FAÇA GUERRA CONTRA A INFELICIDADE (Semana #8)




Oitavo sermão da série FAÇA GUERRA, pregado pelo pastor Jackson Jacques, na igreja Vintage180, dia 18 de fevereiro de 2018.

Download PDF

Faça Guerra Contra a Infelicidade

Bom dia, Vietnã, como vocês estão? Felizes? Sim, felizes? Legal aí, o Daniel de barba feita, o Ismael de barba feita, isso aí, fico feliz por vocês, de verdade mesmo, Ismael acho ate que tu ficaste melhor assim cara, sério mesmo, sério mesmo, sem, sem pegadinha, sem nada assim, é terrível tu falar as coisas e as pessoas ficam te olhando assim, o que ele quer dizer com isto??? Não, eu só quero dizer isso mesmo, então.

Nós estamos em uma série sobre guerra, faça guerra contra pecado, faça guerra, porque nós sempre pensamos que, o diabo é nosso único inimigo, a Bíblia apresenta o diabo como nosso único inimigo, mas não é na maioria das vezes o problema somos nós, e por uma simples razão, nós temos uma natureza pecaminosa, nós temos uma natureza que se opõe a Deus, que se opõe as coisas de Deus, então Deus precisa romper, Deus precisa quebrar a nossa natureza, e isso dói, isso se chama santificação, conversão, e depois santificação, ok?

Então, eu não sei assim como tem sido, como foi de ontem pra hoje, eu preguei aqui pras mulheres, no Casa Von Bora, não sei como que as mulheres chegaram em casa, mas eu quero dizer pra vocês que, depois que este sermão cair na internet, se alguém falar, se alguém ouvir falar alguma coisa sem contexto algum, não importa, eu gravei ele basicamente para que os homens da igreja ouvissem esse sermão, ou sozinhos, ou com a esposa, e conversassem sobre isso, sobre alguns pontos do que foi falado ali, qualquer dúvida, ou discordância, chame os presbíteros, tá bom? Não fique na sua casa, remoendo, pensando mal, chame os presbíteros, não duvide sozinha ou sozinho, chame os presbíteros para que você possa ser confrontado também pela palavra de Deus, para que se fizemos algo que a Bíblia não aprova, viemos corrigir o rumo, ok?

Bom gente, então, eu não sei vocês, mas eu desejo, do fundo do meu coração que vocês tenham lares felizes, eu desejo que vocês sejam felizes. Ontem eu vim aqui falei com as mulheres, falei um pouco mais forte, um pouco mais firme, mas do fundo do meu coração, eu desejo que vocês sejam felizes, alegres, existe um grande problema no meio reformado, quando ao termo feliz, né? Isto sempre me lembra da Valéria, entre tantas, como é que é Valeria? Vocês precisam pedir aqui depois do culto, nós vamos reunir as pessoas e a Valéria vai cantar o hino de Feliz pra nós, com sotaque alemão, né Valéria?! É muito legal, é muito legal, e nós temos isto gravado também. Nós queremos ser felizes, nós queremos ser alegres e no meio reformado, tem um moasco quanto a isso, no meio, na verdade não é reformado, no meio mais, neste neo-puritanismo que tem surgido aí, com jovens que nem arrumam a cama, moram com os pais, nada contra com isso, se você não tem mais de 30, 35 anos de idade, e eles ficam falando contra assim, não, não, você tem que ser fiel , você tem que ser santo, e algumas pessoas, se sentem culpadas, por querer buscar felicidade, buscar aquilo que faz feliz, ou lutar contra a infelicidade, guerrear contra a infelicidade, muitos caem em depressão, muitos caem em angustias, e às vezes não sabem o que fazer.

Já notou que o mundo, presta bem atenção aqui, o mundo não tem uma noção certa, do que é isto, o que é aquilo, por exemplo, tem um curso para maridos ridículo na televisão, já foi legalzinho no começo, apresentado pelo Luigi Baricelli e umas mulheres lá peladas, e eles ficam querendo ensinar lá os homens a serem maridos, e na maioria dos casos, eles pegam uns caras imbecis e eles precisam mesmo espancar os caras, mas aí eles pegam uns casos onde, as mulheres, eles colocam, uns caras vendo as mulheres no telão, as suas esposas, e tem um cara lá todo bombado, todo marombado com óleo no corpo, eu não entendo porque eles gostam, pessoas que fazem academia de passar óleo no corpo, eu não entendo isso, eu não entendo porque os caras que fazem academia gostam de passar óleo Monange no corpo, eu não entendo óleo Paixão, entendeu?

Eu não entendo isso, aí tava o cara dançando lá, as mulheres ficavam passando a mão no cara, alisando ele, e daí os caras disseram no curso para maridos que eles estavam testando o domínio próprio dos maridos, e daí tinha um cara lá, tinha um só, que honrou o saco escrotal dele, não posso falar palavras fortes neste horário, este horário da família tradicional brasileira, ele honrou o saco escrotal dele e ele começou a brigar, saiu dando soco em todo mundo, eu disse este aí é o único homem deste lugar. O cara está vendo lá, as mulheres todas passando a mão no cara, e os maridos, “não, nós temos que ficar aqui, nos fazemos parte de um reality show”. Quebra tudo rapaz!!

E eu noto, eu falei para minha esposa, que o mundo, ele não tem, às vezes ele acertam em cima, e às vezes eles fazem umas coisas muito erradas, eu disse, sabe por que isso meu amor? Porque eles não têm a Bíblia, eles não têm a escritura, eles nem sabem como um deve ser, tem um a vaga ideia, às vezes acerta, mas na maioria das vezes vão fazer coisas misturadas com erros com acertos, assim é em tudo, presta atenção aqui, assim é em tudo, em tudo na vida, ate a forma de cultuar, porque nos cultuamos do jeito que nós cultuamos? Porque nós cultuamos a Deus e nós entendemos que isto foi revelado na escritura, Deus revela a forma que ele deve ser adorado, adorar a Deus de um jeito que ele não revelou, é não adora-lo, então, ate para ser feliz você precisa procurar na Bíblia, porque você está manchado pelo pecado, de tal forma que você não sabe nem o que é felicidade, e precisa alguém externo, neste caso Deus, o criador dos céus e da terra, e o sustentador de todas as coisas, vir e explicar para você, Arthur, isso aqui é felicidade, isso aqui é felicidade, isso é felicidade, isso aqui, segue este caminho aqui, é igual criança, ela não entende, ela não entende.

