JESUS VEM! Quem suportará o dia da sua vinda? (Malaquias #5)

Quinto sermão da série Malaquias – Viver Por Um Legado, pregado pelo pastor Jackson Jacques, na igreja Vintage180, dia 03 de dezembro de 2017.

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JESUS VEM! Quem suportará o dia da sua vinda? (Malaquias #5)

Bom dia!

Mas que droga cara, não aguento mais. Eu olho para um lado, olho para o outro e é só maldade. Eu só me ferro! Se Deus fosse bom, isso não estaria acontecendo. E o pior é que parece que Deus está satisfeito com isso, em abençoar os maus e punir os bons. Deus, por que? Por que que tu não és justo?”

Você já fez isso aqui? A gente não ensaiou bem, mas ficou melhor, ficou bom. Você já fez isso? Você já fez isso alguma vez? Você já ficou reclamando alguma vez, Deus por que isso está acontecendo comigo? No fundo, no fundo tu acha que tu é bom. Lá no fundo. Né Ricardo? Lá no fundo tu acha que tu é bom! Você já fez isso alguma vez? Não, nunca falei isso João. Você já fez isso talvez com teu coração? Já fez isso Rapha? Já pensou assim, “poxa por que isso está acontecendo justo comigo, com tanta gente nesse mundo para acontecer?”. Isso que o Isma acabou de falar aqui é o que está acontecendo aqui em Malaquias. Obrigado Isma! Isso que ele falou: por que que estas coisas estão acontecendo? Se Deus fosse justo, se Deus fosse correto, essas coisas não estariam acontecendo! Você já fez isso? Você já se queixou de Deus alguma vez, ou será que foi só eu? Não, nunca me queixei de Deus! Tem certeza? Não eu sempre fui feliz com tudo! Tem certeza? Será que é só o povo da época de Malaquias? Você já se queixou ou está se queixando das coisas que estão acontecendo contigo.

Eu quero ler com vocês, nós vamos continuar, estamos em uma série em Malaquias, sobre o legado. Malaquias no capítulo três, só que a gente vai dar uma espiada de novo no verso dezessete, do capítulo dois. Então é o último verso do capitulo dois, verso dezessete, o verso um até o verso cinco do capitulo três. Totalizando, quanto que é cinco mais um aí? “Sete”. Com isso que Deus conta! Verso 17 do capitulo 2.

17 Tentes aborrecido o Senhor com vossas palavras e ainda perguntais, como temos aborrecido? Quando dizeis que todo aquele que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor e que é deste que o Senhor se agrada,”

Eles estão dizendo que os caras que são maus, Deus gosta deles.

e ainda quando perguntais, aonde está o Deus da justiça?”

Os caras estão perguntando, por que que eles estão fazendo isso? Você tem que entender. Eu já falei isso um milhão de vezes, vou falar um milhão e uma. O contexto aqui é a volta do exílio babilônico. Os caras ficaram setenta anos presos na Babilônia. Eles voltam e não tem templo, os muros estão destruídos, o templo está destruído, a moral está destruída. Eles olham e tudo está um caos. O contexto aqui para você se situar, é qual? Malaquias é o mesmo contexto de Esdras, que é o mesmo contexto de Neemias, que é o mesmo contexto de Ageu: é tudo contemporâneo. Eles estão voltando e eles olham uma terra destruída. E eles olham e o que está acontecendo? O ímpio está prosperando. O império persa esta prosperando e não estão mais enviando dinheiro para eles. Que nem aconteceu na ditadura militar quando o governo americano mandava dinheiro para o governo brasileiro. Daí na década de oitenta parou de mandar. Daí acabou a ditadura, não tinha dinheiro. Capitulo dois e verso dezessete. Agora capitulo 3, verso 1

O anuncio da vinda do Senhor!

1 Enviarei meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim e de repente o Senhor a quem buscais (isso aqui é ironia, eles não estão buscando à Deus), o mensageiro da aliança a quem desejais (mais uma palavra irônica), virá ao seu templo. E ele vem, diz o Senhor dos exércitos.

Deus tá dizendo que Deus vai vir ao templo. Verso 2:

2 mas quem suportará o dia da sua vinda, quem permanecerá de pé quando Ele parecer? Pois ele será como fogo do ourives e como sabão do lavandeiro.

Eles estão querendo justiça e Deus está dizendo ok, Eu estou vindo, mas quem vai ficar de pé na minha presença? Verso 3:

3 Ele se assentará como purificador e refinador de prata, purificará os levitas, e os purificará como ouro, como prata, até que levem ao Senhor ofertas com justiça.

Verso 4:

4 então a oferta de Judá e Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias do passado, como nos primeiros anos”

Verso 5, um chute, um cotovelaço nos queixos.

5 E irei a vós com juízo. Sem demora, testemunharei contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que exploram o trabalhador no seu salário, a viúva e o órfão, e destorcem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos Exércitos.

