alface, que bosta! Que porcaria! Mas também não vamos para o outro lado. – Caim ofereceu o legume. Deus não está odiando, Deus não é o Halisson e eu e o Maicon. Deus é Deus. Antes de Deus rejeitar a oferta de Caim, Deus rejeitou Caim. Porque a atitude dele era má. Antes de Deus aceitar a oferta de Abel, Deus aceitou Abel. Vocês podem ver está no texto isso. O que está acontecendo aqui é a mesma coisa Deus está rejeitando a oferta deles porque a oferta não condiz com quem eles são. Ou melhor, na verdade condiz. Então antes de Deus rejeitar o que a gente oferta, Deus rejeita a gente. Verso oito mostra que Deus é superior a um simples homem.

Verso 8 mostra que Deus é superior e não um simples homem. No verso 9 linguagem de ironia, verso 10 é melhor não ter a igreja e nem culto que têm uma falsa igreja com o falso culto, verso 11 é o verso que os teólogos se debatendo, -Ué mas como outras nações, se não tinham outras nações?- Negão, só que o verso 11 é escatológico, outras ações aqui apontam para o reinado de Cristo, no futuro outras ações serviriam senhor que esta acontecendo nos nossos dias, porque o judeu ficava pensando assim, não se eu não cultuo a Deus, não tenho que inclui bom o sabichão, é que algumas pessoas fazem é grande também o verso 12 existe um contraste controverso ao anterior. Verso 13 o sacrifício só tinha um valor, quando vem de uma pessoa piedosa, 14 mostra que havia pessoas de outras ações que temiam o senhor.

Então assim como que nós podemos honrar a Deus? Em primeiro lugar, você vai anotar nessa sua folha linda ai. Em primeiro lugar eu tô empolgado para falar isto hoje, primeiro lugar nós honramos a Deus com as nossas riquezas, verso 6 ao verso 9 está isso. Há não, não, não, la vem o Jackson falar de oferta, eu não gosto disso, por isso tem que ouvir. Entendeu? O adultero não gosta de ouvir uma palavra contra o império.

Ladão odeia ouvir sobre o oitavo mandamento, o mau filho odeia ouvir sobre o quinto mandamento, o avarento odeia ouvir aquele que ama o dinheiro, meu precioso, odeia ouvir sobre isso. Seria muito legal viver num mundo ideal onde a gente não precisa falar de dinheiro no púlpito. Só que não gente, a palavra fala sobre isso, não mas os pastores da prosperidade, muitos se fiam, muitos colocam as suas desculpas, o Malafaia fez isso, o fulano fez isso, negão esquece, esquece por um momento eles. É tu e tu, o evangelho tem critica ao falso pastor sim, sim, esta lotado de critica, beleza já sabemos disso ponto. Novo paragrafo, e nós? Vamos chegar no juízo final e, não mas o fulano, beleza eu já sei, já mandei, o Círculo ta queimando lá, cheiro do fogo, oh cheirinho, a gordurinha. Vendeu bíblia por 900 pila(gíria para Reais), oh queimou.

O fato de você não gostar, é a prova que tem que falar. Então primeira coisa, verso 7 ao verso 8, olha comigo que bonito, “ofereceis alimento impuro sobre meu altar e ainda perguntais como temos te profanado? Quando dizeis que a mesa do senhor é desprezível, quando ofereceis um sacrifício, um animal cego, isso não é errado? E quando ofereceis anima aleijado, já doente, isso também não é errado? Hora apresenta isso ao teu governador, será que ele se agradara disso? Ele vos atendera? Pergunta o senhor dos exércitos”. Primeira coisa que fica aqui, é que Deus tem um registro das nossas doações.

O evangelho de João relata uma coisa que eu teria vergonha de fazer, Jesus, ele fica do lado do gasofilácio vendo os nego ofertar, você imagina, ele vai ofertar e olha, mas só isso? Serio? A bíblia diz que ele esta ali porque é o momento da viúva pobre, sabe a porque ele é Jesus. Na hora ali negão ele esta ali olhando, a bíblia diz que ele estava do lado, observando a oferta, o dinheiro que eles largavam no gasofilacio. Jesus esta fazendo isso, e essa figura de Jesus revela a figura de Deus em Malaquias, qual figura? De que Deus tem um registro do que nós ofertamos, isso não é teologia da prosperidade, isso é bíblia. O problema que agora tudo que fala em dinheiro, é teologia da prosperidade, quer me arrancar dinheiro, negão eu não quero tua mixaria, vai para o inferno, em nome de Jesus. No verso 7 ao 8, eles pararam, porque que esses caras pararam de ofertar? Então já falei Malaquias, qual é o período de Malaquias? Ele é após o exilio babilônico. Esses caras estavam recebendo grana da Pérsia, FMI, entendeu? Mandava dinheiro para eles, tinham lá os Bit Coin né Daniel? Estavam lá grande, ai a Pérsia, o que a Pérsia fez? Fechou, parou, o Trump sai da união europeia, da união europeia não, da ONU, um setor antes da ONU, que é ligado a ONU que o Trump saiu, oi? Não, não sabe, e quer casar. Da UNESCO, é acho que é da UNESCO. Então, mas é ligado a ONU, é da parte educação da ONU.