O Maicon acorda de manhã, e daí ele pega a Sophia e diz assim, meu amor, vamos sair com o papai? E ele pega e leva a Sophia pra sair, a Sophia bem pequenininha, gorduchinha quando era menor, né, parecia uma bolotinha caminhando assim, aí o Maicon leva ela até um posto de saúde, tem uma mulher de branco e o Maicon diz, o papai te ama, a mulher tira uma seringa e da uma injeção nela, dói, ela chora, e ela não entende isso, mas nós sabemos como adultos que isso é um ato de amor, assim Deus, Deus é o nosso pai.

Existem inúmeras variáveis que você não conhece, que você desconhece, que você acha que conhece, você e eu somos tão tolos, que nós achamos que conhecemos, e na luta contra a infelicidade, acabamos pegando caminhos errados, e eu quero falar pra você aqui como guerrear contra a infelicidade, como ser feliz, você quer ser feliz, isso é legitimo, você quer ser feliz, isso é bom, mas como que você vai fazer isso? De que forma? Começa por onde? O que é a felicidade de fato?Então abre a Bíblia em Salmos, capítulo 1, porque aqui está claro, está escancarado como seremos felizes, Salmos 1, eu amo este salmo, este salmo é demais.

Salmos 1, vamos ler? Você não vai fechar a Bíblia, vai ficar com a Bíblia aberta aÍ, ok? Então, na página 491, na Almeida 21, tá bom?

– A felicidade dos justos e o destino dos ímpios

1 – Bem-aventurado, o quer dizer bem-aventurado? Mais do que feliz, então, ó, quero ser feliz, é aqui que eu estou, opa, eu estou no lugar certo, eles vão falar o que eu quero saber, ou então vamos lá. Mais do que feliz, ser feliz é pouco, é mais, Mais do que feliz é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores;

2 – pelo contrário, seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita dia e noite.

3 – Ele será como o que? Como que? A árvore plantada junto às correntes de águas, que dá seu fruto no tempo certo e cuja folhagem não murcha. Tudo que ele fizer prosperará.

4 – Não é assim com os ímpios. Eles são como a palha que o vento dispersa.

5 – Por isso, os ímpios não prevalecerão no julgamento, nem os pecadores, na assembleia dos justos;

6 – porque o SENHOR recompensa, ou conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios traz destruição. Isso é forte. Isso é forte, vamos descompactar isso aqui?

Então, como que eu vou guerrear contra a infelicidade? Como que eu faço guerra? Você quer ser feliz? Quer ser feliz? Então leva a sério o que eu vou falar aqui para vocês hoje.

Em primeiro lugar, você guerreia contra a infelicidade, você guerreia em favor da alegria, você guerreia em favor da felicidade, da exultação de espírito, em primeiro lugar você precisa, se você quer ser, não tem outro caminho, não tem, em primeiro lugar, você deve odiar o pecado, e se deleitar na santidade, você tem que odiar o pecado, você tem que se deleitar na santidade, então vamos lá.

Do verso um ao verso três, está este tópico que eu estou falando, mais do que feliz. Este termo, bem-aventurado, ele aparece nos Salmos 26 vezes, ou seja, isto aqui é um tema importante para o salmista, é importante para o salmista isto aqui, eu peço muito gente, que vocês prestem atenção aqui.

Têm 3 progressões este versículo aqui, no primeiro, verso 1, olha bem comigo, Bem- aventurado aquele que não, se não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores; então, existem três transgressões aqui: a primeira está no verbo andar, deter-se e assentar-se; segunda progressão, conselho, caminho e roda; terceira progressão, ímpios, pecadores e zombadores; Vocês entenderão isto aqui? Isto aqui é de propósito gente, isto aqui é de propósito.

Vamos lá, o verso 1, o salmista não estava assim, vendo Ana Maria Braga e depois ele saiu escrevendo isto aqui, não, isto aqui é fruto de inspiração e de muito pensamento.

Bem – aventurado aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, e não assenta na roda dos zombadores, este cara é feliz, o homem feliz, quem é este cara então? Ele não faz esta progressão, ele não progride no pecado, ele não anda no conselho dos ímpios, ele não se detém no caminho dos zombadores, e ele não se assenta na roda dos zombadores.

Então, vamos lá, a primeira parte aqui, bem – aventurado aquele que não anda no conselho dos ímpios, então, esta primeira transgressão, andar no conselho dos ímpios, ela não é, não é, tem que explicar bem, ela não é um franco desprezo a Deus, este cara, ele não esta exteriorizando que ele está caindo em pecado, não está claro isto, olha bem aqui, bem – aventurado aquele que não anda no conselho dos ímpios, isto aqui é uma coisa simples, isto aqui é uma coisinha pequena, tem uma música do Kesin Krau, que se chama Slow Fade, ou seja, queda lenta, a queda do cristão ela não é de uma hora pra outra, quando você vê alguém abandonar a fé, isto vem há muito tempo atrás, só que nos não sabíamos, e nós somos mestres em esconder isto uns dos outros, isto inclui pastores, são mestres em burlar as coisas, então este primeiro aqui, bem – aventurado aquele que não anda, é um conselho apenas, dos ímpios, não é uma cara que esta com a camiseta, eu odeio Deus, não, não é um cara que esta agora virando as cruzes da cãs dele, da mãe dele, de cabeça para baixo, não.

