Lembretes FUNDAMENTAIS Para Um LEGADO Seguro (Malaquias #7)

Sétimo sermão da série Malaquias – Viver Por Um Legado, pregado pelo pastor Jackson Jacques, na igreja Vintage180, dia 17 de dezembro de 2017.

Download PDF

Lembretes FUNDAMENTAIS Para Um LEGADO Seguro (Malaquias #7)

Bom dia, como vocês estão? Estão felizes? Tem gente muito feliz aqui ne? Tem gente triste, eu estou mais ou menos. Mas Deus é bom, Deus é bom e o diabo não presta. E outra, eu estou feliz porque eu vejo colorados felizes. Se o Grêmio não perdesse para o Real Madrid, Letieri, que alegria o Inter teria este ano? Então eu estou feliz, estou feliz por vocês colorados, torcer pelo Real Madrid, deve ser muito legal.

Gente, nós estamos encerrando hoje aqui a série sobre Legado no livro de Malaquias, foram sete semanas, e eu estava vindo pra cá agora pra igreja, (acordei cedo e antes fui dar uma corrida com o Pedro, quase morri, eu estou muito pesado, estava difícil de quente e, tem que sair pra correr às 6 da manhã ou correr às 8 da noite, e a gente foi correr às 7h e pouco já estava calor, fui em casa tomei um banho, a gente já sai do banho pingando suor né, a minha casa está virada em Mateus capitulo 16, as portas do inferno, de tão quente, então eu fiquei lagarteando na frente do ventilador, peguei as coisas, peguei a farda e vim. E eu estava vindo de carro. Quando eu estava vindo, tinham dois filhotinhos de cachorro assim na rua, bem bonitinhos. Eu indo com o carro e pensei, eles vão sair, mas eles não saíram, e eu vinha vindo com o carro, se a Talita está ali, ela já dá um grito, e eu fui indo, indo, e quando vi que os cachorros não iriam sair, eu tirei o carro, e estacionei. Então fiquei pensando, porque será que os cachorros não saíram? Eu não estou falam do de cachorro de favela, vila, aqui em Porto Alegre, se tu vai numa vila o cachorro fica te encarando, criança de vila também fica te encarando, já notou? Criança de vila não está nem aí pra ti cara, se tu der um cascudo nela, o pai dela te dá um tiro, acabou, mas aqueles cachorros não estavam me encarando, não estavam bravos, estavam simplesmente olhando pros lados parecendo o Luan, entendeu?

Eles estavam perdidos ali na rua, pensei alguém provavelmente passou aqui e deixou os cachorros e foi embora. Por quê? Porque eles são um peso para algumas pessoas, algumas pessoas gostam de animais outras não, e acabam jogando os animais fora e isto é uma maldade terrível. A Bíblia diz em Provérbios que o justo atenta para a vida dos animais, ou seja, o cristão, ele trata bicho como bicho. Ele não trata como gente, meu filho, não, não ele não é teu filho, mas pelo fato de não ser teu filho tu vai tratar mal? Não. É um animal, não é a imagem de Deus, mas é algo bom. É uma manifestação da graça de Deus. Um cachorro é a manifestação da graça de Deus. E eu fiquei pensando, porque eles estão daquele jeito assim? Porque alguém que deveria cuidar deles não cuidou. Quem deveria pensar neles não pensou, e abandonou-os ali e eles estavam à sorte de um cara louco maldoso, passar com o carro por cima, bater, machucar, outros animais virem machucar eles, não havia nenhum cachorro cuidando deles, não havia nenhuma pessoa cuidando deles, eles estavam ali abandonados. E o quadro destes cães é literalmente o quadro dos nossos pais. As pessoas, as famílias, estão completamente destruídas no Brasil, hoje, o ícone POP no Brasil é Pablo Vitar e a mídia fica falando a Pablo Vitar. Eu não estou entrando aqui em mérito de gênero, eu estou falando de Português, eles querem te emburrecer, e ficam falando a Pablo Vitar, repetindo isso, repetindo. Uma pessoa fica repetindo que 2+2 é 5, todo tempo, e a gente não pode dizer que é 4, se dizer que é 4, tu é terrível, tu é maldoso. O ícone no Brasil agora, a mulher do ano foi quem? Anita! O que nós temos mais hoje, são homens que estão abandonando suas casas, e estão deixando seus filhos do mesmo jeito, daqueles cachorrinhos que eu encontrei hoje de manhã, abandonados, perdidos, num lugar que eles não conheciam, sendo expostos a perigos que eles nem sabem que existem, e isto é algo muito sério. E é exatamente disso que o profeta Malaquias está tratando aqui.

E a gente hoje está nos últimos 6 versículos do livro, na verdade não só… Gente, nós não estamos apenas, nos últimos 6 versículos de Malaquias, você tem que entender um negócio aqui, nós estamos nos últimos 6 versículos do Antigo Testamento. Nos últimos seis versos do Antigo Testamento, e o profeta Malaquias vai se dirigir pra nação e vai se dirigir pra família também. Então a gente vai meditar hoje em Malaquias Capitulo 4 do verso 1 ao 6. Você vai ficar com a Bíblia aberta, você não vai fechar a Bíblia, não vai fechar a Bíblia, ok? Você não nota isso que eu estou falando aqui? Enquanto vai abrindo aí, você não nota?

Conhece algum vizinho? Conhece algum amigo, conhece algum colega de trabalho que teve a família destruída literalmente por causa de algum homem que abandonou a casa? Abandonou a esposa? Infelizmente, é o que mais nos temos visto.

Diz a Bíblia, assim diz o Senhor dos Exércitos.

Malaquias 4.1-6

Diz o SENHOR dos Exércitos: Aquele dia virá, abrasador como fornalha; todos os presunçosos e todos os que cometem maldade serão como palha; e o dia que virá os queimará, não sobrará raiz nem ramo.

Vocês se lembram de que no capitulo 3, o profeta disse que iria purificar eles com fogo. Aqui já não, aqui já não é purificação, aqui é juízo. O fogo ele purifica na Bíblia? Sim, ele é um símbolo de purificação, sim, mas também é um símbolo de juízo.

Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo cura nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros soltos no curral.

Liberdade, alegria, isto aqui é uma imagem do reino de Deus, do reino eterno do Senhor.

Pisareis os maus, porque serão como pó debaixo da planta de vossos pés naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos.

Isso aqui é um anseio do povo de Deus de todas as épocas. Em todas as épocas existiram cristãos perseguidos que não podiam fazer nada contra seus perseguidores, alguns perdiam até a esperança. Existe a história dos primeiros séculos da igreja cristã aonde algumas quatrocentas e poucas irmãs foram feitas prostitutas, no Império Romano, algumas delas não suportando tamanha desgraça se mataram, cristãs.