Então assim, saiu, parou de injetar dinheiro, os caras não tem grana, não tem dinheiro, qual é a primeira coisa que eles vão fazer? Eles vão diminuir a oferta deles, eu já falei para vocês que é assim que acontece, já falei, já contei essa história um milhão de vezes, a mamãe da duas moedinhas para a criança, meu filho uma é para oferta e a outra para o lanche, a criança esta vindo, pela estrada a fora eu vou bem sozinha, e tropeça, caiu uma moedinha dentro do ralo, a moedinha caiu, e ela, caiu a moedinha de Deus, é sempre assim. Cai sempre a de Deus, uma coisa também que o texto esta mostrando, é que a oferta revela nosso coração, o amor não é um sentimento apenas, estou fazendo amor com outra pessoa, mas meu coração, sem vergonha. Eu sempre digo que não da, não existe isso, estou fazendo amor, mas eu amo o fulano, não existe, não existe, acabou, para com isso, viu? Entendeu? A oferta revela o nosso coração, o amor não é um sentimento, mas uma ação, então o texto esta dizendo basicamente o que a gente vive dizendo tudo que você oferecer para Deus oferece para teu chefe, oferece a forma que você chega na igreja, oferece o horário que você chega no culto, chega assim todos os dias no teu trabalho.

O problema é que nós servimos por dinheiro com muito mais alegria do que servimos a Deus. daqui a pouco o dinheiro passa a ser nosso Deus, é o que Deus esta perguntando aqui no verso 8 “hora apresenta ao teu governador, será que ele vai se agradar disso?” O grande problema quando eu falo com todo mundo sobre a questão de oferta, todo mundo tem uma desculpa, , tá difícil, sério negão, depois do Gênesis 3 tá difícil? Depois que Adão pecou Ficou difícil para todo mundo. Não mas é a crise, tem crise desde gênesis 3, o mundo esta em crise, dai nós não vamos mais implantar igrejas? Nós não vamos mais avançar com o evangelho? O que você pode puxar? Não, vamos conter isso aqui, ou seja, vamos abrir mão disso. Simples você não arruma sua vida antes de arrumar suas finanças, aprende isso aqui. Uma das primeiras coisas que você precisa arrumar as finanças da sua vida, ai a sua vida se arruma.

A gente pensa assim, vai chegar o dia, não o pastor escreve isso ai oh, vou ser generoso um dia, a quinze anos atrás, ele tirou 50 pila do bolso e até hoje ele acha que é generoso. Não é, você arruma suas finanças e sua vida se arruma. Esses caras aqui eles não tinham cartão de débito, não tinham, não tinham cartão de crédito, não tinham maquininha, não tinham isso, -senta ai em nome de Jesus(repreendida bruta)-. Eles não tinham nada disso, o que eles faziam? Eles davam coisas estragadas para Deus. No verso 14 mostra que os caras ofereciam, falavam, não não os machos, Deus é machista, depila esse sovaco e para de encher o saco, para com isso. A oferta tinha que ser macho, que que os caras faziam, pegavam as fêmeas doente, além de não ser o macho que era para matar na oferta, eles pegavam a fêmea doente, algumas ainda mortas, uns animais mortos a muito tempo. Ofereciam para Deus, já que é para oferecer para Deus, Deus vai matar mesmo, já ofereço morto.

Alguns vão dizer que eles ofereciam animal até necrosado, já estava em estado de putrefação, é a mesma coisa que chegar, imagine só isso aqui comigo, vamos lá, as mulheres que estão aqui, você vai visitar a casa do teu namorado, ou do teu marido quando ele era teu namorado, tu chega lá e ele abre a geladeira tem um sanduiche com barba, sabe o que é sanduiche com barba? Ta velho, cresceu um pelo nele assim, contempla ele, a barba verde. Você pega assim, e teu namorado pega e da para ti, oh meu amor te amo, come. Você entendeu o que? Esse cara não me ama, esse cara quer me matar, o que esta acontecendo aqui é isso, eles estavam dando sanduiche com barba para Deus peludo e verde, o cheiro parecia a respiração de satanás, horrível. Era isso que eles estavam fazendo, vamos jogar fora? Não , não joga fora não, da para Deus, não mas já esta estragado, não posso botar fora, não deixa ai esse sanduichinho, deixa isso ai que a gente da para Deus. Você nunca daria isso para ninguém, mas para Deus você da, você nunca daria isso para pessoa alguma, nem para um cachorro, isso não é errado? O texto, Deus pergunta duas vezes isso no texto, as nossas ofertas revelam quem nós somos.