Esse cara aqui da primeira parte do verso 1, é um cara que vai no culto, ele dizima, ele tem comunhão com os crentes, vive como se fosse imune ao pecado, eu pergunto para você essa manhã, você veio aqui para ouvir essa pergunta, e você ouça essa pergunta como se fosse o próprio Jesus te perguntando, como você está realmente diante de Deus? Você está ouvindo os conselhos das suas amigas, seus amigos do teu trabalho são quem pastoreiam você? Você pode estar já em processo de queda, adultério, ódio, morte, rancor, desprezo, isso não começa de uma hora para outra, do dia para noite, isso é um processo, talvez eu esteja pregando para pessoas aqui que estão ainda tendo suas práticas devocionais, mas isso está sendo mesclado com pequenas pinceladas do inimigo das nossas almas que quer destruir você, que faz falsas promessas para você e você às vezes infelizmente acredita, coloca sua confiança nisso.

Por favor, meu amado, meu irmão, eu rogo a você esta manhã, preste atenção aqui na palavra de Deus, Deus não mente. Você quer guerrear contra infelicidade, você quer? Jackson eu quero, então não ande no conselho dos ímpios, jovem transa antes do casamento, fica grávida, como isso acontece dentro da igreja? Mais do que você imagina, fala com uma colega de trabalho, mas eu conheço uma clínica, é muito recente ainda, existem muitos jovens dentro da igreja e não estou falando aqui de pecados passados seus, porque Jesus é poderoso para perdoar você, mas estou dizendo de coisas que podem acontecer hoje com você, e jovens vão lá e abortam seus filhos, eu estou falando de jovens crentes que eu conheço, namorado de filho de pastor, eu vi, eu não nasci, eu não cresci, eu não cheguei agora no evangelho gente, são anos e muitos anos. Não, mas ninguém vai saber, eu estou longe da minha esposa, é como se na verdade eu não estivesse debaixo das leis, daquilo que é ensinado na igreja que eu congrego, eu estou longe do meu estado, estou sozinho, a mulher é bonita, a proposta é boa, é para um momento de alegria e isso vai destruir a tua vida. Ah, mas o que importa, se meu marido não souber qual o problema, qual o problema se eu tiver um cônjuge no trabalho, alguém que eu não transo, mas alguém que eu acabo nutrindo um contato emocional com ele, eu falei isso aqui no Von Bora ontem, isso é seríssimo, muitas mulheres tem isso, tem um cônjuge no trabalho. Ele só quer dormir com você, eu disse isso ontem, quem não estava ouve agora, ele só quer dormir com você, ele só tem esse jeito macio de falar porque ele quer levar você para cama, é isso, ele não esta preocupado com seus dilemas, ele não é um bom homem.

Um bom homem diz: volte para teu marido, vá para teu marido, procure teu marido, um bom homem diz isso. Bem aventurado, feliz, mais do que feliz , aquele que não anda no conselho dos ímpios, agora nota a segunda progressão, não se detém no caminho dos zombadores, primeiro o cara só andava, entendeu, agora ele já para, ele para e se detém no caminho dos zombadores, mostrando que houve uma evolução na luta contra infelicidade. Ele ainda não está sentado junto com eles, mas ele já se detém no seu meio, ele já absorveu a sua forma de viver e seus valores. Será que isso aqui não é o teu retrato? Você participa da igreja, você participa das maldades do mundo, será que isso aqui não é um retrato da tua vida, você participa da santidade, mas participa da maldade, tem vida dupla, é uma coisa aqui, é uma coisa fora, você tem duas personalidades, gente eu quero dizer uma coisa, isso não só pode te levar para o inferno, mas isso pode adoecer tua alma aqui, agora, isso pode destruir a tua psique, isso pode causar danos seríssimos, isso pode te trazer depressão, angústia, isso pode deixar você alienado, destruído, quebrado por dentro, porque ninguém que vive vida dupla sobrevive a isso, ninguém, isso aqui é sério gente.

Como que é tua vida? Quem você é quando ninguém está te olhando, quem você é por dentro, quais são as palavras que você deixa de usar, mas que estão constantemente pulsando dentro do teu coração, quem você é quando não tem ninguém por perto, não tem pastor, não tem esposa, não tem marido, não tem amigo, não tem ninguém, só tem você e Deus, quem você é? Quer guerrear? Jackson eu quero, você quer guerrear contra a infelicidade? Não se detenha no caminho dos pecadores, vamos lá, tem a terceira progressão agora, então não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores, aqui é progressão.

Agora a consciência cauterizou de vez, a vida é vivida de forma obstinada contra Deus, ao ponto de se assentar na roda de zombadores, o nome de Jesus é blasfemado, nada se faz, pois nada se sente nada se faz, pois nada se sente. O cara caminhava no conselho dos ímpios, depois ele se deteve no caminho dos pecadores, agora ele se assenta na roda dos zombadores, daqueles que zombam de Deus, a vida dele agora é igual desses caras, eu não estou falando aqui que você não vai ter contato com ímpios, porque você é um missionário, eu estou dizendo em absorver o estilo de vida deles e não eles absorverem o seu estilo de vida, você conhece pessoas assim? Você já viu pessoas assim? Que vivem, se alegram em meio a pessoas que zombam o nome de Jesus e não fazem nada, eu quero dizer uma coisa aqui em nome de Jesus, e isso dói no meu coração porque eu sei que isso vai machucar algumas pessoas, mas eu preciso dizer, se você ver o nome de Jesus, escute isso aqui, se você ver o nome de Jesus ser achincalhado, jogado na lama e você não falar nada, há uma grande probabilidade de você nunca ter nascido de novo, você é um covarde, você é um covarde, se levante em nome de Jesus, onde quer que seja, perca por Jesus, perca pelo evangelho, se levante, se levante e mande as pessoas calarem a boca, Tito, Paulo diz, é necessário fazê-los calar, se você não…Jackson, eu não sou tão truncado como tu, ok, seja mais polido, que bom, queria ser como você, mas não sou, eu queria ser muito como você.