4. Advertência final. Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, dos estatutos e das normas que lhe mandei em Horebe para todo o Israel.

Termo “lembrai-vos” aqui se repete 13 vezes em Deuteronômio, ou seja, Deus quer que nos lembremos da palavra. Imagina aqui comigo, o Pai está falando com o Filho, e vai ficar algum tempo, 400 anos, até aparecer João Batista pregando a vinda do reino de Deus. Então as palavras finais de Malaquias, elas são algo muito importante. É como se o pai estivesse saindo e deixado algumas instruções. Lembrando que Deus não foi embora porque nós não somos deístas.

Eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do SENHOR;

Nós sabemos que isto faz referências a João Batista, João Batista vem no poder que Elias vinha, o ministério de João Batista causa uma grande transformação social em Israel, Elias provavelmente é o maior é o maior profeta no que envolve pacto da sua mensagem em todo o Israel.

6 e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos aos pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição.

A última palavra do Antigo Testamento é maldição, e a última palavra no ultimo versículo da Bíblia no Novo Testamento é graça. Porque ele está falando aqui, eu vou enviar o profeta e ele vai converter o coração dos filhos aos pais, dos pais aos filhos, dos filhos aos pais, por quê? Porque todo este caos que está acontecendo aqui, a culpa, a base, a culpa a razão se encontra não nas grandes instituições, mas si em casa, todo caos de uma nação, de um povo, de uma cidade, de um estado, tem por base a casa. Por que esse é um encerramento de Malaquias. E interessante é que os judeus achavam, sempre acharam o encerramento de Malaquias muito abrupto, então eles cantavam, quando cantavam Malaquias 4 nos seus cânticos, eles cantavam puro, cantavam verso 5, o verso 6 e depois eles cantavam o verso 5 de novo. Por que eles não queriam que ficasse tão, para que eu não venha e fira a terra com maldição.

Então, 4 lembretes fundamentais que Deus está dando aqui, 4 lembretes fundamentais que o senhor Deus está deixando aqui, nesses 6 versículos. Então se nós queremos construir um legado, se nós queremos mudar o rumo da nação, mudar o rumo da nossa igreja, mudar o rumo da nossa cidade, se nós queremos transformação na nossa cidade, nos nossos filhos, nós precisamos atentar para esses 4 lembretes essências que Deus está dizendo aqui.

O primeiro lembrete que ele deixa claro, que ele quer que você se lembre disso, que você não se esqueça disso chamasse, céu e inferno. Verso 1 e verso 2 diz:

1 Diz o Senhor dos Exércitos: Aquele dia virá, abrasador como fornalha; todos os presunçosos e todos os que cometem maldade serão como palha; e o dia que virá os queimara, não sobrará raiz nem ramo.

2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo cura nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros soltos no curral.

Eu quero dizer uma coisa aqui para você, se você não é cristão, se você não teme ao senhor, se você não ama a Jesus, se você não foi transformado pelo espirito santo, você está indo para o inferno. Você precisa entender isto. O problema é que hoje as igrejas trabalham para fazermos nos sentir motivados, você tem que sair motivado, você não pode sair desmotivado da igreja, você tem que sair feliz, você tem que sair contente, nós não podemos quebrar o show, nós não podemos quebrar as coisas, não pode ter climão, não pode ficar ruim, tem que ficar tudo bom, o show tem que continuar, não pode parar, vamos fazer direitinho. A questão é que Deus não está preocupado com nosso show, a questão é que Deus não está preocupado com a expectativa que nós temos de culto. Eu quero dizer para você, se você não se arrepender de seus pecados. Eu quero que todos aqui prestem atenção, porque isso é palavra de Deus e é para todos nós. Você vai para o inferno se você não se arrepender de seus pecados, o inferno é algo real.

Jesus fala do inferno, Jesus fala mais no inferno do que Paulo do que Pedro, alguns vão proclamar uma teologia do anilaccionismo, que os ímpios simplesmente eles acabaram, não existirão mais, a questão é que se você desse oportunidade para um ímpio viver eternamente, ele gostaria de viver eternamente, mas ele gostaria de viver eternamente pecando, porque o prazer deles está em ofender Deus. O prazer de um ímpio está em ofender o Senhor. Eu quero dizer para todos vocês que estão aqui me ouvindo, existe um juízo de Deus vindo sobre esse mundo, o antigo testamento está se encerrando, o antigo testamento está sendo encerrado, fechado, e o assunto que Deus escolhe falar com eles é sobre o inferno. Alguns pensam, não eu tenho que me sentir bem na igreja, eu concordo que a igreja precisa se sentir bem, desde que o evangelho não seja negociado. Se você não se arrepender você vai para o inferno, não é brincadeira isso, o profeta não está brincando aqui, ele não está contando uma piada aqui, isso é algo muito sério, muito, muito sério. Você tem que entender, alguns vão dizer assim, eu não creio no inferno, porque? Porque eu já fiz tanta coisa errada e nada aconteceu comigo.

Calvino vai dizer nos seus comentários em salmos, ele diz que os ímpios, estão sendo guardados pelo senhor como os porcos estão guardados para o abate. O profeta está dizendo aqui no verso 1:

Diz o senhor dos exércitos: aquele dia vira, abrasador como fornalha, todos os presunçosos; e todos os que cometem maldades serão como palha;

Por que que muitos ímpios não estão sofrendo aqui ainda? Porque eles estão sendo acumulados como palha para o dia do fogo abrasador. Será eterno, será real, a experiência no inferno será mais real do que essa vida. A realidade no inferno, será realidade verídica, assim como no céu. Você precisa entender isso, não está queimando ainda, sabe porquê? Por que se você não se converter ao evangelho, você está sendo empilhado, jogado, guardado para ser queimado.