O contexto aqui é claro, é de caos. E eles estão se queixando de Deus. Eu quero rapidamente com vocês descompactar o que está acontecendo aqui. Então em primeiro lugar, já pode anotar aí no teu caderno de anotações, vai anotando aí tá. Em primeiro lugar, o que está acontecendo neste texto, é que não existe confiança em Deus. Verso 17 do capitulo 2: “Tendes aborrecido”, outras traduções mais antigas, eles têm enfadado, eles estão cansando Deus. O Deus incansável está se cansando com eles. Eles estão cansando Deus “com as vossas palavras, quando dizeis que todo aquele que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor e que é destes que o Senhor se agrada. Ainda quando perguntais, aonde está o Deus da justiça.” Você tem que entender uma coisa, sempre que a confiança diminui, as perguntas aumentam. Sempre. Você quer saber se tem confiança no teu casamento, não há muitas perguntas. Eu não estou falando que não devem haver perguntas, eu estou dizendo que quando a confiança diminui as perguntas aumentam. Isso entre uma igreja, isso entre o presbitério, isso entre casais. Quando o homem faz muitas perguntas é porque ele confia pouco, quando a mulher faz muitas perguntas, muitas perguntas, é porque ela confia pouco. O que está acontecendo aqui é que eles estão fazendo muitas perguntas para Deus. Eles não estão confiando em Deus. São perguntas no formato de acusação. Você pode dizer, quer ver, dá para a gente fazer uma pergunta em formato de acusação. Quer ver. Letieri, porque tu bate tanto na Valeria? É só uma pergunta! Você nota que esta pergunta carrega um peso de acusação? Você pode ver que no GC é assim. Você já notou que no GC, as perguntas do GC elas carregam um teor de acusação. Como assim? Quer ver: por que oramos tão pouco? Já partiu do princípio que a gente ora pouco. A pessoa vai responder como assim? Imagina só: Oh Arthur, ora pouco? E tu: eu oro bastante! Você não tem coragem de dizer um negócio desse. As perguntas de um grupo para gerar conversa, um B-A- B-A de um grupo caseiro e que as perguntas têm que ter um teor de acusação. Por que que amamos tão pouco ao senhor? A pergunta já carrega um tom de acusação. Só que o que está acontecendo aqui é contra Deus. Por que que Deus ama o mau e não o bom? Você nota o teor da acusação? Você nota o teor da maldade? Eles não estão confiando em Deus. As perguntas agora vão se tornando acusação. Eles estão cansando o Deus incansável, eles estão deixando deus enfadado. É como se o Eterno estivesse fazendo assim: AHHHH! Quando que a gente vai enfadar a Deus? Quando a gente volta nos mesmos tópicos que já foram abordados na escritura. Deus já tinha tratado os temas de Malaquias em outros livros da bíblia. Por exemplo, Jeremias já tratou porque que o justo sofre. Habacuque já falava sobre isso. O Salmo 73 de Asafe já falava sobre isso. E eles voltam nesse assunto. E eles ficam falando, e falando, e falando, e falando, e eles estão enfadando Deus. Deus já havia tratado esses temas, mas as queixas continuam. E nós temos como ler este texto aqui de duas formas: o jeito religioso Carine – como as pessoas do período de Malaquias eram fétidas, eles eram maus, como eles são terríveis – esse é o jeito religioso. Nossa, como eles faziam isso? Agora o jeito cristão de ler é ler assim – eu faço isso! Isso aqui sou eu cara. Como diz o irmão Roberto: esse cara sou eu. Você pode ler como um registro histórico ou como você é. Por que? Porque deus ouve nossos corações. A principal comentarista de Malaquias da história do mundo é uma mulher, não é um homem. É a Joice, Joice Goldwing, alguma coisa assim. Então eu tenho o comentário dela e daí eu leio o comentário dela. Aí quando eu vou ler um outro comentário, alguma outra coisa, eles falam: porque Joice (isso é até um ânimo para vocês mulheres), por que Joice fala (pelo o que eu entendi ele é uma autoridade em Malaquias e tudo o que essa mulher fala, os outros caras falam). Ela comentou Malaquias, acho que Rute também, ela é meio fera em alguns livros da bíblia, ela é meio “autoridadezinha” no mundo aí, respeitada por uns caras meio cabulosos. Tu vai ler Hernandez Dias Lopes e ele: não, porque Joice fala sobre isso, sobre… e eu “EITA”, isso ai não é café pequeno. E uma coisa que ela fala no seu comentário é que provavelmente isso aqui não eram palavras ditas, externadas, verbalizadas, articuladas pela boca. Não, era algo falado. Isso era algo que estava dentro do coração dos judeus. A questão é que ainda que vocês não falem, os nossos pensamentos são palavras diante de Deus. Deus ouve os nossos corações e eles estão fazendo perguntas para Deus em formatos de acusação nos momentos de angustias deles. A questão é que muitas vezes nós fazemos isso. Quando angustiados, a gente desconta em Deus. Eles estão lutando contra Deus. Eles são implacáveis, eles querem ter razão contra Deus. Isso é um perigo da gente ser muito firme na nossa posição. Tem muito isso hoje em dia né? Fulano eu.. Ele tem gênio forte! Sabe a mãe fala do filho assim né. Ele tem personalidade forte. Não, não mãezinha, ele é mal-educado. Não, é que ele tem, sabe.

Eu estou lá agora, fui pregar em Osório, estou conversando com os caras do grupo da confraria e conversando quando vê o louco falou um troço para mim e eu explodiu o cara, daí os caras me chamaram assim, Jack porque tu falou assim com ele? E eu parecia um touro louco assim, não sei cara, quando passou aquilo, quando aquilo saiu de mim, não estou brincando. Eu disse, porque falei assim com ele cara, bah, porque fiz isso, porque falei isso para o cara, não é personalidade forte, isso não é o que agrada a Deus, isso não é algo que glorifica a Deus. A gente tem que ser firme naquilo que é pecado, naquilo que é central na bíblia, aquilo que é claro na escritura, isso é isso, homem é homem, menino é menino, macaco é macaco, político é político, é isso ai. Agora, a gente vai ser firmes em coisas que, firme contra Deus, os caras estão fazendo, eles são implacáveis contra Deus. Uma coisa que está acontecendo também é que eles estão lutando contra o problema do mal, verso 17:

17 Tendes aborrecido o senhor, com vossas palavras e ainda perguntais, como temos aborrecido? Quando dizeis que todo aquele que faz o mal, vai passar por bom aos olhos do senhor e que é deste que o senhor se agrada e ainda quando perguntais onde está o Deus da justiça?

