Como MANTEMOS um bom LEGADO? (Malaquias #4)

Quarto sermão da série Malaquias – Viver Por Um Legado, pregado pelo pastor Jackson Jacques, na igreja Vintage180, dia 26 de novembro de 2017.

Download PDF

Como MANTEMOS um bom LEGADO? (Malaquias #4)

Bom dia! Jesus é bom e o diabo não presta. Nós estamos em uma série sobre o legado no livro de Malaquias e eu estou muito empolgado para pregar hoje.

Primeira coisa, o Inter aí como o Paulo Júnior (diácono da Igreja) falou não subiu primeiro, estão comemorando vaga. Fica quieto que tô com o microfone. Nós não concordamos com aquela subida no tapetão lá na década de noventa do Grêmio, somos contra aquilo. Agora falta só colorados dizer se comemora ou não vaga, estão comemorando? Tá bom, hoje eu estou fazendo 35 anos de idade, é sério, 35 anos. Eu nunca imaginei, o quanto tem 15 anos 35 o cara velho pra caramba. Daí quando tu faz 35, cara tu é muito novo ainda, entendeu? São 20 anos servindo Jesus. Eu conheci Jesus com 15 anos de idade em 1998, então ano que vem metade do ano que vem fecham 20 anos servindo o Senhor e eu quero deixar um legado para as próximas gerações, peço a Deus que minha vida venha servir as próximas gerações da minha família e das famílias dos irmãos que estão aqui em nossa igreja.

Provavelmente daqui a 35 anos não vão se lembrar da gente, mas lembrarão de como servimos a Deus e que amamos Jesus. Hoje aos 35 anos de idade, conversando com minha esposa sobre o que estamos planejando para nossa vida. Nós temos um grande problema. Um enorme problema, estamos preocupados, pois eu vou pregar sexta e sábado se Deus permitir na cidade de Osório e a gente tá pensando no final de semana. Pensando nas contas do mês que vem, estamos pensando no que vamos comer no natal, fico muito preocupado com isso, gurias façam algo bom. Mas Deus quer que a gente se preocupe para daqui a mil anos, Deus quer a gente se preocupe para daqui a cem anos. Deus quer que a gente se preocupe com a geração dos nossos filhos, o nosso olhar ele é muito, muito limitado para até daqui a pouco. E essa não é a ótica de Deus. Eu pergunto pra você aqui essa manhã:

– O que você sonha para seus filhos? Qual o teu sonho?

– Eu quero que meu filho seja médico…

Tu atormenta o teu filho ou filha né? Tu faz a vida do filho um inferno. Mas o que você sonha para o teu filho, o que você sonha para os teus netos? Qual o teu sonho? Elvis, qual o teu sonho com seus filhos? Kauê qual é o sonho de vocês? O que vocês pensam para o Isaac? O que vocês pensam para os bisnetos de vocês? Porque a nossa geração?

Vamos ver se alguém aqui conhece, sabe, por exemplo, o nome dos seus bisavós. Mas a nossa geração é uma geração muito desligada do legado, não pensa nisso. Aí a minha família pegou se reuniu e fez uma árvore genealógica, foi um dinheirão aquilo. Aí todo ano se reunir lá a família por parte da minha mãe, galera com crachá mais de trezentos primos. A gente não se vê nunca e quando eu falo isso para as pessoas as pessoas riem. É engraçado mesmo, né? A gente chegar num lugar tem que botar um crachá, aí tem árvore genealógica na entrada, por exemplo, até me esqueci do nome da minha bisavó. Então eu sou do lado da árvore genealógica da minha bisavó eu boto lá né, o nome na minha bisa lá, ela nem tá mais entre nós. Vamos entrando, está o nome do nosso do bisavô, do nosso tataravô e assim vai, só que na escritura não é assim. Aqueles livros que você achar chato a genealogia é uma prova de que o povo de Deus deve se preocupar com o legado, porque eles sabem de onde vêm.

Tu vai me dizer que genealogia chato? Não cara, chato é tu cara! Chato é tua família que não está preocupada com o legado. Eles sabem quem é o pai, a mãe, o bisavô, tataravô, o cachorro do vizinho, sabem tudo. O que você sonha para seus filhos, por seus netos os seus bisnetos? As boas novas e que nós não somos os únicos a pensar nisso. A palavra de Deus quer que nós pensemos nisso. Eu quero que a gente medite hoje em Malaquias do capítulo 2. 10-17.

O Everton pregou a semana passada pra vocês o texto que queria pregar muito aqui, eu me revirei, não acredito que eu não vou pregar esse texto. No verso três Deus dizendo que vai esfregar merda na cara das pessoas. Imagina que legal poder pregar isso, sonhei com isso o tempo todo, que nem Ezequiel capítulo quatro quando Deus manda o profeta comer cocô, eu quero pregar isso aí cara.