Então se levanta com muita educação e diga, senhor, senhora eu gostaria só de dizer uma coisa o que o senhor acabou de dizer não se refere a toda verdade, ou não é verdade, existe isso aqui também, você coloca muito obrigado e se assenta, não fique quieto, não fique quieto. Eu me lembro, eu tinha 16 anos de idade, tipo eu era magro assim, tipo o Ismael, talvez ate mais, se viesse um vento, quando começava ventar muito Porto Alegre, o pessoal dizia assim Jackson bota esses tijolinhos no bolso, eles vão te segurar na terra dos viventes. Meu terno era com uma listra só gente, de tão magro que eu era, quando eu ia fazer salto em vara, a vara dizia agora minha vez. E eu me lembro que um dia eu estou trabalhando nas Americanas e o meu chefe Paulo, era o gerente, se levantou e começou tirar sarro com nome de Jesus, já tinha acabado o expediente, estava só os funcionários, aí ele estava arrumando, que ate então as Americanas era a maior Páscoa do mundo, aquela propaganda toda, era um inferno a época da Páscoa nas Americanas, a época da páscoa é fantástica e eu me lembro que ele veio começou a zombar nome de Jesus, e eu me lembro que eu estou atrás de um balcão, 16 anos, magro virado em cabeça e joelho, eu olhei para ele e disse assim, não Paulo cuidado porque Deus pode te enviar para o inferno, assim, assim para meu gerente, ele parou e ficou me olhando e tipo alguém nunca tinha dito isso para ele.

Então assim, talvez você não seja esse cara que vai falar na lata, mas você precisa dizer quando o nome de Deus é zombado, eu não estou dizendo aqui de qualquer coisa, você não vai ser um azulzinho sabe, o cara vira azulzinho das pessoas. Não só um pouquinho, vou te canetear aqui, não estou falando isso cara, deixa de ser um chato. Eu estou falando em zombaria contra o nome de Deus, falando de algo sério, você conhece pessoas assim, sabe as pessoas que ficam no meio de zombadores à vontade, são pessoas que fizeram esse caminho e a consciência não acusou, ou acusou e eles foram cauterizando a consciência. Se hoje você começar a andar no conselho dos ímpios, amanhã você vai se deter no caminho dos pecadores e depois de amanhã você vai se assentar na roda dos zombadores.

Você quer guerrear contra infelicidade? Você quer? Jackson eu quero. Talvez esse seja o último passo que você não deu ainda, não se assente na roda dos zombadores, não absorva o estilo de vida deles, suas piadas não são engraçadas, não é engraçado rir de Deus, não possui graça nenhuma. Depois da série dos 10 mandamentos algo que ficou muito forte no meu coração foi o nome de Deus, foi o nome de Deus. E daí, às vezes eu vou fazer uma piada e daí envolve o nome de Deus e na hora o Espírito Santo,puuf, sabe, os freios no arreio do cavalo, eu sou o cavalo de Deus, ai eu vejo minha boca vai para traz assim, tá bom Senhor, tá bom, opa, calma, não vou fazer isso, e assim tem sido, não tem graça piada com nome de Jesus, quer fazer piada com Paulo, faz, com Pedro, há o Pedro estava lá, faz, só não envolva o nome de Deus. Deus esta falando que nós não vamos rir com coisas que envolvem o nome de Deus, zombaria contra o nome de Deus, beleza então tá, a gente já entendeu o verso 1.

Verso 2, porque que esse cara não faz essa progressão, bem aventurado o que não anda, o que não se detém, e o que não se assenta, porque? Verso 2 vai mostrar a razão, não é na força da carne, você não vai fazer isso assim, eu não vou fazer isso, supletivo me ajuda, não, não. Verso 2, pelo contrário, aqui está o norte, o salmista sabe das manhas, paranauês, vem comigo, verso 2, pelo contrário o seu prazer está aonde? O seu prazer está na lei do Senhor, eita lasqueira, e na sua lei medita de vez em quando? Você entendeu o cara, meu isso aqui é muito, pelo contrário seu prazer esta na lei do Senhor, na tua lei medita de dia e de noite, a razão para qual ele não faça tudo isso esta no verso 2, primeiro ele diz não, porque antes ele havia dito sim, como assim? Primeiro esse cara diz não, mas antes ainda ele havia dito sim, somente quem diz para palavra quem diz não para o pecado, a igreja, a vida cristã não é somente dizer não, eles pensam que nós estamos dizendo não ao aborto, não, nós estamos dizendo sim a vida.

Você não tá dizendo simplesmente não ao adultério, você está dizendo sim ao casamento. Sabe qual é a melhor forma? Deus inventou a cura pra AIDS, as pessoas ficam: será que Deus vai inventar a cura pra AIDS? Sim! Existe! Chama-se casamento. Curou, curou. Ah não, mas eu sei o caso de uma transfusão de sangue… Negão, olha pra mim aqui, provavelmente já ouve diversos casos de AIDS no mundo em séculos passados, mas se erradicava, era um local onde não se espalhava pelo mundo, não sei se você sabe disso, você já estudou isso, tá? Então você acha, que se hoje acabasse o adultério no mundo, acabou o adultério e a fornicação, acabou! Quantos anos dura a AIDS? Um caso a cada 3 milhões, um caso de transfusão de sangue, um! Mas não haveria, isso ia ser tratado, tratado, erradicava, acabava a doença. Acabava, acabava! O que curará a Aids não é distribuir camisinha, desculpa gente, é isso aqui, sim! É isso aqui sim. Ah, mas o governo… O governo, uma pinóia, isso aqui cara! Pega o meu dinheiro, o teu dinheiro para dar para esses caras, para esses pervertidos do Carnaval ficar transando entre um e outro, tu acha que é barato, preservativo a bangu, assim? Quer acabar com a AIDS seja fiel a tua mulher, seja fiel ao teu marido, respeite teu marido, respeite tua mulher, acabou, acabou a AIDS, acabou. Dá duas três gerações, acabou, não tem mais AIDS no mundo.