O problema dele, sabe o problema do mal? Mais conhecido pelos estudiosos, filósofos, “chatologos”, como teodiceia, se Deus é bom, porque que tem mal no mundo? hihihi, sabe, nunca ouviram isso, nunca viram esse questionamento, se Deus é bom e todo poderoso porque que tem coisa ruim no mundo? Já ouviram isso? Sabe esses questionamentos assim que, o cara acha, deu acabou com o cristianismo, tem a outra aquela né. Se Deus é todo poderoso ele pode criar uma pedra que não pode carregar? Acabei, acabou com Deus, e Deus bah tu me ganhou, tu acabou comigo, os caras estão tendo problema com… O problema do mal aqui e isso, é algo que angustia o ser humano e a gente tem muitos problemas com isso. Um dos problemas é que no fundo no fundo a gente acha que a gente é bom, o problema do mal não é o porquê que o fulaninho ou a fulaninha sofrem, porque o fulaninho e a fulaninha são maus, o problema é como Deus não mata o fulaninho e a fulaninha, nós temos o problema, mas é o problema do bem, como Deus pode ser bom com a gente? Esse que é o grande problema, não é porque que Deus matou, é porque que Deus não matou, se Deus viu tudo que você pensou essa semana, como que você dormiu e acordou, roncando hoje todo errado. Porque que Deus não te matou essa noite, o grande problema da bíblia, é o problema da misericórdia, porque que Deus é misericordioso, se você e eu não merecemos, isso é um problema. A questão que eles estão lutando aqui contra isso.

Uma outra coisa, o grande problema do mal é como que o mal ataca Deus, a pergunta não é porque que o mal faz mal para a gente, mas a pergunta é olhar na cara de Deus e dizer senhor, porque que o senhor permitiu que aqueles homens batessem na sua face antes de te crucificar senhor, como que o mal bate no rosto de Deus, como que o mal se levanta contra Deus, esse é o grande problema, o grande problema do mal. A questão é que eles estão dizendo que Deus não é bom. E eles são, quem são as pessoas que fazem isso? Primeiro são os religiosos, os religiosos eles acham que estão se relacionando com Deus de uma forma que eles fazem e Deus tem que responder. Exemplo: eu quando era criança, eu lavava a louça para minha mãe! Mas “tá louco meu”, na minha cabeça a minha mãe tinha que se ajoelhar nos meus pés, quando eu fazia os negócios. Não, mas “ta louco.” Final do ano o que minha mãe fazia? A minha mãe dizia, não, não vou te dar nada, eu ficava indignado com minha mãe, como não vai me dar nada, aí meu pai pegava me dava umas camisas do grêmio lá. Aleluia, aí minha mãe pegou e me deu um vídeo game, na verdade eu estava trabalhando, era com a mesada que eu trabalhava, naquela época era muito, muito dinheiro, trabalhava para minha… Minha mãe fazia lanche, fazia muita coisa em casa e minha mãe me dava um dinheiro lá por mês. E eu fui lá, e comprei um vídeo game, mas porquê? Eu tinha essa ideia de troca, e nós trazemos isso para o cristianismo, fiz isso, Deus vai me dar isso, fiz aquilo Deus vai me dar isso. Oh Deus eu quero um Playstation, quem é mais antigo, não se esquece da minha caloi. Vocês nem lembram disso, não, não ri, tu nem entendeu, tu nem lembra disso. E tu abriu gibi, gibi da Turma da Mônica, lá tinha uns cursos, vocês não se lembram disso. Tinha uns cursos lá de eletrônica, vai soldar uns negócios lá, teu tio: – faz esse curso para tu ter um emprego no SESC. Que droga, SENAI. Aí tá lá, não, não, eu tenho que ganhar isso aqui. Deus eu fiz isso, eu cumpri o script, religiosos acham que Deus deve para eles, então quando as coisas vão mal os religiosos se indignam. Segundo grupo de pessoas que se indignam são pessoas aquelas que estão machucadas, elas têm um grande problema, o que está acontecendo ruim com elas é de verdade, não é mentira, elas estão sofrendo de verdade, mas elas precisam cuidar porque elas podem colocar o sofrimento como um Deus na sua vida. E eu não quero aqui ser uma pessoa que pisa no teu sofrimento, não quero, sofrimento é algo sério, é algo muito sério, pessoas que sofrem podem cair nesse pecado. Um amigo meu foi visitar um cara que estava com câncer, morrendo no hospital ele disse que viu, já tinha passado um bom tempo e aquele homem estava magoado com Deus. E ele disse: Jack eu não queria ser um amigo de Jó, alguém que ia falar para o cara e ainda se arrepender. Mas eu voltei para casa, orei e meditei, falei com ele com amor, meu irmão cuidado, cuidado porque talvez a tua saúde está se tornando um Deus. O sofrimento do câncer é algo terrível, ninguém nega é algo sério mesmo. Só que Deus não vai pedir perdão para você e nem para mim. Outro grupo de pessoas que acham que, as vezes acabam achando que Deus não é bom , são as auto justificadas. As pessoas acham que suas boas obras as justificam, e não a justiça de Jesus, essas pessoas acabam de alguma forma as vezes se levantando contra Deus, eles tiram Deus do trono e julgam Deus. Como num debate entre o Dalkim e o Douglas Wilson, ele pergunta para o Douglas Wilson, o ateu pergunta assim: Doug me responda uma coisa, como um Deus de amor pode mandar as pessoas para os tormentos terríveis do inferno? Aí o Doug pergunta, terrível porquê? Se você é ateu, como que você pode dizer se algo é ruim ou bom? Não porque eu acho ruim, não, mas essa é tua percepção. Porque que o inferno é algo ruim, se você é ateu? Se não tem bom nem mal, como algo é terrível? Quando ele diz que o inferno é terrível ele está tirando Deus do trono e está julgando Deus, chamando Deus não é bom. Porque Deus envia pecadores para o inferno e nós fazemos isso muitas e muitas vezes. Onde está o Deus da justiça. Outra coisa que essa pergunta do verso dezessete revela é que eles no fundo no fundo, eles acham que eles estão bem, porque eles estão dizendo: Deus vem para o mundo e julga essa parada. A questão é se o senhor vier julgar mesmo, eles serão julgados juntos, porque eles estão em pecado. A questão é, muitas vezes nós fazemos isso, amor para mim e justiça para os outros, misericórdia de Deus para mim, mas olha senhor destrói isso aí, quebra, mata. Eu sei que orações imprecatórias tem o seu lugar mas olha provavelmente cristãos vão passar a vida e não vão orar nunca esse tipo de oração. Eles estão olhando para o pecado dos outros e não deles, eles estão olhando para nação da época e não para o pecado deles, só que Deus esta olhando antes de olhar para o pecado das nações, Deus está olhando o pecado deles, Porque o juízo de Deus, como disse o apostolo Pedro, ele vem mas ele começa antes pela casa de Deus. Antes de Deus julgar o mundo, Deus vai colocar a casa dele em ordem. Nós não deixamos um legado olhando para os outros antes de nós, não deixamos.