Deixa eu explicar uma coisa para você que tipo de lugar será o inferno, em primeiro lugar ele será um lugar eterno, eterno, o principio sem fim, não vai acabar, nunca vai acabar. Segundo tipo de lugar que será o inferno, vai ser um lugar de péssimas companhias. Apocalipse 21.8 vai dizer, estarão lá, prostitutas, mentirosos, assassinos, ladrões, esse é o pior lugar para se estar. Terceiro, será o lugar da colheita. Gálatas 6 diz, não vos enganeis, não se enganem, de Deus não se zomba, tudo que o homem plantar, isso ele vai colher, tudo. Quarto, um lugar sem a porta da saída, quem aqui já viu o filme código da conduta? Vocês se lembram quando o ator, quando o personagem ele pega, o cara que matou a família dele.  Ah! Mas é um spoiler, há vai plantar batata cara, isso ai é um filme velho pra caramba, se vocês não viram, não tenho culpa. O que ele vai fazer, primeira coisa, ele vai cortar a pálpebra do cara antes de massacrar, antes de torturar o cara, porque ele não quer que o cara feche os olhos.  Ele bota um espelho na frente dele, e diz, cortei tuas pálpebras e te dei uma injeção de adrenalina para tu não desmaiar, tu vai ver tudo que eu vou fazer contigo. A eternidade vai ser assim, só que isso de forma santa, bela e justa, porque Deus é bom e Deus odeia o mal. Quinto, lugar sem esperança, a pessoa estará lá e ela lembrará, eu estava no dia 17 de dezembro ouvindo a pregação do evangelho na Vintage, o Jackson me alertou, mas eu achava que um pouquinho mais não tinha problema.

Jonathan Edwards diz que o pecador, ele está caminhando como que por entre, por cima de um fio muito fino, uma corda muito fina e embaixo, e dos lados está um abismo enorme, e ele está prestes a cair nesse abismo, e ele caminha como um tolo achando que nada vai acontecer com ele. Sexto, um lugar onde não se poderá fechar os olhos. Sétimo, um lugar da justa retribuição aos homens, é justo que o nosso Deus envie pecadores para o inferno, alguns dizem assim, não, não é justo não, não é justo você achar que Deus não é justo, Deus é perfeito, Deus é santo.

Como que você não vai mandar pecadores que gostariam de passar a eternidade pecando para o inferno eterno, se os pecadores pudessem eles chegariam até o trono de Deus e matariam ele, não foi isso que fizeram com Jesus? Quando Deus veio ao mundo ele não foi morto, porque os homens odeiam a Deus. Oitavo, será um lugar onde os ímpios serão atormentados por Deus e não pelo diabo. Para com essa basbaquice romana que o diabo tem poder no inferno. A bíblia diz em apocalipse capitulo 14.9 ao 10, diz que eles são atormentados na presença do cordeiro e dos santos anjos de Deus. O inferno é terrível, porque o atormentador é Deus, não se esqueça disso.

Então em primeiro lugar você tem que pensar nisso, tem que pensar nisso. A boa notícia é que Jesus é maior do que o inferno, a boa notícia é que o profeta ele não está apresentando somente o inferno, mas no verso 2 ele apresenta uma figura do céu, olha o que ele diz para igreja.

2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça.

Havia gente que estava indignada com a forma como a bíblia, o evangelho estava sendo recebido e tratado no período de Malaquias, e é uma promessa para essa gente, os ímpios serão julgados, serão atormentados. Mas igreja é para vocês, para vocês que temem o nome do senhor, nascera o sol da justiça. Interessante que muitos acreditam no céu, mas não acreditam no inferno, aqui o profeta está falando sobre céu também. Triste também é que as pessoas têm uma falsa imagem do céu, imaginam como que é o céu com uma criancinha gorda sentada em cima de uma nuvenzinha tocando uma harpa né, com umas asinhas bem pequenininhas, sabe aqueles pássaros gordos que não conseguem voar. Entendeu? Aquela galinha, galinha vai voar, mal voa assim, bicho gordo. As pombas do centro, sabe as pombas do centro, acostumadas a comer toda porcaria? Ali, o xis das pombas… leve a tua… você quer casar com uma mulher, leva ela no xis das pombas! Testa ela. Testa ela. Não vai levar sempre né o cabeção. Uma vez basta, basta. Eu levei a Talita lá, foi muito legal. Ela passou no teste.

Então pensam no céu como um lugar chato. Como vai ser o céu? Cara, o céu vai ser tudo menos chato. Chato é a tua vida, chato é a tua rotina, tua vida é chata. Está entendendo. Vamos lá. As crianças perguntam muito. Ahh, vai poder, vai ter futebol no céu. Perguntam assim né? Vai! Você tem que vai ser um teste assim… é pecado? Não vai ter. É efeito do pecado? Não vai ter. É bom é, é louvável? Então vai ter. Vai ter jiu-jitsu no céu? O grande problema nosso também é que nos imaginamos o céu como o lugar que nós vamos, e não é bem assim. A bíblia diz em apocalipse no final, preste a atenção aqui, está começando a ficar muito mais interessante para ti. A bíblia diz que em Apocalipse a Nova Jerusalém desce, a cidade Nova Jerusalém ela desce. Os teólogos entendem que o que a bíblia está dizendo aqui é que o mundo espiritual e o mundo físico, de novo vão se conectar, como antes da queda. Adão não viu o Senhor? Provavelmente quem Adão via era Jesus. A única forma de vermos Deus é através do filho. Então, isso é muito interessante.

Quando Paulo vai falar sobre o primeiro Adão, e o segundo Adão que é Cristo, eles se conheceram no jardim, o primeiro e o segundo Adão. O mundo espiritual e o mundo físico eram juntos, porque não havia divisão. Porque a matéria não é uma coisa ruim, nós não somos gregos, filósofos gregos. A matéria é algo bom, Deus criou a matéria. O pecado não está impregnado na matéria. Nas coisas. Não. Então o que vai acontecer na eternidade é que o mundo físico e o mundo espiritual se unem de novo. Essa terra que nós vivemos ela continuará existindo. Ela vai ser regenerada, assim como o Senhor Deus nos regenerou. Ela vai ser purificada, ela vai ser transformada. Novos céus e nova terra, é novo a partir daquilo que já existe. Assim como nós dizemos que o Andrei é uma nova pessoa, que o Ricardo é uma nova pessoa. Mas é o mesmo Andrei. Mas é novo, foi regenerado. Então o exemplo, eu converso muito, eu converso, eu já conversei isso algumas vezes com o reverendo Emilio, que é o John Piper brasileiro, a voz do John Piper ai né, você sabe, o dublador do John Piper. Um grande pregador. E nos falávamos sobre isso, as pessoas pensam, por exemplo, que existem doze notas cromáticas na escala musical, está bom, são sete notas diatônicas e doze notas cromáticas. As pessoas acham que… na eternidade vai continuar sendo meu irmão. É pecaminoso? Esse Ré é o diabo? Esse Mi menor é satânico? Fez um Mi menor, pecou contra Deus. Como assim? A blue note, a nota do diabo, a nota do capeta. Não faça isso, não, isso continuará existindo na eternidade. O futebol, vai ter na eternidade. Provavelmente lá o Grêmio ganhará do Real Madrid. Teremos animais na eternidade? Óbvio! Talvez o teu cachorrinho não esteja. Talvez tenha cachorro de fogo na eternidade. Vai ser muito mais legal, muito mais legal. Então você não pode pensar. Vai haver jiu-jitsu na eternidade? Vai, vai. Claro que ninguém vai matar o outro ali entendeu. Vai botar talvez o outro pra dormir ali um pouquinho para a glória de Deus. Talvez. Olha o que o texto está dizendo verso dois:

2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo cura…

Nós temos hoje uma banalização do dom de cura. Eu creio em cura, eu já vi cura, já vi gente desgraçadamente doente ser levantada da morte. Como eu também já vi muita gente, quando eu fui orar no hospital, a pessoa morrer. Eu tenho um ministério de morte, de matar as pessoas no hospital. Ora por ele, eu vou orar, 95% morre. Morre. Então eu vou, prego sempre o evangelho como se fosse à última vez, porque quase sempre é. Mas eu vou te visitar no hospital. To brincando. Só o que o profeta está dizendo aqui é que vai haver cura. O que são as curas que nós vemos hoje em dia nos dias de hoje, ela é basicamente, as curas que nós vemos, um flashback, um trailer da eternidade. Mas um trailer verdadeiro, não que nem o trailer da liga da justiça que mostrou um monte de coisa que não apareceu no filme. As curas que nos vemos, a comunhão da igreja, é um trailer, é algo que vai acontecer na eternidade. O profeta está dizendo que este sol, esta imagem ahhhnn, grandiosa de Deus, ela vem trazendo cura. John Piper no seu livro “Graça Futura” ele vai falar sobre isso. O céu será um lugar aonde o cardíaco escala uma montanha, aonde os coxos correm, aonde os diabéticos comem doce e não ficam doentes, será um lugar fantástico. É isso que o profeta está mostrando para nós. Trazendo cura nas suas asas. E vocês, e vós saireis como bezerros soltos no curral, não haverá doença, não haverá consequência das doenças. É o reino de Deus que ele está mostrando. Nós seremos como bezerros. O quê que quer dizer isso? Saúde plena, saúde plena.

Você não vai andar que nem o Matheus, esposo da Carol, com uma bolsa de remédio. Matheus é hipocondríaco. Eu era hipocondríaco há um tempo atrás. Me dava uma vontade de tomar, eu passava por um paracetamol me dava uma vontade assim, vou tomar um. Mas tinha que ser escondido, senão a Talita ia me censurar. Eu pegava aquele paracetamol assim Letieri, eu levava assim pra um canto, parecia que eu estava levando uma droga, era uma droguinha né, para um canto, eu tomava. Sabe o que passava pela minha cabeça assim: Pow! Estou tão bem, imagina ficar doente agora, já vou garantir. Fazia isso. Gente desculpa, eu estou aqui é o momento de confessar. Você sabe que eu sou de abrir o peito. Fiz isso até a metade desse ano eu acho. Fiz muito isso. E sou tentando a fazer de novo. Mas eu estou resistindo está bom, estou resistindo. Só que não vai precisar o Jackson tomar o paracetamol, para destruir o rim dele, não vai precisar. Saúde plena. Você imagina agora.

O problema, tem um grande problema. Que a gente fala muito sobre a volta de Jesus. Jesus vai voltar, Jesus vai voltar. Mas nunca paramos pra pensar, nós estamos aqui, agora, Arthur de repente estamos aqui no culto e daqui a pouco a glória de Deus começa a vir inundando a cidade de Porto Alegre. O mundo todo e nós como conhecemos o Senhor, o Espírito Santo começa a testificar que algo está acontecendo. A gente vai saber, algo está acontecendo no mundo. A gloria de jesus vindo, os santos anjos. As trombetas tocando, os mortos ressuscitando primeiro, os nossos corpos sendo glorificados. E aonde havia tristeza, a glória de Deus vai passando e essa tristeza vai sendo enxugada.

Você imagina agora, cristãos que estão sendo perseguidos no oriente médio, por mulçumanos, a glória de Deus vindo, enxugando, renovando. Transformando os corpos destes homens, em corpos glorificados. Hoje, domingo, dia 17. Você com um monte de plano, Jesus vindo. E uma única coisa que eu vou dizer para vocês quando o nosso corpo tiver transformando, gente, perdi o emprego. Acabou, não precisa mais de mim, falow! É nós! Terminei a série de Malaquias. Vocês não vêm dizer que eu não preguei todo o Malaquias. E a glória de Deus vindo e o nosso corpo sendo transformado. A glória de Deus invadindo, enchendo toda a terra como as aguas cobrem o mar como profetizou o profeta Habacuque. Jesus voltando. Jesus voltando, cumprindo aquilo que ele prometeu. Isso é fantástico.

Eu pergunto, para onde você está indo? Qual é o teu destino, é o céu ou é o inferno? Você é de Jesus ou você é do diabo? A quem você pertence? Como vai ser? Você está deixando um correto legado para a próxima geração caso Jesus não volte agora? Digamos que Jesus não volte hoje, mas seria fantástico se ele voltasse. Eu acredito que quando ele voltar vai ter um pregador no mundo pregando o evangelho naquele momento. Jesus vai voltar e vai interromper o sermão dele. Por que agora nós não o vemos como por um espelho embaçado, nós vamos ver ele face a face, nós vamos ver o rosto dele. Nós vamos ver a face bendita do nosso Deus, no nosso Senhor. Você imagina isso? Isso vai ser fantástico. Vai ser demais. Que diferença vai fazer daqui a 100 anos, se você comeu caviar ou se comeu guisado? Se você se vestiu com um tênis de marca ou se você se vestiu com um tênis do oba-oba, do lojão vem que tem. Que diferença vai fazer?

Se queremos deixar um legado para a próxima geração em primeiro lugar, precisamos lembrar do céu e do inferno. Precisamos falar isso para as crianças, sobre o céu e sobre o inferno. Ahh mas é muito forte, não fala isso! Como assim? É forte sim, mas já tem condições de entender. Mas a bíblia. Nós tínhamos uma grande dúvida o Rodrigo eu mais o Everton, qual momento da vida podemos falar da bíblia para as pessoas, para as crianças. Por que negão, não tem incesto na bíblia? Não tem uma sem vergonha safada na bíblia? Tem! Nós precisamos falar desde o começo e mostrar, o que que é isso? Isso é um testemunho de como o homem é mau, mas junto com isso a gente vai mostrando como Deus é bom.