Nós estamos dizendo sim para o casamento, nós não estamos dizendo não ao ódio, estamos dizendo sim ao amor, nós não estamos simplesmente dizendo não ao pecado, estamos dizendo sim ao evangelho. Nota, verso 2, ele tem prazer na lei de Deus. E na lei de Deus, na palavra de Deus ele medita de dia e de noite. Deus não tem prazer em obediência forçada, em obediência que não e prazerosa, é óbvio que vai envolver negação, mas tem que haver prazer, ter alegria em dizer não para o pecado. E esse amor vai fazer você meditar nela de dia e de noite. O que falta na nossa geração é novos afetos, são novas paixões. Você precisa ter uma paixão consumidora por Jesus. É isso q você tem que pedir: ‘Deus eu quero que meu coração arda, inflame pelo Senhor!’ Mas não nesse movimento extravagante aí, pra sair pulando com uns véus aí parecendo um retardado, não! Pra você meditar na lei do Senhor de dia e de noite.

Quando você acorda de manhã onde você coloca os seus olhos? Você já pega o celular já?! Eu vou te ensinar fazer um negócio, eu to fazendo há alguns dias, eu tinha uma maneira de fazer o devocional de manhã e eu adicionei algo ao meu devocional diário, Conversando com o pastor Ribas ele disse: Jack, faz isso que eu vou te dizer. Acordou de manhã, pega o teu celular. Assim! Abre na Bíblia (só coisa de pastor mesmo: pega o celular e abre na Bíblia!) e lê um capítulo de Provérbios, Provérbios é o livro da sabedoria, você quer aprender ser sábio? Leia Provérbios. E a sabedoria…, o temor do Senhor está ligado a sabedoria. Leia um capítulo por dia, antes de dormir leia um capítulo de Salmos, leia um capítulo de Salmos para tua esposa, meu irmão “tá mas aí e o culto? daí eu não vou ler mais?” Deixa de ser abobado, meu irmão, qual o problema? Ah mas então não serão mais quatro capítulos, então…’ E aí, cara? Ta vendo Netflix, lá: ‘ ah não só um pouquinho. Meu amor, não, não ,não, então será mais um capítulo.’.Qual o problema? Livro de Provérbios é curto, não, te mata! Te mata se não dá, acorda de manhã, antes de fazer qualquer coisa faz teu desjejum com bíblia. Medita ali cara, os homens principalmente.

Então, assim, a maior parte dos homens da nossa igreja são homens jovens, Provérbios foi escrito para nós! Provérbios é escrito por Salomão quando ele é da idade de … Ele é jovem. Está escrito para moços, para jovens. Principalmente para homens, porque a linguagem dele é sempre para o homem, sempre para o homem. Medite na Palavra de dia e de noite. Você sofre por não ter conseguido meditar na palavra? Como tem sido? Você queria aprender mais de Jesus? Você precisa amar a Palavra, anelar estar junto do evangelho, persiga Jesus, pare o seu dia, durante o dia, bah! Você já fez o culto, não importa!’ Não isso já deu, minha medida de culto já deu por hoje, Jesus, ó..’ o que é isso, né? Nem chego perto do cara aqui ó.. Pára tudo, lê um salmo, persiga Jesus, persiga a palavra.

Olha aqui verso 3, como que vai ser esse cara aqui, como ele vai ser? Verso 3, Ele será como…? Que dá seu fruto no tempo certo, cuja folhagem não murcha e tudo quanto fizer prosperará’. Veja comigo, a árvore é plantada junto da corrente das ?… Matthew Henry diz exatamente assim (eu amo essa linguagem dele), o justo é sempre regado com as secretas influências da graça de Deus. É muito bonito, né? É muito bonito, eu vou abraçar aquele gordo no céu, eu vou abraçar ele. Então, é uma árvore plantada junto às correntes das águas, você já viu uma árvore plantada na beira do rio? Você já viu isso? Não murcha, não murcha, não murcha. Dois: o fruto não vem antes do tempo, olha o que diz o texto, ‘ele será como a árvore plantado junto ao ribeiro das águas que dá seu fruto no tempo?…o tempo é no tempo certo, pode demorar, mas vem. Tem fruto, tem coisa boa. O cristão produz fruto, o cristão de verdade produz fruto. O problema é que nós temos hoje cristãos nominais, não produzem fruto nenhum. Sua vida é seca, é árida, se dizem cristãos, mas não são, o cristão de verdade produz frutos, sua vida frutifica para glória de Deus, suas obras revelam quem Deus é. Três: as suas folhas não murcham, olha o que diz o verso três ainda, ‘ele será como a árvore plantada junto às correntes das águas que dá o seu fruto no tempo certo e cuja folhagem não murcha’, o seu testemunho não para; não é uma coisa hoje assim e outra amanhã…Tudo que ele fizer prospera, tudo contribui para o seu bem, para sua salvação e sua santificação, então: quer guerrear contra a infelicidade? Ponto1… (ainda tá só no ponto 1, Jack? É Bíblia gente, eu prometo que eu corro no final ali)…Odeie o pecado e ame a santidade, ponto 1; ser quer ser feliz? Odeie o pecado, odeie o seu pecado, odeie o pecado, odeie a maldade e ame a santidade.