Existem quatro visões sobre o que envolve Deus e o mal. A primeira visão é o ateísmo, o ateísmo diz que não há Deus, logo Deus não está envolvido com o mal, o ateu de verdade mesmo não os da ateia aqueles sorvetinhos, aqueles pãezinhos de queijo, aqueles quindinzinhos assim. Ateu o da antiga mesmo, ateu mesmo nem fala em Deus. Ah! Deus criou o mal. Não, Deus não criou o mal porque não existe Deus, então ele não bota nada nas costas de Deus. Tá então o ateu mesmo não tem problema com o mal, porque ele não crê em Deus.

Aí tem a segunda que é o deísmo. Quem aqui acompanha a serie dos irmãos winchester? “Supernatural”? Só eu e tu Débora! Abandonaram? Tu tá acompanhando também? Que temporada tu tá? Há! Então tu tá na temporada certa, na 12! Como na 12? Ta na 13! Háááá, tá! Sempre tem uma desculpinha. Mas beleza, beleza, quem conhece o supernatural aqui, quem conhece? Então tá, beleza, vocês abandonaram a série, era boa até a quinta, todo mundo faz isso né? Tudo é bom até a quinta, é verdade. “Smallville” era boa até a quinta, “Friends” os caras, era boa até a quinta, É! Tudo, não sei por quê? Quinta, sexta fica ruim, não sei por quê, beleza. Qual é a cosmo visão do supernatural? É a cosmo visão deísta. Deus na série é o Chuck, um Deus meio desmaiado ali né, ele faz o mundo e o que ele faz? Ele vaza e vai embora, o deísmo prega isto. Deus fez o mundo, Deus fez todo o mundo e Deus foi embora. Deus botou algumas leis, algumas regras ali e elas vão acontecendo automaticamente sem ninguém sustentar elas, e Deus foi embora. Boa viagem! Fique tranquilo, há um Deus, mas ele tá longe, ele está distante.

A terceira é o humanismo, ele vai dizer que Deus é bom, mas que ele também é maligno, que é aquela… Representado por aquela imagem do “yang young”, “cheng Young”, riumyouyoug. Você sabe o que estou dizendo tá bom, sabe aquela imagem? Que eu não tenho obrigação de falar outro idioma aqui tá bom? Que não seja latim, grego e hebraico. Ela, como é que é o negócio, ela é um círculo, ela tem uma voltinha e tem o preto e o branco, e tem um pontinho no preto que é branco e tem um pontinho no branco que é preto. Estão dizendo o quê? Que é o bem e o mal, que eu já acho um racismo, porque que o preto tem que ser mal? Né negão? (risos) racismo, racistas né? Mas beleza, eu também me indignava com isso aí, eu estava na igreja e o cara… não que eu estava lá… e de repente vem um lá um ser preto. Mas porque que o preto, e o anjo era loirinho, o anjo era loirinho, gato preto os caras falavam que… eu fico louco com isso.