João 3, 16 porque Deus o ofertante amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna. Deus é o ofertante principal nesse mundo, Deus ofertou Deus, – BRUTAL-. Porque a oferta ela é igual ao ofertante, então Deus quando ele vai ofertar, não oferta um anjo, um arcanjo, Deus oferta Deus. Nós não somos assim, nós somos avarentos, e é a queixa de Malaquias aqui. A bíblia conecta as ofertas com o nosso coração, mas é interessante que tudo isso aqui começa com quem? Com os lideres, você tem que entender isso aqui, no antigo testamento eles adoravam a Deus no templo, os lideres no antigo testamento eram sacerdotes, no novo testamento todos somos sacerdotes, calma tá bom, fica tranquilo, só que nós temos sacerdotes e sacerdotes no novo testamento. Paulo, ele vai sim conectar o trabalho ministerial ao sacerdócio de lançamento. Você precisa entender que quando os lideres são péssimos ofertantes, é como se nós estivéssemos vivendo essas desculpas aqui. É inadmissível, é inadmissível, lideres, quando eu digo lideres, não na nossa igreja somente, pastor, diáconos, quem trabalha com ministério infantil, é inadmissível e aqui principalmente os lideres, nós termos lideres que dão desculpa. A gente não da desculpa para cliente, a gente não da desculpa para chefe, a gente não da desculpa para ninguém. Mas a da desculpa na igreja, porque na verdade a questão é simples, quando uma coisa tem importância, valor, peso, honra para gente, a gente não da desculpa.

Vou dar um exemplo, se eu chegar agora 3 da manhã, e eu disser assim, Leonardo preciso que tu venha aqui em casa, eu tenho um milhão de reais para você vir aqui, as 3.02 o Leonardo esta la em casa, rindo, e eu quero que tu venha vestido de sereio, ele vai, te alegra Leonardo, isso é inveja é do diabo, satanás lutando contra tua vida, pecadores são ótimos em dar desculpas, são ótimos. Então assim, casos para você pegar, não vou poder ofertar, câncer, metástase, estou morrendo preciso comprar remédio. A igreja , você precisa que a igreja se ajunte e te ajude, a igreja deveria ser assim, roubaram tua casa, roubaram, pegou fogo, você precisa de ajuda, a vida é assim , a vida é assim. Agora o problema, qualquer coisa que acontece a gente já, quando eu falo isso aqui gente, você vai diminuir sua oferta quando diminuir seus rendimentos. Você precisa fazer isso, agora qualquer coisa, não, não tem como, como não tem como cara? Todo nosso salario, todo nosso salario, e o que eu estou falando aqui, começam principalmente em nós.

Então você acha que eu também não quero gastar tudo comigo, no primeiro momento, isso é obvio, isso é obvio. É obvio cara, sou igualzinho a você, eu já contei, fui dar uma oferta ali, fui dar meu dizimo, estava eu e o Ever ali, Ever coloca mais um valorzinho ai, valorzinho baixo cara, coloca um pouco mais no dizimo ai, ai vem um satanás assim no meu ouvido e diz:“porque tu vai fazer isso? Não precisa dar esse a mais ai, e eu? Ba pior né seu satanás, esse dinheiro ai eu podia usar em ti, e eu é. Deu uma vontade assim na hora”. Na hora, mas o diabo sai daqui. Então eu tenho aqui quatro perguntas simples sobre sua doação. Então 4 perguntas simples, bem simples sobre sua doação. Primeiro, como podemos aceitar, dar o nosso pecado a Jesus e não a nossa riqueza? Você sabe, você conhece a grande troca, de Lutero né, Lutero vai dizer, que nós damos para Jesus? O que ? nosso pecado, Jesus diz assim, me da teu pecado aqui. Há Jesus pega ai é teu. E a gente quer doar, porque a gente, dai Jesus nos da, a santidade dele, mas porque? Quando é para dar as nossas riquezas, nossas ofertas, as nossas finanças, porque não? Dai não Jesus fica só com meu pecado ai. Porque isso? Segundo, receber de Deus com alegria e não dar a Deus com alegria.