Então em primeiro lugar, para deixarmos um legado, precisamos lembrar do céu e do inferno. Em segundo lugar o que o profeta quer que nos lembremos está no verso 4, lê comigo:

4 Lembrai-vos da lei de Moisés meu servo, dos estatutos e das normas, que lhe mandei em Horebe para toda Israel.

Que que ele está falando aqui? Ele que nós nos lembremos da bíblia, até então nesse momento aqui, nessa época o Antigo Testamento, ele quer que a gente se lembre da palavra, da lei, nós vivemos um período hoje nas igrejas onde a bíblia é deixada de lado. É ou, não é? Pregação fast food, hô! Pastor, fala um negócio rapidinho aí pra dar uma agitada na galera, e nós já vamos tocar de novo, como assim cara? Há! Não pastor um cara só falando é meio chato, se vai para um stand up comedy que é só um cara falando. Aí vai baixar uma palestra do Ted pra ver, é só um cara falando, a questão não é só um cara falando, a questão é se amamos a bíblia, se amamos a palavra de Deus. E os cultos hoje no Brasil é um reflexo de como os evangélicos tratam a Bíblia. Um rapaz me marcou e eu compartilhei agora de manhã cedo a foto, e ele botou assim – pela primeira vez eu li a bíblia toda, pela primeira vez, e quem mais me influenciou foi um cara que eu nem conheço pessoalmente, ele me marcou lá – obrigado, cara! Como que nós podemos ser cristãos com mais um ano de crente, com mais de dois, de três e não lemos a bíblia uma vez? Inteira! Inteira de gêneses a apocalipse, como? E o triste, agora não vou falar nem como pastor, você acha que todos os pastores do Brasil leem a Bíblia pelo menos uma vez por ano? Você acha isso? O que tem de gente pastoreando a Bíblia que nem leu a Bíblia toda, você sentaria para falar com um médico que não estudou? Sendo que ele vai tratar do teu corpo? Você sentaria para ir falar com um advogado que nunca estudou? Sendo que ele vai tratar de dinheiro, algo da tua honra, você sentaria para falar com um cara desses? Não! Porque que nós nos submetemos a sentar e ouvir a Bíblia com alguém que não ama a Bíblia? Como? Por isso que o Brasil está do jeito que está.

Nós temos muitas igrejas e pouca Bíblia, o profeta está dizendo, se lembrem da palavra, Moises nas Escrituras ele simboliza a lei, se lembrem da Bíblia, ele vai falar aqui sobre o profeta Elias no verso 5, então:  Eu vos enviarei o profeta Elias, e Moises já tinha morrido, até hoje os judeus estão esperando Elias mesmo. Não, calma. Espera aí, eles estão esperando o profeta Elias. Só que a Bíblia mostra no Novo Testamento, que eles não creem no Novo Testamento que foi João Batista, que ele veio, só tem dois caras no Antigo Testamento que não morreram, Elias e Enoque, eles não morreram. Enoque foi tomado para o Senhor e Elias subiu numa carruagem pentecostal de fogo, foi muito legal, imagina assim ó! O motoqueiro fantasma, tira a moto e bota uma carruagem ali, assim foi com Elias ele não morreu.

A Bíblia mostra em apocalipse que nos últimos dias na história agora, haverá duas testemunhas, e os sinais. A Bíblia não diz que era Elias, mas os sinais que estas testemunhas farão, muito semelhante como Elias eu acredito. Eu, eu. Você não é obrigado a acreditar nisso está bom? Eu acredito que vai ser quem? Elias. Eu acredito, mas não é o profeta que Malaquias está dizendo. Malaquias está falando de um cara que vai ser precursor de Jesus, vai ser precursor do Senhor, ele veio apontando para a salvação. Por que que isso está acontecendo aqui? O que que esse cara vai fazer? Verso 5:

5 Eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor.

Que que foi que João Batista veio fazer? Qual o cerne da pregação dele? Uma palavra, o que o profeta está querendo que nos lembremos? Céu e inferno. segundo lugar a Bíblia, Palavra, e terceiro lugar, o que o profeta está querendo que nos lembremos é sobre arrependimento. João veio. João Batista pregando arrependimento, e nós precisamos nos arrepender da nossa religião ou da nossa rebelião, como as pessoas são rebeldes com o Senhor. Algumas pessoas amam contrariar a palavra de Deus. Algumas pessoas estão pecando terrivelmente ao se rebelarem contra a palavra do Senhor, outras pessoas já estão pecando por serem religiosas, por pegarem as normas, os preceitos bíblicos e querer colocar tudo para os outros e querer sobrecarregar os outros, marcar os outros. Todos nós precisamos nos arrepender da nossa rebelião, da nossa religião, você nota isso nas escrituras. As pessoas pecavam de forma terrível, e haviam pessoas que eram religiosas, minuciosas, que esmagavam os outros pecadores, você tem que se lembrar disso. Precisamos ter um arrependimento de Deus em todas as áreas de nossa vida, em todas as áreas.

Deixa eu te dizer uma coisa, um grande problema nosso, é que nós fatiamos a nossa vida, todos nós fazemos isso. Ai pastor ore pela minha vida sentimental, nego tem uma vida sentimental. Pastor ore pela minha vida financeira, outra vida, vida financeira. Pastor ore pela minha vida espiritual, nego tem uma vida, tem três vidas, o cara é um gato, agora ore pela minha vida física. Sim cara, tu é uma pessoa, tem uma vida só, e toda essa tua vida é composta. A graça de Deus ela tem que inundar tudo, a graça de Deus tem que reverberar em tudo, a forma como tu negocia, a forma como tu pratica esporte, a forma como até tu torce por futebol. Roubado é mais gotoso, futebol. Vou dar um exemplo aqui, vocês mesmo se lembram quando o Inter foi literalmente roubado pelo Corinthians? Se lembram disso? O Tinga sofreu uma falta e foi expulso do jogo ainda. Ah! É futebol. Como assim? Não só um pouquinho!

Todos nós temos uma área da nossa vida, aqui Jack, que nós não queremos que o Senhor se meta. Eu quero ter uma área da minha vida aqui que eu quero se autônoma. Ah, mais só um pouquinho, é futebol cara. Como que um cristão gremista vai ficar feliz, vendo aquilo ali? Não! Eu não quero que o Inter se dê bem, deixando claro, mas como que eu vou me alegrar com aquilo ali? Como eu vou me alegrar com algo que foi um roubo?