Mas e aí o humanismo. Só que o humanismo vai dizer o que? Deus é bom e maligno. A questão é que, isso é terrível, mas muitos cristãos pensam assim ao dizer que Deus criou o mal. Aí tem o cristianismo, o cristianismo diz que Deus é o que? Bom, Deus é mal? Não! Deus odeia o mal, Deus abomina o mal. O mal, ah mas quem criou o mal? O mal não é uma criação, o mal é uma perversão, da mesma forma que o câncer não é uma, o câncer precisa de um corpo vivo, o câncer é uma perversão. É obvio que tudo vem da mão de Deus. A grande questão é que o cristianismo vai dizer uma coisa. Vou dar um exemplo para vocês bem fácil aqui. Sabe a liga da justiça? Sabe o filme agora da liga da justiça? Vocês comeram antes de vir para cá? Sabe liga da justiça, vai ver liga da justiça, senta pra ver o filme daí começa o filme lá a mulher maravilha fazendo umas cara, o Batman bochechudo, o primeiro Batman com uns bochechão, o Bem Affleck com uns bochechão – Marta! E você tá vendo filme quando vinte minutos, o cara levanta – Eu vou embora! Porque tu vai embora? – Eu não vi o Superman! Mas calma. – Não quero saber. O Superman não apareceu ainda. O Superman com as tetas peludas, não apareceu ainda. Eu vou embora. Falei teta peluda o Kauê se alegrou (risos). É o cara tem dois balões assim né meu. – Eu vou embora. A questão é que o cara tá bravo porque o Superman não apareceu ainda porque o filme ainda não acabou. Quando eu vejo pessoas falando do mal. Hey! Calma aí meu veio, nós estamos no meio do filme ainda, não subiu as letras de apocalipse 22. Deus vai acabar com o mal. Deus vai destruir com o mal, ele vai enxugar dos nossos olhos, toda a lagrima, só que o filme não acabou ainda, espera. Esse é o cristianismo. Daí você escolhe, não tem Deus, Deus foi embora, Deus é mal ou Deus vai acabar com o mal, Deus é bom? Cristianismo! Coisa boa tá neste time. Eu pergunto pra você, você está focado nos seus pecados, ou no pecado dos outros? Como o povo aqui de Malaquias, você está quebrantado diante do Senhor? Ou você está com a dura servis, com o pescoço duro, como diz as línguas originais da bíblia, sabe quando o cara é obstinado na bíblia, há! O fulano era obstinado na bíblia, obstinado no original era pescoço duro. Você não se curva diante de Deus, você é orgulhoso, orgulhosa. Quais são as suas queixas? Quais são as suas acusações contra Deus? Então em primeiro lugar o que fica claro nesse texto é que os caras estão fazendo o quê? Duvidando… Vamos lá gente vocês anotaram aí… Eles estão duvidando de Deus, não existe confiança em Deus pra esses caras. Em segundo lugar o que fica claro neste texto é que não importa o que aconteça, não importa, Jesus é a resposta. Não importa o que aconteça, Jesus é a resposta, os caras do verso 17 eles estão se queixando pra Deus, aí a gente pensa assim – como que deus vai responder isso aqui Robson? Como que Deus vai responder? Capitulo 3, verso 1, olha comigo aí cabeção: enviarei o meu? Quem? – mensageiro. Enviarei o meu mensageiro. Que preparará o caminho? Diante de? – Mim. Deus ta dizendo, os caras cadê a injustiça, é que Deus responde do jeito que Ele quer. Deus responde há! Deus não faz assim, há! Por favor deixa eu te explicar uma coisa, a justiça. É Deus cara, os caras cadê a justiça? Aí Deus olha para os caras assim, eu vou enviar, olha o jeito que Deus responde. Eu vou enviar meu mensageiro, sabe assim batedor, os caras… Vem vindo uma autoridade, daí vem os batedores de moto, aquelas Harley 1960, cada saída tem que trocar o óleo porque fica pingando óleo. E os caras vão parando e eles vão parando e parando, e aquela autoridade vai passando e os batedores. É esse cara que Deus diz que vai enviar, quem é o mensageiro que Deus vai enviar aqui? Quem vai preparar o caminho para o Senhor, quem é? Porque? Eu não perguntei, vou perguntar de novo. É o Senhor Deus, está dizendo – Eu vou enviar um mensageiro que vai preparar o caminho, pra Deus vir, tá? Qual é o nome do mensageiro? João, Batista é o sobrenome dele? Porque? Porque é Batista? Porque ele batizava. Não é que ele teve um filho aí, Jael Batista, ta bom? Ta bom? Cristo não é sobrenome! Abre em Mateus 11,10, pra deixar claro aqui, quem é? Há! O Jackson tá inventando aqui um Batista, né? Sempre com um papinho, sempre com uma coisa, tu não me engana Jackson. Mt 11, essa bíblia aqui é nova, 11 verso 7,

7 Ao partirem Jesus, Mateus ta…! Ao partirem Jesus começou a falar as multidões a respeito de quem? – João, de quem? – João. De quem? João que foste ver no deserto um caniço agitado pelo vento, o cara era, o cara era cuera meu, Eita! Um caniço agitado pelo vento, primeiro que o cara ficava no deserto.

8 Mas o que fostes ver um homem trajado de roupas finas, calças da morango moreno? Nããão (risos)…. aqueles que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.

9 Então o que fostes ver? Um profeta? Sim! Vos digo e muito mais do que profeta.

Verso 10:

10 Este é de quem está escrito, Jesus tá falando de João Batista, estou enviando a tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho diante de ti.

11 Em verdade vos digo que entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior que João Batista, mas o menor no reino de Deus é maior que ele.

Deus está dizendo, eu vou enviar um mensageiro, a bíblia é algo fantástico, Deus está dizendo provavelmente 500 anos antes de mandar João, 500 anos antes, quero que você entenda três fatos sobre a bíblia. Primeiro ela vem de Deus, só Deus pode falar as coisas antes de elas acontecerem, só Deus, 25% da bíblia é profética, Deus vai dizer – vai acontecer tal coisa, e as coisas acontecem, vocês imaginam? Quem diria que 2016 o Inter cairia para a segunda divisão, quem diria? Lá estava, lá o Baldasso sem vergonha, cachorro, demoníaco dizendo – Time grande não cai. Uéééé?! Onde está o teu deus agora? Quem diria que em 2016 nós seríamos campões da copa do Brasil e depois de 15 anos, já era pra ter parado por aí, mas não veio 2017. Hellison, te alegra comigo, o Inter não sobe, o Inter não sobe em primeiro, estão comemorando vaga e o Grêmio é tri campão da América. Nenhum gremi… Não falando sério, nenhum gremista acreditaria nisso, se alguém dissesse – eu vou dizer uma coisa assim Ualááá! Só Deus conhece o futuro, então Deus tá dizendo 500 anos antes, eu vou enviar um cara, locão, come mel, gafanhoto, se veste com pelo. Louco, aí. Eu sempre quando leio o texto de João Batista eu e a Talita, a gente começa a rir. Um dia eu estou caminhando no centro de Porto Alegre, aí quando veio um gurisão, com uma bombacha, uma alpargata, um chapéu, uma camiseta e uma bíblia. E ele caminhava no centro de Porto Alegre e dizia só isso – O reino de Deus está próximo! O reino de Deus está próximo! Se arrependam, o reino de Deus está próximo! Era só isso que ele falava, eu olhei aquele cara e disse assim – Que cara fera meu! Eu vou falar com esse cara, cheguei perto do cara, o cara tri lúcido assim, hô! Meu irmão tudo bem? Não sei o que, – de onde é que tu é? Eu sou do interior do estado – o que está fazendo aí? Não, eu vim pregar aqui nesta cidade, cidade destruída pelo pecado, nesta cidade, eu vim pregar aqui nesta cidade, vim aqui, Deus me enviou pra falar que o reino de deus está próximo! Deus só me deu esta mensagem, só faltei perguntar o nome – qual teu nome? João! Daí eu ia ficar com medo (risos), eu não perguntei, então? Em primeiro lugar a bíblia vem de Deus, em segundo é o único livro que Deus escreveu, não existe nenhuma religião que tem o livro igual, não tem. Ah! Mas o fulano, não tem, não tem, é que tu não leu, é diferente, o jeito que a bíblia se apresenta é diferente. Ah! Mas o livro de Mórmon… Mas o livro de mórmon? O livro de mórmon é a maior furada, maior furada, não mas os escritos da Ellen White? Não, não, não é plagio. Ah! Mas e o alcorão? Não cara o alcorão foi escrito por um carinha lá, na verdade os caras juntaram as coisas, é só palavras do próprio Maomé, é diferente. Deus inspirou, a palavra é sopro, Deus inspirou quem escreveu a escritura. Em terceiro a bíblia é toda sobre Jesus, eles estão querendo justiça, e Deus está dizendo o que? Eu vou enviar um mensageiro, eles estão colocando Deus no banco dos réus, estão julgando Deus, só que agora no verso do 1 ao 5. Deus vai colocar eles no lugar deles, primeiro, olha o que diz o verso 1:

1 Enviarei o meu mensageiro que preparara o meu caminho diante de mim, e de repente o Senhor a quem buscais, o mensageiro da aliança, olha o mensageiro aqui é Jesus, o mensageiro da aliança, a quem desejais virá ao seu templo, e ele vem diz o senhor dos exércitos.

Olha aqui, há! Isso é muito fera! Enviarei o meu mensageiro que preparará o caminho diante de quem? De mim. Diante de quem? De mim. Deus está dizendo eu vou enviar um mensageiro que vai preparar o caminho diante de? João Batista preparou o caminho pra quem? Jesus é Deus. Vocês entenderam? Porque Deus está dizendo aqui, eu vou enviar alguém que vai preparar o caminho diante de mim, o senhor está dizendo isso. Jesus! Ele preparou o caminho pra Jesus. Isso é muito lindo. Outra pergunta, Malaquias está falando de qual vinda? Da primeira vinda ou da segunda? Primeira? Quem falou primeira? Primeira? Quem dá mais? Segunda, primeira? Primeira, segunda? Ninguém vota na segunda? Ninguém vota? Woh!

2 Mas quem suportará o dia da sua vinda? Verso 2 – quem permanecerá de pé quando ele aparecer? Verso 5:

5 E Irei a vós com juízo, isso aqui não é sobre a segunda vinda será?

Tu vota na segunda Elvis? – na segunda. Aí que está?! É isso aí, Malaquias está falando das duas vindas de Jesus, da primeira e da segunda. A primeira vinda, a primeira vinda é graça, bondade, é misericórdia, as outras religiões pra você chegar até Deus, você tem que reencarnar, aqui eu… Desculpa gente se tem algum espírita vendo isso aqui, eu peço perdão pra você, mas eu não consigo creditar em uma religião em que todo o mundo era faraó na outra encarnação, fala, fala nin… Todo mundo – eu era faraó, no mundo só tinha faraó? Ninguém diz assim, eu era uma prostituta, eu vivi 15 anos bêbado, drogado, ninguém. Todo mundo na outra reencarnação Robson, era uma coisa importante. Mas por que que hoje tu estas morando aqui em Porto alegre, pegando ônibus, dois ônibus pegando para ir para o trabalho se tu era faraó? Por que que tu está lutando para pagar boleto, pra emagrecer se tu era faraó? O que tu fez de tão mal? Não dá pra acreditar em uma religião dessa, não tem como.

Então em outras religiões tu tem que reencarnar, tu precisa pagar alguma coisa, você precisa fazer! No “romanismo” tu tem que cumprir a penitencia, fazer isso aqui e aquilo pra tu ir até Deus. O Evangelho é diferente, Deus vem a nós, Deus desce, Deus vem. O que Malaquias está falando aqui é sobre o natal, João Batista é esse batedor vindo antes de jesus, vocês viram o Grêmio chegando campeão da América ai os batedores indo na frente! Gloria a Deus pelos batedores! A pergunta é verso 1:

1 enviarei o meu mensageiro a quem preparará o caminho de ante de mim, olha só e de repente o senhor a quem buscais, o mensageiro da aliança a quem desejais vira ao seu templo.

Deus está dizendo, eu vou vir ao templo, eu vou entrar no templo, isso é forte demais! Vocês não se lembram de Ageu capítulo 2, verso 9 quando a gloria da segunda casa será maior que a gloria da primeira, olha aqui comigo. Eles voltaram do exilio babilônico, reconstruíram o templo, o templo ficou meio desmaiado, feio não era igual ao templo de Salomão que a gloria de Deus invadia o templo. Os sacerdotes caíram, agora algumas pessoas que viram aquele templo, estão bem velhinhos, estão vendo o segundo templo, eles estão chorando! O que que é isso que horror e tem uns jovens que estão chorando de alegria! Então é choro de alegria misturado com choro de tristeza, ai Ageu diz: fiquem tranquilos a gloria da segunda casa será maior que a gloria da primeira! Isso aqui não está falando da tua vida ta! Não, a gloria da segunda casa! Não, para. Tudo é tua vida! Tudo é tua vida! Não agora meu carro vai ser melhor que o primeiro, eu vou ter uma outra mulher e vai ser melhor que a primeira!! Para com isso!! A bíblia já fala sobre casamento e não é nesse texto! Está falando sobre o templo! Tu vê a história de Israel não teve algo de tão glorioso! Será que Ageu mentiu? Uma outra coisa, Deus está dizendo que vai entrar no templo! O templo foi destruído em que ano? 70 D.C general Tito invadiu Jerusalém e destruiu tudo ou seja, o Senhor tem que ter entrado até o ano 70 por que não tem mais templo. A questão é que isso se cumpre em Lucas capítulo 2, verso 21 quando Maria está levando Jesus menininho pra apresentar no templo! A gloria da segunda casa é maior sabe por que?? Porque o Deus encarnado entra nela!! Porque jesus entra nela encarnado por isso que a gloria da segunda casa é maior do que a primeira!! Se cumpre Deus está dizendo: eu vou entrar no templo!! E ele entrou nos braços de Maria no templo!! Isso é demais!! Aquele bebezinho ali que Maria sustentava nos braços, ele está sustentando o universo e estava sustentando Maria! Quando Maria beijava o rostinho daquele bebê, ela beijava o rosto de Deus!! E naquele bebê como diz Luthero estava depositado todas as nossas esperanças, quando ele tremia de frio ele ao mesmo tempo fazia os demônios tremerem de medo!! Jesus veio ao templo!! A gloria da segunda casa foi maior!!aquele bebê é o próprio Deus encarnado, nós nos curvamos perante esse bebê!! Verso 2 e verso 3!! Verso 2:

2 Mas quem suportará o dia da sua vinda? quem vai suportar? Quem vai permanecer em pé quando ele aparecer? Pois ele será como fogo do ourives e como sabão do lavandeiro.