Comprei uma coca cola que eu não bebo Cola-cola olhei aquele líquido negro gostoso, que vontade de beber isso aqui, dei para o cara que estava louco de fome, pegou o negócio e saiu caminhando, eu fiquei olhando o cara, olhando, e não abriu, se eu estou louco de fome eu mordo a garrafa e saio bebendo, assim! O cara saiu caminho eu entrei no plantador móvel, saí na Ipiranga, já estava mais ou menos uns 100 metros de distância fui atrás com o carro subi em cima da calçada e parei o carro abri a porta e peguei um pedaço de pau e disse:

– come! Come isso aí, ninguém é teu bobo

Ele disse:

– Não que isso – Pegou e colocou na boca e começou a comer –

Come isso aí rapaz, toda vez eu fico pensando e se esse cara for à igreja me ver falar do amor de Jesus, minha mulher faz sempre isso, ela bota a mão na minha perna e diz: “Pastor!” ela não me chama de Jackson. Mas então você precisa ter dinheiro para ajudar os outros nem que seja para ir atrás dele depois.

Em quarto se Jesus não foi um sacrifício cocho por que você acha que Deus vai aceitar o sacrifício cocho de você? Porque você acha? Jesus foi um sacrifício santo perfeito, então anote aí, então em primeiro lugar nós honramos a Deus porque com nossas finanças nossa riqueza se honra a Deus com isso, a oferta é algo sério a gente não planta igrejas sem oferta, é muito sério quando vejo esses caras começando igreja falando:

– não por que o dizimo quer dizer que…

negão deixa de ser burro o animal, não plantamos igreja, a gente não envia missionários sem dinheiro, uma coisa negociar o evangelho é terrível! Uma coisa chegar e a gente ficar, daqui que você vai ficar rico!

Negão se você ofertar aqui:

-Eu vou ofertar 50 pila (gíria para real) pastor!

Você vai ficar cinquenta reais mais pobre, não eu, Deus tocou no teu coração tu vai dar mil reais? Não tem universal aqui, tu vai ficar com mil a menos, pensa bem não vai aparecer um anjo e vai te dar mil, mas assim mesmo eu quero ai tu entendeu. Não vai mudar a sua vida não votar aqui porque se eu der as portas! vai acontecer um troço muito louco! Mais ou menos…

Então em primeiro lugar nós honramos a Deus com nossas finanças, em segundo lugar nós honramos a Deus com nosso culto verso 10, ah! Se houvesse entre vós alguém que fechasse as portas, para que não andásseis em vão para que não ascendência em vão o fogo do meu altar eu não tenho prazer em voz nem aceitarei a vossa oferta diz o senhor dos exércitos deus está dizendo:

– Fecha as portas existem igrejas que fariam bem fantástico pra Deus e para o mundo se não existissem, o pastores pregam tanta merda! tanta porcaria! tanta bosta no púlpito não sobra nada, tu pega uma peneira, vamos ver um pouquinho de evangelho ai! não sobra nada! Não sobra nada, fecha essa porta aí!

O texto está mandando fechar a porta e a porta abrindo, eu não entendo isso perigo de querer fazer a obra de Deus sem andar com Deus, sem amar a Deus, o problema é que nós temos muitos pastores profissionais, os pastores são profissionais os caras tem uma roupa profissional os caras chegam no culto, tu acha que eles vão olhar para Jackson, vai ficar esse cara é louco obvio que eu sou louco, esse cara é um homem bomba, porque eu vou colocar minha família para esse cara pastorear? É pensa bem, é algo complicado mesmo, não mais aquele pastor olha só! Olha aquele terno, olha aquela oratória: “amados!” Primeiro o cara fala amados no púlpito, amado é uma coisa muito homossexual gente, como que um pastor chama amado, amado não está na bíblia negão a bíblia, a tradução que nós temos aqui é de 1915, em 15 era amados excelentíssimo ninguém fala mais assim hoje, fala assim com meu pai, tu chama ele de amados, ele vai dizer:

– Ih! Sai pra lá, sai pra lá jaburu.

Fuja de pastores que falam amado fuja são perigosos normalmente em ele colocam um “S” no final da aleluia já viu aleluias, esse é um perigo! Isso é um perigo, só que a apostasia começa sempre na liderança como diz Mathew Henry tudo que é dito da liderança sempre se estende ao povo, a liderança não é neutra, não existe o pastor neutro, ou ele benção ou ele é maldição, é isso ou pastor é uma benção! – Esse cara é uma benção! Ou esse cara é uma treva do demônio, ele é um satanás! é um perigo é o perigo aqui em porto alegre, cara trouxe um pregador aqui de fogo! De fogo!