Vou dar outro exemplo, se um dia a gente tiver algum atleta de “Cristo”, porque que ele não fala faxineiras de Cristo? Garis de Cristo? Seria muito legal isso, dá para começar um movimento. Literalmente o cara roubou na final do mundial das galáxias. E o cara está jogando contra Marte, e o cara está desesperado e no último momento o cara viu a bola bateu na mão dele, e ele falou que não bateu e ele sabe que bateu. O que a igreja, a igreja tem algo a dizer desse cara? Que injeta um enorme dizimo na igreja? Tem! A igreja tem que disciplinar ele, simples, porque ele é um cristão, ele é mais um, ele vai ser disciplinado e vai ser cobrado pelos presbíteros. E se ele não se submeter, nós vamos fazer um documento, e onde ele for a gente vai e entrega na mão do pastor. O pastor vai receber ele, porque o pastor vai estar preocupado com a alma dele, vocês entendem isso? Mas a questão aqui é que nós precisamos de arrependimento, em todas as áreas da nossa vida. A graça de Deus tem que moldar tudo que nós fazemos, tudo, tudo. E eu pergunto para vocês. Vocês têm crescido em arrependimento? Você tem com o que se arrepender nos últimos dias? Ou tem sido mais difícil?

E último, então o profeta quer que a gente lembre de quatro coisas, e em primeiro lugar quer que você se lembre do inferno, em segundo lugar sobre a bíblia e em terceiro sobre o arrependimento dos homens, verso 6 – e ele converterá o coração dos pais filhos e dos filhos aos pais. Nisso aqui pais são os homens, o pai é o homem dentro de casa. Toda uma cultura é arruinada quando os homens não agem como pais que são convertidos aos filhos, e quando os filhos não são convertidos aos pais. Nota. A imagem aqui é literalmente essa, é conversão, nós não somos só convertidos ao Senhor, nós somos convertidos a muitas coisas. o Senhor deve ser soberano na sua vida, mas muitas coisas possuem nossa devoção. Por exemplo, um homem de verdade ele é devotado à sua mulher, o profeta está usando a linguagem aqui de conversão. O pai ele tem que ser convertido ao filho, antes do coração do filho se voltar para o pai é o coração do pai que se volta para o filho. A sociedade é transformada, quando os pais, os homens amam seus filhos. A principal razão, ou uma das principais razões, que a sociedade está do jeito que está são por causa dos homens. Nós temos maricas nós temos bichas, falei de novo, bicha, bicha, bicha. Não querem copular com as mulheres, não querem amar elas e honrar seus filhos. É o que nós temos, está lotado disso, a sociedade está lotada de homens fracos, de homens que não conseguem manter seu cinto fechado, honrando suas mulheres. Eu falo isso na reunião dos homens direto aqui. Minha mulher não quer dormir comigo, eu vou me masturbar. Cara você consegue imaginar o cara vendo pornô, o cara pega uma tela, o cara bota uma mulher na tela, um troço ali e o cara fica vendo aquilo ali, tocando, Não! que coisa mais homossexual, cara, o homem fazendo sexo. O que é homossexualidade? É o cara fazendo sexo com homem. O homem está fazendo sexo sozinho, ele é homem, cara fazendo sexo com homem, homossexual. Como diz o Felipe, “inglês fantástico”.

A sociedade é transformada quando os pais amam seus filhos, eu quero dizer uma coisa, se você não amar seu filho o traficante ama ele, se você não cuidar dele o traficante cuida, se você não cuidar da sua filha o malandrão da escola vai cuidar dela. Você desenvolve um coração de pai, em primeiro lugar não observando os pais na sua volta, mas em primeiro lugar observando Deus. Escuta aqui, uma cultura cai ou uma cultura fica de pé, com base nos homens. Os homens definem se uma cultura está de pé ou se ela cai. A cultura ocidental está sendo ameaçada pelo islamismo, porque os homens ocidentais são frouxos, são fracos, estão sendo destruídos por pecados e covardia, então, assim eu não sei como ser pai.

Então rapidão, bem rapidão, olhando para a paternidade divina. Paternidade baseada em Deus, em primeiro lugar Deus é provedor, você quer ser pai? Eu quero ser pai! Provedor! Você olha pra criação, o Senhor criou a criação, tudo. Deus cuida dos seus filhos, a Bíblia em Mateus capitulo 6, que o Senhor cuida dos seus filhos, o pai é aquele que traz o alimento para a família. Tudo isso emana da figura de Deus pai, o pai é um provedor, você quer ser pai? Seja um provedor! Você que tem que ser o provedor da sua casa, quem é o provedor na sua casa? Assim direto, eu não estou querendo falar… Eu quero falar de provisão de dinheiro, de grana, quem que prover as coisas? Ah, Jack está apertado, isso não pode ser sempre, você tem que ser provedor na sua casa. A tua mulher pode ajudar? Pode ajudar, mas ela é uma ajudadora, não pode estar sobre ela um fardo, um peso destruindo a vida da tua mulher.

O provedor é o homem, é o macho, em segundo lugar. Deus pai, ele é mestre ele é ensinador. Então se você quer ser um pai, você precisa ser mestre, você precisa saber ensinar a bíblia, ensinar seus filhos a palavra de Deus. Se você nem conhece a Escritura como é que você quer ser pai? Se você não sabe explicar o que é o evangelho para os seus filhos, você simplesmente foi uma pessoa que depositou esperma no ovulo da sua mulher e deu. Você não é um pai. Nós vemos o relacionamento de um pai na escritura, como algo belo e lindo. O pastor é aquele que ensina a igreja. Você pode notar que sempre teve essa linguagem paterna nos presbíteros. Paulo vai chamar Timóteo de filho na fé. Por que? Porque os pais precisam ser os pastores das suas casas, das suas igrejinhas. Essa semana nos fomos comprar os livros para a igreja, estava o Everton, a Mariana, Ane, o Pedro e eu. E eu estava pesquisando que Bíblia nós iremos ler ano que vem. Esse ano nós lemos a mensagem, então estava em ler a almeida atualizada nova versão. Eu não vou ler a NVT, eu estou com um monte de Bíblia lá, então o que eu vou fazer? Falei para os guris vou comprar uma Bíblia para a minha igreja, os guris como assim minha igreja? Eu disse a Talita, minha igrejinha, fui escolhi uma bíblia com um negócio bonito pra ela. Porque eu sou ensinador dela, eu quero que ela ame a palavra. Antes de pensar na igreja, eu tenho que pensar na minha mulher. O pai é mestre, quem é que ensina na tua casa? Quem é que ensina a palavra na tua casa?