Verso 3.

3 Ele se assentará como afinador e purificador de prata, purificará os Levitas e os refinara como ouro e como prata, até que levem ao Senhor as ofertas com justiça.

Deus está dizendo que ele é o purificador da prata, purificador do ouro, o que é isso? Quem aqui já teve a oportunidade de ver os caras que trabalham com metais. O que eles fazem para purificar um metal? Eles vão colocar fogo, fogo e a impureza sobe eles vão tirar a impureza e aquele metal está bom, e o ourives sabe que o metal está bom quando ele se vê!! No metal. Ele se enxerga!! Está bom!! A questão é quando você e eu só estamos bom para Deus quando Deus vê Jesus em nós!! Quando o Senhor nos vê quando o Senhor vê o próprio Deus em nós!! E é Deus que faz isso, ele é o ourives, ele é que está trabalhando em você, é ele que faz isso em você e em mim. É obra de Deus, Deus é o restaurador. Como diz Hernandes Diaz Lopes em seu comentário. “Deus é o restaurador do ofertante e da oferta.” A pergunta é se Deus vem de forma humilde até nós, porque nós somos tão orgulhosos? Porque nós somos tão arrogantes? Devemos nos humilhar. Outra coisa, o próprio percurso de Jesus, João batista ele era humilde! O que que ele disse? “Eu não sou digno nem de desatar as tuas sandálias, convém que eu desapareça, que eu diminua e que ele cresça” e foi exatamente o que aconteceu! Porque que Jesus fala que João foi o maior homem que já pisou nesse mundo aqui? Porque a vida de João era apontar para a vida de Jesus, quanto mais ele se humilhou, isso fez ele o maior homem desse mundo, porque a vida de João era sobre a vida de Jesus, a vida de João era apontar, “eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Jesus é a resposta pra tua vida. Você faz queixas para Deus, mas você intende que Jesus é a resposta? Jesus é a resposta para as tuas crises. Jesus é a resposta para a tua ansiedade. Jesus é a resposta para as tuas angustias, a tua vida aponta para Jesus?

Eu não tenho nada contra psicólogo, psiquiatra, nada contra. Eu já fui já enlouqueci alguns, o cara rasgou o diploma na minha frente chorando eu não entendo isso. A questão é a psicologia moderna, ela vendeu algo e a igreja comprou. Que é o que? Nós não temos as respostas, eu não estou falando contra psicólogos, existem ótimos psicólogos e não estou nem falando de psicólogos cristãos, não estou falando contra isso, mas a questão é que a igreja tem as respostas sim. A bíblia tem as respostas sim! A bíblia fala abertamente sobre ansiedade, diversas vezes. A pergunta é, Jesus é a resposta?

Para terminar. Em terceiro o que eu vejo nesse texto, é que ninguém vai suportar a vinda do senhor. Verso 2:

2 Mas quem suportará o dia da sua vinda?

É uma pergunta retórica, ninguém!! Ninguém vai suportar o dia da vinda do senhor, ninguém vai conseguir suportar! Ninguém vai ganhar dele. Ninguém vai ganhar dele. Na primeira vinda ele apanhou na segunda vinda ele não vai apanhar. Na primeira vinda ele esteve diante de Pilatos, Pilatos o jugou. Na segunda vinda Pilatos vai estar diante dele. E ele vai julgar Pilatos. Na primeira vinda Herodes riu dele, na segunda vinda Herodes não vai rir. Jesus julgará Anas, Caifas, Herodes, Pilatos. Jesus julgará aqueles guardas romanos que bateram, que ofenderam Jesus. Ron Kenoly tem uma música do disco Majesty que diz: “O rei está vindo com fogo nos seus olhos.” Jesus está vindo com ira, com força. A primeira vinda ele vem para salvar, a segunda ele vem para condenar. Verso cinco fala da segunda vinda: E irei avós com o que? Juízo. O texto fala sobre feiticeiros. Aí você pensa assim que bom não sou feiticeiro né? Será? Será que não tem dentro de você uma ideia de feitiçaria. Que é, eu vou fazer isso para Deus, fazer aquilo. Isso é mente de feiticeiro, isso é feitiçaria. Vou fazer isso daí Deus faz aquilo. Pensou assim é feitiçaria. Sabe aquela ideia vou fazer a dança da chuva, vou dar dinheiro aqui para ganhar ali. Vou fazer isso aqui porque daí Deus faz isso. Deus não é tuas “negas.” Deus não é aquele que faz aquilo que tu queres que ele faça. Ele é soberano. Ele é Senhor. Ele reina. Ele é todo poderoso e ele está dizendo: quem vai suportar? Verso cinco Eu vou até vocês com juízo, vou julgar os feiticeiros, os adúlteros. Deus destruirá os adúlteros. E o adultério começa na tua mente. Deus destruirá os mentirosos, Deus abomina a mentira, pare de mentir para a tua esposa, para o teu filho para os teus amigos para a igreja para os pastores. Deus destruirá os exploradores dos fracos. Verso cinco ainda. Nós somos chamados a não perverter o salário da viúva, dos trabalhadores, dos órfãos não destruir os direitos dos estrangeiros. Isso aqui é muito bom para nós que somos gaúchos, eu não estou falando que agora nós não devemos amar nossa terra. Eu não estou dizendo isso, eu estive em Goiás. Não, não foi Mato Grosso do Sul, em 2013 daí estava uns irmãos de Goiás lá e os cara ficaram brabos porque eu sei cantar o hino do Rio Grande do Sul. Ficaram brabos, eu disse: te vira rapaz, canta o hino do teu estado aí. Eu não sei!!! Eu não tenho culpa cara, mas me larga! Me larga eu quero cantar, quero botar a mão no peito, quero, quero chorar cantando o hino do meu estado. O problema não é você amar o seu estado, isso é bom. Tenho lá a bandeira do Rio Grande do Sul na minha casa. O problema não é esse… O problema é quando você se considera superior, melhor. Quando você não acolhe o estrangeiro, e o estrangeiro aqui não é só gente de outro país, não. É gente de outros costumes e principalmente de outros estados e isso é muito comum aqui no sul do Brasil. Malaquias está falando para gente tipo nós assim. Que somos orgulhosos. Volto a dizer, continua amando o teu time, amando o teu estado não tem problema. O problema é quando isso parte para querer destruir o outro. Por exemplo, cara eu tive agora na Paraíba, os caras são muito diferentes da gente, muito diferente. Os caras comem bucho de bode. Vocês têm noção o que é isso, eles botam o bucho do bode ali eles costuram e é um dinheirão aquilo. Eu fui, eu queria comer, mas uma coisa dentro de mim não queria. Está entendendo? Quando cheguei na coisa lá. Bah vou comer, que legal! Bucho de bode! Uhuuuu! A Talita não está nem aí, ela come os negócios tudo. E eu tô assim, é que legal! Daí quando eu cheguei, o restaurante estava lotado. E eu, bah! Que droga né!? Não vou comer bucho de bode. Daí fomos outro dia e eu senhor… Ajuda-me! Bucho de bode não! Estava lá, estava lotado o restaurante. Não comi! Mas os caras são diferentes. Só o que acontece, é um povo que ama Jesus. É um povo que é a imagem de Deus. Que tem sua história, suas praias, tudo lindo. Suas peculiaridades. Eu continuo sendo gaúcho e eles continuam sendo paraibanos. Mas eu vejo, o Brasil é mais ou menos um mix de apocalipse 5 quando João viu. Eu vi povos de toda a tribo, língua, nações, louvando ao cordeiro é o Brasil. Gente de costumes diferentes, gente de história diferente. O problema é que esse povo aqui em, Malaquias eles são orgulhosos como muitos dos gaúchos. Conversa com o João e com a Daniela. Conversamos com ele aqui na nossa catequese, a Daniela disse assim: Eu chorei quando cheguei ao estado do Rio Grande do Sul, a frieza de vocês. O contexto é outro, eles vêm de um local muito mais acolhedor, quando eu ouvi isso meu coração doeu aqui na catequese. É o que está acontecendo aqui, grave isso na sua mente, não existe legado para um povo rebelde.

Eu pergunto para você aqui para encerrar já estou terminando. Quanto tempo falta antes que Deus mate você, no seu pecado? Quanto tempo falta antes que Deus faça com que você morra agonizando por virar as costas para a misericórdia de Deus? Verso 5:

5 eu irei a vós com juízo.

Quem suportará o dia da vinda de Jesus? Quem? Eles estão pedindo justiça, Deus está dizendo. Ok deixa para mim. Eu vou julgar esse mundo. Quem suporta Deus? Quem ficou de pé diante do juízo de Deus? A boa notícia é Jesus. Jesus ficou de pé diante do juízo de Deus. Deus veio, o pai ficou contra o filho. Você merecia morrer, eu merecia morrer, mas Jesus Cristo absorveu no calvário toda a ira de Deus. Ele absorveu, ele suportou toda a ira de Deus. Por isso o seu pecado de queixa, de falta de contentamento em Deu. Ele encontra perdão na cruz de Jesus. Jesus pode perdoar você aqui esta manhã. Jesus pode transformar você. O Espírito Santo pode mudar você. Talvez você seja um queixoso, uma mulher que vive reclamando de tudo. Irmã, Deus pode mudar. O Espírito Santo muda você, ele pega a obra de Cristo e ele aplica a obra de Cristo em você. Quem suportara o dia da vinda, quem suportara a vinda do filho de Deus? O próprio Deus. Deus suportou Deus. Nós fugimos do Deus irado para o Deus amoroso, nós pedimos que no momento da ira do Senhor ele se lembre da sua misericórdia. Há um chamado ao arrependimento aqui hoje essa manhã. E que você saia daqui um missionário, pregando o evangelho, amando os perdidos, amando aquelas pessoas que são diferentes de vocês, que tem um sotaque diferente do teu. Aqui em Canoas, aqui em Canoas quando um pastor baiano, assumiu a igreja, quando ele pegou o púlpito, quando ele falou as primeiras palavras no microfone, que saiu com sotaque baiano, metade da igreja se levantou e foi embora. Esse é o nosso povo, que a gente foi chamado a pregar para este povo.

Feche os olhos:

Senhor tem misericórdia de nós. Que tua mão se estenda sobre nós, trazendo graça, misericórdia, perdão, compaixão. Que possamos estar escondidos no senhor, naquele que nos perdoa, naquele que nos resgata. Não permita senhor, não permita que venhamos a ser destruídos no nosso pecado. Mas que tuas misericórdias nós alcance, que nossas palavras não venham a ser de queixas contra o senhor. Que possamos no bondoso e no maravilhoso nome de Jesus te amar, e não ter palavras de acusação contra o Senhor. Oh! Deus olha para o teu povo, que venhamos a deixar um legado para a gloria do nome do Senhor. Em nome de Jesus eu oro e eu te agradeço Senhor.

Amém.

Pastor Jackson Jaques

3 de dezembro de 2017