– Há, sério?

– É que tu não lê a bíblia.

– Tá lá, Deus manda assar o pão em cima do cocô.

Daí o profeta diz:

– Não senhor eu nunca fiz.

-Tá bom pode ser coco de vaca então.

Deus sendo misericordioso, mas continua sendo o cocô. Eu queria muito pregar olhar para a cara de vocês e dizer:

– Deus vai esfregar merda na tua cara! Não pude, o Everton pregou no meu lugar. Fiquei muito frustrado com Deus.

Então eu vou seguir do versículo que o Everton parou. O Everton parou no nove e eu sigo do verso dez, ok? Então você vai ficar com a bíblia aberta em Malaquias e não vai fechar. E você vai desconfiar de todo o pastor que manda fechar a bíblia. Malaquias 2.10 o Titulo aqui na Almeida 21 está:

– A infidelidade e o divórcio

10 Não temos todo o mesmo Pai? Não fomos criados pelo mesmo Deus? Por que então somos infiéis uns aos outros, quebrando a aliança de nossos pais?

“Ou seja, o profeta aqui, no capítulo 1 ele estava falando para quem? Sacerdotes, agora ele já está se virando para o povo. Tá!”

Então ele começa:

– Não somos todos nós filhos do mesmo pai porque que nós somos infiéis uns aos outros. A infidelidade em qualquer relacionamento ela é criticada, ela é denunciada por Deus. Porque nós somos irmãos e você não pode ser infiel a um irmão seu.

“Verso onze, então veremos que tipo de infidelidade é o que está acontecendo aqui.”

11. Judá tem sido infiel. Uma abominação foi cometida em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do SENHOR, o qual ele ama, e se casou com a filha de um deus estrangeiro.

“Judá aqui é povo de deus, você sabe é a igreja. Nós chamamos isso de casamento com um não crente. Ah um casamento inter-religioso. Se for sair no estadão, na zero hora vai sair como? Vai sair assim; IBGE relata que 20 % dos brasileiros estão praticando casamento inter-religioso. A bíblia chama de abominação. È complicado né? Imagina chegar àquela guriazinha que está namorando o colega do colégio né! E diz assim: – Papai o que estou fazendo? Abominação, uma maldição isso é algum maldito que tu estás fazendo. Verso 12.

12 O SENHOR eliminará das tendas de Jacó o homem que fizer isso, seja quem for, e o que traz ofertas ao SENHOR dos Exércitos.

“Aqui o profeta esta dizendo que Deus vai matar quem casa com gente de outra fé. Forte isso né? Verso 13”.

13 Além disso, ainda cobris o altar do SENHOR de lágrimas, choro e gemidos, porque ele não olha mais para as ofertas, nem as aceita da vossa mão com prazer.

Os caras estavam casando com gente de outras religiões com adoradores de ídolos. E eles vinham para a igreja e choravam no altar, vocês já notaram isso? Nós vivemos uma geração de choro, hoje é fácil chorar, na geração passada era uma geração menos quebrantada. Isso é ruim, já a nossa geração é uma geração quebrantada, Que se entrega. As vezes esta entrega não ecoa no dia a dia, então estes caras estão profanando o altar do Senhor, mas estão chorando estão cantando ao senhor. Preciso de ti! Escuta o meu clamor, Paizinho, aba pai. Ai Deus esta dizendo:

– Vocês estão cobrindo o altar com lagrimas.

Meu é choro veio, mas não é lá quando tu vens na igreja coça o olho forte para dizer que tu estava chorando não, não, não! Nega isso aqui é choro mesmo, são uns hipócritas.

14 Mesmo assim, perguntais: Por quê? Deus não está aceitando a oferta deles. E eles estão perguntando por quê?

Estão lá com uma baita estatua, fomos lá visitar uma vizinha aqui na rua na frente da igreja aqui, daí ela pode entrar pastor, quando eu entrei na casa dela meu tinha um são Jorge de uns dois metros de altura na sala. Quando eu vi aquela baita estatua pensei cara deve te ate no banheiro estatua aqui nesta casa. Mesmo assim, perguntam, porque o SENHOR tem sido testemunha entre ti e a esposa que tens desde a juventude, para com a qual foste infiel, embora ela fosse tua companheira e a mulher da tua aliança matrimonial? Aqui começa a paulada, os caras casavam com as mulheres as mulheres iam envelhecendo e eles trocavam por um modelo mais novo. Casou com um modelo 80 dai troca por um modelo 92. E o que tá acontecendo. _Mas ainda bem que é só na época de Malaquias né? Na nossa época isso não existe. Os pastores não fazem este tipo de coisa também, né?- O verso 15 é o verso mais difícil de interpretar, então os caras se debatem para traduzir mas vamos analisar o contexto que a gente consegue entender.