Dois, agora é o ponto dois do sermão; eu quero ser feliz, como que eu faço? Você precisa saber, deve saber que o juízo virá, que o juízo virá. Verso 4 e verso 5 : ‘não é assim com quem?…com os ímpios, eles são como a palha que o vento dispersa, por isso os ímpios não subsistirão no julgamento, nem os pecadores na assembleia dos justos’. Olha o contraste que o salmista faz no verso 4: ‘não é assim, não é assim o quê?…verso 1 , 2 e 3: com os ímpios. Qual é a linguagem do verso 3 que o salmista comparou o cristão? Com quem? Com quem? Uma árvore. Aí no verso 4 ele diz que os ímpios são com a?… Nota bem, a árvore ela é fincada perto das águas, o ímpio ele é como uma palha que o vento?…, ele não tem raiz, ele não tem peso, ele não tem importância. Você nota isso aqui? Esses caras são os caras do verso, que andam no caminho dos ímpios, se detém no caminho dos pecadores e se assentam na roda dos zombadores. Isso é ser palha. Quer entender o verso 4, volta aqui no verso 1. O que é ser palha? É agir, é viver como no verso 1. No momento pode parecer que está tudo bem, mas você é palha, você não engana ninguém. Isso aqui é sério, no momento pode parecer que está tudo bem, mas não está. Você já viu esse filme antes? Você já viu isso? Quantos vivem no nosso meio de tempo em tempo, como se nunca fossem prestar conta de seus atos? Cada enterro, cada funeral, cada morte está pregando para nós, que nós vamos prestar contas de nossos atos e pensamentos diante de Deus.

Verso 5, olha o que diz: por isso os ímpios não prevalecerão no julgamento nem os pecadores na assembleia dos justos. Os ímpios não vão prevalecer no juízo e não ficarão na congregação dos justos. Eles não duram. Dia 7 de junho de 2018 eu completo 20 anos de batismo, e o que eu já vi de gente chegar na igreja empolgada, e do mesmo jeito que chegou foi embora, e suas vidas estão destruídas, alguns estão mortos, alguns estão nesse momento no inferno e dariam tudo para estar aqui ouvindo o evangelho no teu lugar, você deveria tremer diante desse sermão. Isso de alguma forma já acontece, nota, o verso 5, o ímpio ele não permanece na congregação dos justos, na assembleia dos justos, na congregação, o ímpio de certa forma, ele não permanece na igreja, alguns conseguem ainda, mas chegará o dia que o justo juiz separará as coisas. Vai chegar. Só que ele é bondoso, ele dá uma oportunidade para você se arrepender, ele dá tempo pra você se arrepender.

Igrejas bíblicas, igrejas boas, igrejas… Acabam afastando quem odeia Deus e atraindo as ovelhas de Jesus. Pode ter falsos cristãos aqui no nosso meio, claro que sim, mas nós fazemos de tudo para que eles não permaneçam ou se convertam a Jesus. Entenda a diferença, mas Jack, nós não temos que ser missionais? Uma coisa é alguém que é honesto com o seu pecado, outra coisa é alguém que age com malícia e esse pode ser o teu caso, ninguém sabe de nada de você, vive todo bonitinho, todo direitinho, tudo ajeitadinho, mas você é um ímpio, você aprendeu a maquiar o rosto de Deus, você aprendeu a levantar as mãos na hora da adoração, você fala as coisas na hora certa, você até prega o evangelho de vez em quando, mas você sabe que você não é cristão. O verso 5 é a consumação da vida do ímpio, não haverá argumento; ei, ei, Deus não vai ouvir defesa alguma no juízo final, não haverá argumento. Quem argumentará diante do supremo juiz? Quem? Quem?

Verso 5, por isso os ímpios não prevalecerão; não vão prevalecer. Você olha para o mundo e às vezes se desanima pensando que o juízo não virá? Vocês viram o que fizeram agora, ali, vindo de Canoas, na madrugada acho que de sexta pra sábado, às 5 da manhã? Na Rua Guilherme Shell, Canoas né, Kauê? Na avenida ali, os caras botaram pedras no chão, pararam, o cara entrou, quando o motorista saiu os caras enfiaram uma faca nele, tá em estado grave, SAMU demorando 40 minutos para chegar ao local, esse é o SUS, parabéns! Bonito! Esse é o SUS, o pagador de impostos, na hora de pagar impostos tá ali. E agora? Foi levado, está entre a vida e a morte; a gente olha isso, onde estão os caras que deram a facada, abandonaram o carro, era um Gol, abandonaram o carro dele num canto, roubaram o celular, roubaram as coisas e foram embora, estava lá; o juízo virá sobre esses caras. O juízo virá. O juízo virá sobre o Temer, o juízo virá sobre a Dilma, Deus destruirá, Deus esmagará esses caras, Deus esmagará o Lula, Deus esmagará toda a corja do Planalto, Deus esmagará Brasília com suas mãos, Deus esmagará o nosso governo do Estado ímpio, corrupto, Deus esmagará o Sartori com suas mãos se ele não se converter, ele e o Marchezan, todos eles. Deus destruirá os nossos deputados que gritam a favor de família, mas são ímpios, assistem pornografia dentro do Planalto, Deus destruirá esses caras.

A volta de Jesus vai ser Deus dizendo: acabou a palhaçada! Acabou! Acabou a palhaçada. Argumenta diante dos homens, você não argumenta diante de Deus, você não argumenta diante de um Deus que lhe dá o fôlego para você falar; você se cala. Deus vai dobrar, vai quebrar as rótulas dos joelhos dos ímpios desse mundo e eles se dobrarão perante o Cordeiro de Deus. O juízo virá, você e eu louvaremos a Jesus pelo juízo que virá contra o mundo. O mundo não ficará para sempre sem honrar Jesus. Jesus será honrado no mundo todo. As coisas não serão para sempre assim, não serão para sempre desse jeito. Jesus vai reinar, e vai redimir toda a criação.

Então em primeiro lugar, como você luta pela felicidade? Ou contra a infelicidade? Repassando: Você odeia o pecado, e ama a santidade. Essa é uma luta, é uma guerra. Isso não é brincadeira, isso é sério, você tem que guerrear! Em segundo lugar o que você faz? Você precisa lembrar que o juízo virá! O Caio Fábio diz isso, ele é um estúpido: – Não, o inferno não tem nada a me dizer! Bonzão! Tu é o bonzão, o inferno não me diz nada. – Diz sim! Se tu ama o inferno você vive de um jeito diferente pode ter certeza!