O cara estava com o pastor que dormir na casa desse irmão, o irmão disse que ia foi buscar um negócio e falou pra ele ficar em casa com a esposa dele, não deixa a tua mulher sozinha com outro homem o homem, não, mas eu confio na minha mulher, azar, você não deixa a tua mulher sozinha com outro homem, aí quando vê o cara voltou e se pastor de fogo voltou para são Paulo, quando vê a mulher, se passou as duas semanas chorando:

– Ah eu dormi com o pastor.

Então ele ligou para o cara e disse: O meu tu dormiu com a minha mulher?

Pastor safado:

– Poxa, varão eu estava na carne aquele dia!

Como assim? “Agora estou bem”, como assim cara?! Os pastores são uma bênção ou eles são uma maldição, Malaquias vai mostrar isso mais adiante, mostrará isso em vai vários modelos! a liderança jamais é neutro, Deus está dizendo aqui neste verso, que Deus não tem prazer neles! mas se nó fizermos uma votação aqui hoje, o que Deus acha do nosso culto? Ai todo mundo diz:

-O culto é uma bênção!

Deus diz:

-Não, não gosto!

É o que está acontecendo aqui, está bom para todo mundo, menos para Deus, só que o culto é pra Deus, todo culto é para o senhor, o tempo era a ligação entre Deus e os homens e Deus está mandando! acaba com isso! algumas igrejas precisam fechar suas portas, algumas igrejas precisam calar sua boca! É tanta porcaria! tanta coisa rasinha, cala boca cala a tua boca! Ah não fala isso! claro que fala o rapaz! Você não quer falar porque nunca leu a bíblia! Está lá em Tito, está lá em Tito no finalzinho da bíblia, Paulo diz é necessário fazê-lo calar! Os reformadores levaram isso a décima potência, arrancava a língua dos hereges! É cuidado!

Algumas pessoas fariam bem se não tivessem línguas, existem 400.000 igrejas nos estados unidos e segundo o instituto Barna 80% delas estão estagnados ou em declínio, 40% de toda a igreja americana evangélica são muito doentes ou estão perto do final, esses caras não estão deixando um legado, se nós queremos deixar um legado para a próxima geração, nós precisamos ter oferta generosa, nós precisamos não desprezar o culto não fazer de qualquer maneira, não cantar de qualquer maneira, eu fiquei, briguei com minha mulher, não vou cantar na igreja, uma coisa é você ser um hipócrita! você briga, bate na tua mulher! E chega aqui e canta:

– O te exaltamos senhor!

Não negão! Nós vamos te caçar! Nós vamos ter um papo com você, nós vamos impor à mão com o irã sobre sua cabeça, outra coisa, qualquer coisa que contraria, você desconta em Deus, estou descontando no Senhor, não né?! Não! Ou nós prosseguimos com alegria vibrante, escute aqui ou nós chegamos às nossas portas, s

Quero dizer uma coisa:

– Eu não tenho nada a perder! Eu quero que a maioria das pessoas aqui não tenham nada a perder. Ou nós cultuamos a Deus, de forma vibrante ou isso se estende para as casas nos cultos familiares ou e se estende no dia a dia no amor do cuidado do homem como mulher.

Com a submissão da mulher com o homem ou a gente fecha as portas nós não precisamos dar a Deus um sanduíche com barba imagina um sanduíche com a barba do Léo ali! Hoje é o teu dia Léo, imagina aquela barba verde assim Léo, tinha que ter pintado a barba de verde, feministo! Eu pergunto aqui:

– Quem está comigo aqui? Quem ouve esse clamor de Deus aqui?

Ou nós fechamos as portas da nossa igreja ou seguimos servindo a Deus de forma brutal com Jesus! Não existe meio termo! Não tem meio termo! Servimos a Deus em primeiro lugar com o que? Honramos a Deus com o que? Finanças, riqueza. Em segundo lugar nós honramos a Deus com o nosso? Em terceiro e último nós louvamos a Deus com o nosso cansaço! Verso 13

“Afirmais também que canseira! E desprezais diz o senhor dos exércitos trazeis como oferta o que foi roubado! o aleijado o doente e ainda quereis que eu aceite isso da vossa mão? pergunta o senhor!”

Essas caras estão cansadas. Domingo de novo! ah não domingo de novo! ah vou lá ouvir Jackson gritar de novo o Jack esta gritando de novo!

 

 

Pastor Jackson Jaques

12 de novembro de 2017