Terceiro, o pai é protetor. Deus pai nos protege dos demônios, da tentação. Vocês se lembram da oração do pai nosso? Pai nosso não nos deixe cair em? Tentação e nos livra, nos protege do mal. Pai é aquele que protege. O pai ele protege a sua família, pastoreando, amando, cuidando e sendo corajoso, porque o pai é aquele que protege, porque naturalmente ele é o mais forte. Pode haver exceções, um homem doente a mulher precisa liderar, ela precisa cuidar da casa porque ela é uma ajudadora, ela precisa cuidar do seu marido, mas naturalmente, normalmente, o homem deve ser o pastor da sua casa. A simples estrutura física que Deus deu para o homem, já denuncia, já mostra. Já revela que Deus quer que o homem seja aquele que cuida, que acolhe. O pai é protetor. Quem é o protetor da sua casa, quem que protege a sua casa, quem que cuida a sua casa? É você? Você precisa, com todo respeito, você precisa pegar as suas bolas de novo! Você precisa ter as suas bolas de novo, os nossos homens, precisam de novo voltar a ser homem.

– Há, mas eu não tenho filhos e não sou casado! Você precisa ter um coração de pai. Nós precisamos aqui em nossa igreja que os homens ajam como pais. Em primeiro lugar proteja os mais fracos. Proteja os mais fracos, você conhece alguém que intende menos de Bíblia que você? Ande com ele, ensine a Escritura para ele ore com ele, o visite.

Em segundo lugar cuide das crianças pequenas. – Há, mas eu não tenho filho! Cuide, ame. Cuide do filho dos outro. Se alguma mãe tem que ir ao banheiro cuide da criança, ajude a trocar o filho de algum outro casal aqui da igreja. Joshua Harris em seu livro “Eu disse adeus ao namoro” ele fala que treinava a paternidade dele quando solteiro com o filho dos outros. Servindo de forma graciosa.

Em terceiro lugar, quer ser um pai? Procure um cônjuge fiel. Procure uma guria que vale a pena. Você quer ser um pai? Você tem que imaginar como vai ser a mãe dos seus filhos. – Ah, mas ela é louca, mas eu gosto dela … Não, não! Procure uma moça que ame Jesus que ame a palavra.

Quarto lugar seja um pai em nossa igreja. Nós Precisamos de pais em nossa igreja. De cristãos maduros em nosso meio. Que legado você está deixando? Deixa-me dizer uma coisa para você aqui: Como que nós encerramos os sermões aqui na Vintage? Nós respondemos de três formas cantando, ofertando e participando da ceia. Eu quero que a partir de hoje os homens liderem a resposta aqui em nossa igreja. Os homens é que vão cantar mais alto. Não são as mulheres que vão nos motivar a cantar a Jesus, serão os homens que cantarão. Um grande problema é porque que o culto… Eu escrevi um manual de culto, agora em nossa reunião de membro vai ter um manual de culto novo para vocês. Por que? Eu falo muito, eu bato muito nessa tecla, homens precisão cantar: – Há, mas eu canto mal! Não importa, a Bíblia diz todo ser que tem folego cante. Tu tem folego??? Então tá, você está junto no coral divino. Está cantando? Cante ao senhor.

Por que homens tem a tendência a não expressar sua espiritualidade? Então nós cortamos todas as músicas femininas aqui. Você não vai cantar nada que vai sentar no colo de Jesus, porque eu sei… Eu não quero sentar no colo de Jesus. Eu não quero! – Há, mas é Jesus! Mas eu não quero, mas me deixa! Mas nem na eternidade? Mas que coisa! Mas que que é isso! Sentar no colo de Jesus, vestir as mangas de Jesus com uns mangão, correr com uma alpargata grande. Eu já calço 43, uma alpargata grande vai ser o que? É terrível, eu não quero sentar no colo de homem nenhum, nem que seja Jesus com o corpo glorificado brilhando, com a luz na cabeça. Não quero! Nós não temos musica assim aqui na igreja. Ah, eu quero te tocar eu quero te abraçar. NÃO!!! Não queremos essas coisas.

Então você pode, os homens podem cantar tranquilos que ninguém vai cantar, quer me derramar. Que musiquinha viada. Quero me derramar! Homem não canta isso, por que que nós cantávamos? Eu ficava olhando para igreja os homens tudo assim… (cara de tedio). Os homens não queriam cantar meu! Não intendo, imagina… Quero me derramar! Eu pensei que musiquinha bem sem vergonha. Uma reunião das mulheres, um Von Bora, tranquilo. Vocês cantam me derramar aí. Tranquilo não é uma coisa ante bíblica igual a sabor de mel. Não estou falando isso, é bonitinha. Vineyard, aquela coisa água com açúcar. Tudo muito Vineyard de ser, sabe? Aquela coisa tudo muito introspectivo, culto caseiro faz uma rodinha. Sabe? Aquele violãozinho tocado nos graves, aquela coisa Vineyard. Mas você pode cantar, você deve cantar. Em primeiro lugar os homens vão cantar e liderar o sermão, Primeiro lugar porque no Brasil hoje são as mulheres que tem puxado tudo. Os homens se omitem no culto. Então vocês vão ser os primeiros a cantar, os homens serão os primeiros a ofertar. Não é as suas mulheres em primeiro lugar que tem que ficar batendo na questão de oferta. São os Homens que tem que liderar essa questão da oferta, na ceia é a mesma coisa.

Eu vou explicar: Semana que vem é Natal, vai ter culto de Natal aqui. E se o Natal, e se o Natal é sobre Jesus, eu já falei isso lá no começo do ano. Ninguém tem problema de vir no culto. Porque nós vamos comemorar o nascimento de Jesus, podemos colocar uns balões. Cantar uns parabéns para você seria muito legal. É aniversario de Jesus. Por que que o teu dá para comemorar, esse aniversario todo ferrado? E o de Jesus não pode? Então nós vamos comemorar o aniversário de Jesus. Eu vou falar, eu já quero adiantar algo aqui. Nós já conversamos com os presbíteros e eu vou explanar melhor na semana que vem. As crianças, filhas dos cristãos, os filhos dos cristãos, filhos dos crentes alguns já participam outros não. Os filhos dos crentes passarão a participar da ceia junto com a igreja. – Ah, meu que é isso o que? O que estão fazendo??? Fica tranquilo cara, o nome disso chamasse pedo-comunhão. Os Pais serão aqueles que vão definir se seus filhos participam ou não. Quando que vai participar? A Suna vai pegar a Mariana… Não, não fica tranquilo. A partir do momento que a criança vai começando a entender o evangelho você explicando a ceia para criança, como uma forma da criança conhecer a graça de Deus. Não, não. Sério você acha que em Corinto a igreja participava da ceia, e as crianças ficam assim sentadas? Não! É uma família, você vai explicar para seus filhos que a ceia é uma forma de Deus nos perseguir, de Deus nos buscar. Que não importa o que façamos, se somos filhos o Senhor sempre nos buscará. O Senhor sempre nos traz de volta para casa. Quando as crianças estiverem vindo, você vai explicar a ceia. Que a ceia é basicamente comer junto de Jesus, que Deus quer ter um relacionamento conosco como família, e que o Senhor é nosso Pai. Você vai explicar para elas, quando todo mundo estiver tomando a ceia você vai pegar o seu filho…