Nós somos tão ímpios, tão desgraçados, no cerne do ser que nós precisamos de duas coisas: Um, precisamos saber que a graça é poderosa, porquê sem a graça nós estaríamos desesperados. A graça é poderosa, ela existe e você não precisa fazer nada para ser salvo. Deus salva você sem obras. Mas nós precisamos saber também do inferno, do juízo. Nós precisamos saber da bondade e do juízo de Deus. Você precisa saber que o juízo virá, não somente sobre você, se você não se arrepender, mas sobre o mundo. Isso trás paz na alma! A gente vive em uma cidade perigosa, então ao caminhar sabendo que o juízo virá, sabendo que vai vir o juízo sobre o mundo, isso nos trás paz. Deus vai destruir o comando vermelho, Deus vai destruir os pontos de tráfico de drogas, os caras que falsificam dinheiro. Deus vai destruir os caras que falsificam remédios. Deveria ter pena de morte no Brasil para quem falsifica remédios porque você está condenando a pessoa à morte. Isso é seríssimo! É assassinato em massa, você falsifica um remédio contra o câncer, você mata muitas pessoas, em troca do quê? De dinheiro. Esses caras serão mortos, o sangue deles encharcará o manto branco de Deus.

E você olha para o mundo, e agora aparece intervenção militar no Rio de Janeiro, e a gente já pensa assim: Será que o que brota no coração do nosso presidente é um sentimento bom? Eu não sei. Eu não sou contra a intervenção militar no Rio de Janeiro. Isso está um caos. Mas será que esse ano, ano de eleição, não é uma forma de pacificar as coisas? Para que em outubro, as pessoas estejam anestesiadas. Ah então não faz? Não, eu nãoo estou dizendo para não fazer, mas será que a intenção é tão boa? Nós estamos nas mãos de homens corruptos, Deus destruirá esse caras, igreja, nós estamos reunidos nessa salinha aqui pequena, parece loucura que eu estou falando que um carpinteiro de quase 2 mil anos atrás, voltará e julgará o mundo com uma vara de ferro. E ele vai fazer seu nome é Jesus! Ele vai julgar! Quando você acredita que o juízo virá, escuta isso, quando você acredita que o juízo de Deus virá contra o mundo, você não se vinga. Porque você confia no juiz.

A maior arma, meu é que aqui eu já falei tanta coisa, que há uma grande probabilidade que isso aqui nem esteja no esboço. Que há uma grande probabilidade do que eu vou falar agora, você nem presta atenção, e eu não queria que fosse assim. Romanos, capítulo12 Paulo fala: “não vos vingueis”, não se vingue por que Romanos, capítulo 13, Paulo diz que Deus é vingador! Sabe por que você e eu podemos não nos vingar das pessoas? Por que Deus se vinga. Ah então tu tá querendo…, não calma. Até aquele que se converte Deus se vinga, como assim? Se vingou em Jesus.

O juízo de Deus vai vir ou já veio; Deus sempre vai abater qualquer um, pequeno pecado dos ímpios nos ímpios, e dos cristãos em Cristo, pecado é algo seríssimo. Nem um pecado ficará sem juízo, nem um. Em último como que você guerreia contra a infelicidade: Você precisa saber que Deus cuida de você, olha o que diz o verso 6 “Porque o Senhor recompensa o caminho dos justos”. O Senhor recompensa ou conhece, o significado aqui é que Deus escolheu, guardou providencialmente, conduzindo por fim a sua glória. Recompensar ou conhecer tem a ideia de relacionamento. Sério? Sim.

Quando Adão viu Eva, vindo nua em sua direção, ele cantou ficou feliz, alegrem-se homens e mulheres, vivam Gênesis, capítulo 2 em suas casas, a primeira coisa que Adão faz ele canta. Aí, a Bíblia diz que Adão fez o que com Eva? Conheceu, então o sexo dá essa ideia de relacionamento. A própria palavra de todas as formas, amizade, sexual. A Bíblia dá essa ideia de relacionamento, de conhecimento. Por isso a Bíblia usa em Mateus 7: 23 “apartai-vos de mim todo aquele que pratica iniquidade, pois eu não os conheço”. Ou seja, nós nunca tivemos um relacionamento. Nós nunca fomos amigos, Jesus não tinha um relacionamento com eles.

Olha só, se você chegar agora nos EUA, você conhece o Trump? O cara da cara laranja, você conhece ele? O Trump conhece você? Não! A questão não é se eu conheço Jesus, a questão é se Jesus me conhece? Se Jesus tem relacionamento comigo. É isso que a Bíblia está dizendo no verso 6: ” por que o senhor conhece, recompensa” .Deus conhece o caminho do justo, Deus tem relacionamento com esses caras. Por quê? Porque os santos vão perseverar! Quem é santo persevera!

Judas, verso 24 e verso 25 “Aquele que é poderoso para vos impedir de tropeçar e para vos apresentar imaculados e com grande júbilo diante da sua glória,” Deus é poderoso para nos guardar, você pode dormir tranquilo porque os arminianos estão errados. Jesus não é arminiano, nem Paulo. De onde vocês tiram o ensino calvinista? De Romanos, de Efésios. Eles perderam, estão desesperados. Lançam livros atrás de livros. Conhecidos nossos, lendo livros dos arminianos, estão se tornando calvinistas. Por quê? Por que o Senhor guarda aqueles que são seus! Você é uma ovelha? Você nasceu de novo? Deus vai guardar você!

Cara, eu não sei como é o teu presente, eu não sei como está tua vida hoje. Eu sempre pergunto paras pessoas, eu tenho uma medida dentro de mim, que quando eu pergunto a situação financeira de alguém, eu aprendi assim com a minha mãe. A primeira coisa que eu pergunto é tem carne? Foi a minha mãe que botou essa medida dentro da minha cabeça. Então assim. Tiveram umas duas vezes que faltou carne, e eu pensei, nossa algo muito sério está acontecendo na nossa casa. Então eu tenho essa medida. Uma medida boba, tem ovo, não precisa ter carne. Eu pergunto pra vários irmãos aqui, como que está? Ah, está apertado. Não, está sobrando uma graninha. Quanto? E por último, tem carne? Eu não sei, é uma coisa minha. Então eu vou saber que você prosperou na vida, quando você tiver uma geladeira Inox com o freezer cheio de carne. Aí eu vou saber, que o dízimo desse cara vai ser alto, e que a missão vai avançar em Porto Alegre.

Então eu não sei qual é o seu presente, talvez você não tenha carne. Eu sou um cara, eu amo guisado, ai para o pessoal de fora do estado, carne moída, eu amo boi ralado. Carne de segunda, com um sebinho junto. É bom pra caramba, eu gosto disso. A questão é, eu não sei se você tem carne de primeira ou segunda. Se você ta comendo porco ou não. Ou se você está convidando o pastor pra comer purê de batata com molho barbecue e com porco assado no forno. Eu vou ficar feliz, alegre. Glória a Deus, eu vou à sua casa, vou comer isso, lambuzar o bigode, feliz da vida, rindo, falando mal do diabo e do capeta, nós estaremos juntos, ok! Talvez você não tenha, talvez você esteja quebrado, talvez você não tenha um pinto pra dar água, talvez você não tenha dinheiro para comprar um churros. Eu não sei o teu presente, mas eu sei qual é o teu futuro.Teu futuro é a glória de Deus, teu futuro é estar com Jesus! Teu futuro é ver os inimigos da igreja não triunfando. O teu futuro é vendo a igreja sendo abençoada, sendo glorificada, o teu futuro é ver Jesus triunfando nesse mundo. O teu futuro é se alegrar com a glória de Deus.

O teu futuro é ver teus filhos crescendo nos caminhos do Senhor. O teu futuro é envelhecer, ficar ranzinza, chato, mas ver a igreja triunfando, ver a igreja triunfando, ver essa plantação triunfando. Ver as crianças assumindo o pastoreio aqui no nosso meio. Esse é o teu futuro.

Encerrando, não lutar contra a infelicidade é pecado, é pecado seríssimo. Porque se você não fizer isso, você vai querer se contentar com pouco. O problema, não é Deus, quando o cara ta lá usando drogas, prostituição e tudo. Deus não está dizendo pra ele assim: “estou triste contigo, porque tu quer muito prazer”. Não! É porque ele quer pouco! Jeremias diz, capítulo 12, verso13 “aquele povo procurou cisternas furadas, que não retinham a água e abandonaram o Senhor que é água da vida”. Isso é idolatria, a idolatria não preenche o coração do homem, o pecado não preenche, ele pode ser bom no momento, mas amanhã a angústia, a culpa e a destruição, inimizade contra Deus. Ele mata você, ele tira sua felicidade, ele suga sua alegria.

A boa notícia, é que Jesus morreu por pecadores, Jesus morreu por pessoas que não buscam a felicidade nas escrituras. Verso 1: “bem aventurado, aquele que não anda no conselho dos ímpios” Jesus, só Jesus, nunca andou no conselho dos ímpios. “… não se detém nos caminhos dos pecadores”. Só Jesus, “… e não se assenta na roda dos zombadores” Jesus sentou, mas eles foram transformados. E aqueles que não foram transformados, ele nunca mais sentou com eles. “pelo contrário, seu prazer está nas leis do senhor e na sua lei medita de dia e de noite.” Jesus!

Você lê Marcos, e você vê Jesus meditar nas leis de Deus, você lê os evangelhos e você vê Jesus orar nas escrituras, no templo. As suas palavras ecoavam Bíblia. “Ele será como árvore plantada junto as correntes da água, que dá seu fruto no tempo certo, e cuja folhagem não murcha, tudo que ele fizer prosperará” tudo que Jesus faz prospera. O homem do salmo 1 é Jesus, por isso que você e eu que já quebramos tantas vezes esses pecados aqui, esses mandamentos, podemos ser perdoados hoje. Porque esse homem perfeito morre no lugar de pessoas imperfeitas e chama você hoje ao arrependimento, se arrependa diante de Deus! O Espírito Santo transforma você aqui, essa manhã através da pregação do evangelho.

O justo, ele é comparado com a árvore que dá seus frutos, mas os frutos nunca são para glória da árvore, você já reparou isso? A árvore nunca de alimenta do próprio fruto, já notou isso. Se você entender isso, seus frutos transpassaram a igreja, e estarão em missão. A sua vida, será missional. Você vai sair daqui, e seus frutos darão no tempo certo. Você pregará o evangelho. Nós estamos em guerra contra a infelicidade e a felicidade é encontrada no Senhor.

Vamos orar: Pai, nós te agradecemos pela tua palavra. O Senhor fala, na forma que precisamos ouvir, o Senhor transforma nossas vidas, o Senhor quebranta nossas vidas. Obrigado por falar conosco, porque tua palavra é o ferro, a tua palavra é o fogo que derrete nosso coração. Que possamos nos arrepender aqui, pelo poder do teu Espírito, que haja conversões aqui, Senhor. Que o senhor Deus transforme, que haja rendição. Em nome de Jesus, transforme as nossas vidas, o nome de Jesus, o nome santo do Senhor, converte o coração do marido a mulher, da mulher ao marido, do pai aos filhos, dos filhos aos pais para que o Senhor não fira a terra com maldição. O nome de Jesus faça assim, que sejamos como Jesus, o homem do salmo 1.

Que sejamos esse bem aventurado, esse mais do que feliz. Perdoa os nossos pecados, limpa as nossas mazelas. No nome bondoso, bondoso, bondoso de Jesus faz assim Senhor. Nós tributaremos a glória e o louvor que a ti Senhor é devido. No nome Santo do Senhor, amém.

 

 

Pastor Jackson Jaques

18 de fevereiro de 2018