Um exemplo, o Maicon vai pegar a Sophia e vai dizer para ela: Sophia está vendo toda essa gente participando da ceia? Cada um que está participando da ceia é alguém que Deus ama faz parte da família de Deus. Ah! Jack! Mas para aí, a Bíblia diz que tem que discernir. O discernimento ali em 1Corintios, o que está acontecendo ali é que algumas pessoas estão comendo, estão levando comida, e estão deixando os pobres sem. Não estão discernindo, estão corrompendo o corpo de Cristo. As crianças não estão fazendo isso em Corinto? Isso não é para as crianças, elas fazem parte da família de Deus. 1Coríntios 7, os filhos eles fazem parte da aliança do senhor, os filhos eles são abençoados pelos pais. São santificados pelos pais. Quando que seus filhos não participarão mais da ceia? Vou dar um exemplo, digamos que o Letiéri vá ensinar a palavra e eles começam a notar que a Laura num dado momento começa a resistir ao evangelho. Ela começa a resistir, começa a ficar respondona, começa a resistir não quer aprender o catecismo. Lutero dizia que quando uma criança nega a aprender o catecismo ela esta negando Jesus, e principalmente escolhendo o diabo. Coisa linda falar isso em casa. Nota-se que a criança não quer aprender está resistindo ao evangelho, e não quer, e não se dobra nunca. Então o pai como pastor vai dizer: Tu não participas mais da ceia do senhor, porque tu não amas Jesus. E ele vai ser disciplinado vai ser corrigido em casa, te forma amável, carinhosa, mas ele vai ser perseguido buscado. Assim como Deus nos busca. Você vai ir atrás dele, vai pregar o evangelho, você vai orar por ele para que Deus transforme a vida dele. Jackson eu não concordo! Então o teu filho não participa, tranquilo. Quem da à regra na tua casa é tu. Eu vou explicar isso melhor semana que vem. Então porque isso? Nós vamos pegar as crianças depois da pregação e elas participam do louvor, elas participam da resposta. Elas estarão respondendo ao que elas estão ouvindo na aula, mas a resposta é a mesma. É cântico, é oferta e é comunhão. E quem lidera isso são os homens, são os machos.

Aqui o profeta esta encerrando então? Terminando. Lembra que o Antigo Testamento esta sendo encerrado está acabando. Lembra o que? Em primeiro lugar, Céu e inferno. Em segundo lugar lembra-se da Escritura, lembra-se da Palavra, lembra-se da Bíblia. Em terceiro lugar lembre-se do arrependimento, se arrependa dos seus pecados. E em último lugar, a última coisa para se lembrar, para haver cura em uma nação, para haver transformação em um povo. Os homens precisão ocupar os seus lugares para que Deus não fira a terra com maldição. Quando você vê um povo sendo amaldiçoado, destruído arrasado e a razão disso, é que os homens não estão agindo como homens. É pecado não deixar legado.

Eu encerro dizendo isto para vocês, é um pecado terrível vivermos somente para o hoje. Vivermos somente para o agora. A boa noticia é que Jesus não viveu somente para o agora, a boa noticia é que Jesus não viveu somente para o hoje. Jesus viveu e morreu pelos nossos pecados. Foi até a cruz do calvário. E se você tem vivido uma vida medíocre não tem pensado nos teus filhos, não tem pensado na igreja, não tem pensado no povo, na cidade no seu bairro. A boa noticia para você e para mim é que Jesus morreu por egoístas.  Jesus morreu na quela cruz por religiosos, egoístas que só o que importava era se a “religiãozinha” estava bem. Jesus morreu na cruz por religiosos estúpidos como muitos de nós naquela cruz. E há perdão em Jesus. E nós somos chamados a deixar um legado para a próxima geração.

Nós encerramos aqui mais uma serie de sermões mais um livro da Bíblia, nós estamos encerrando aqui para a gloria do Senhor. E eu disse, falei isso quando encerramos atos pregamos todos os 28 capítulos de atos de ponta a ponta. E eu disse uma coisa aqui nesta igreja, nós estamos rumando para os dias que os presbíteros aqui desta igreja. Como Paulo falou para os Efésios “eu falei todo o conselho de Deus para vocês”. Sempre em que nós terminamos uma serie de sermões você precisa entender que a sua responsabilidade aumenta. Você entende um pouco mais da palavra, você precisa responder de forma madura e não de forma imatura como você respondia antigamente. Você nunca mais vai ler o livro de Malaquias do mesmo jeito.

Vamos orar? Vamos orar ao Senhor todos nós e eu peço que você ore pelo seu legado, pelos nossos filhos. Ore pela sua família, ore pela sua casa os maridos orem pelas suas esposas. Abrace sua esposa. A mãe abrace o filho, abraça, abraça. Você esta deixando um legado. Solteiros orem pela sua família, tem lugar para você na família de Deus. Talvez você tenha o dom do celibato. Você ore por que você está vivendo em família, a igreja é a família de Deus. Você não esta abandonado, você não é coitado, não tem que estar chorando com pena de você. Jesus viveu e ama você, e você tem uma família, e a família é a igreja. Não tenha pena de você. Feche os olhos vamos orar.

Senhor obrigado pela tua palavra.

Obrigado pelo teu evangelho.

Que venhamos deixar um legado senhor.

Que o Senhor Deus venha permitir que venhamos a ver parte disso acontecendo.

Ajude-nos a meditar na eternidade do inferno.

Na beleza do céu.

Ajude-nos a amar a escritura, termos a prática diária do arrependimento.

E termos homens de verdade aqui em nossa igreja.

Que o senhor não fira a terra com maldição.

Que o senhor não destrua a nossa igreja.

No nome bondoso de Jesus esteja conosco Senhor.

Eu te peço, eu te rogo no nome de Jesus.

Dá-nos um legado santo, dá-nos um legado piedoso.

É o que eu peço e te agradeço em nome de Jesus.

Amém.

Pastor Jackson Jaques

17 de dezembro de 2017