15 Não foi o Senhor que fez deles um só? “eles quem? o casal Tá.” Eles lhe pertencem em corpo e espírito. E por que um só? Porque ele queria uma descendência santa. “Deus quer uma descendência um legado santo” Cuidai de vós mesmos, portanto, e que ninguém seja infiel para com a sua esposa desde a juventude. Nós sabemos que Deus não quer que nós homens venhamos trocar nossa esposa por um modelo mais novo. Deus não quer Deus não quer, fim, acabou! – Ah, mas eu não entendi muita coisa. O meu é claro demais isso aqui.

“Verso 16 é um chute no ouvido.”

16 Pois eu odeio o divórcio “Ah, mas não, Deus odeia!” e também odeio aquele que se veste de violência, diz o SENHOR Deus de Israel. Portanto, cuidai de vós mesmos, diz o SENHOR dos Exércitos, e não sejais infiéis.

17 Tendes aborrecido o SENHOR com vossas palavras. E ainda perguntais: Como o temos aborrecido? Quando dizeis que todo aquele que faz o mal passa por bom aos olhos do SENHOR, e que é deste que o SENHOR se agrada, e ainda quando perguntais: Onde está o Deus da justiça?

Os caras estavam fazendo tudo isso e eles estavam ainda dizendo: Esmo de boa, não dá nada! não dá nada! A palavra da época era não dá nada. Você tem que entender nesse texto que ! Em 1° lugar Malaquias está dizendo para nós no livro de Malaquias que a coisa mais importante da nossa vida é: quem é o Deus que nós vamos escolher para ser nosso Deus. Essa é a coisa mais importante da bíblia. A 2° coisa mais importante da bíblia e do livro Malaquias, pois com quem nós vamos nos casar. Com quem você vai se casar é algo muito sério e Deus está extremamente preocupado. Vou usar esse termo, você entende? Com quem você vai se casar com quem nós estamos casados e qual será o nosso legado. Como eu já falei pra vocês o nosso problema é que nós estamos sendo querendo ser feliz na noite de sábado a cultura está pensando muito na noite de sábado. Tem ate uma música em inglês um Jazz onde a cantora diz:

– Eu quero um amor que ultrapassa a noite de sábado, invada manhã de domingo.

Porque é o amor da cultura é um amor pra noite de sábado e depois cada um para suas casas, nós estamos preocupados com o sábado, com domingo, com a semana. Deus está preocupado como legado de mil, dois mil, três mil anos. Ah, mas Jesus vai voltar antes!!! Como é que tu sabes? Estamos esperando ele, mas se ele não voltar? Se ele não voltar agora? Voltar ele vai voltar, mas ele não voltará em mil anos? Ah! Mais jamais Jackson!!! E porque não passou de mil? Paulo também achava que ele ia voltar na época dele ali… E Jesus não veio. Jesus vai vir, mas e se demorar mais mil anos? Tem uma linha teológica que os caras tão achando que Jesus demora mais de 100 mil anos. Não, não pode! Porque não? Tu é Jesus? Tu sabe a hora, Ata é Helen White vai marcar a data de Jesus, vou botar um banner teu aqui na Bento Gonçalves aqui, o Elias já veio! Deve ser legal né!? Botar o nome do filho de Elias e botar o Elias já veio. Isso é bem legal né? Então Deus é o nosso pai, a gente tem que entender isso aqui, no verso um Deus nosso pai o que Deus está fazendo aqui? A gente tem que entender isso aqui, Deus nosso pai está botando a família sentada no sofá e vai dar um sermão na família.

Ele vai dar um sermão nessa família está botando a galera sentada em um sofá. Eles estão quebrando a aliança no verso 10 e eles estão chamando deus de pai. Mas eles são filhos que não obedecem a Deus. Deus vai falar em primeiro lugar aqui é com solteiros no verso 11 e no verso 12 Deus vai falar com os solteiros e depois, Deus vai falar com os casados. Eu vou falar um termo aqui, porque a merda está acontecendo nesse texto? Por quê? Porque você só que no capítulo os sacerdotes abandonaram a lei do senhor e agora a família está sofrendo. Você tem que entender uma coisa, toda vez que a bíblia deixa de ser pregada no púlpito as famílias padecem, toda vez que a bíblia deixa de ser exposta no púlpito, pode demorar, mas Às vezes as coisas não são de uma hora pra outra demora um pouquinho.

– Ah não Jackson eu só conheço uma igreja que é a pregação é água com açúcar e está boa.

Por enquanto, mas vai dar merda, vai da porcaria, vai acontecer problema. Os sacerdotes abandonam o ensino às famílias começam a perecer. Eu pergunto pra vocês:

– Porque todo mundo é isso aí prega mesmo. Tá beleza! Beleza, vamos pregar. E isso aí tem de confrontar o pecado. E quando é o teu pecado? Da para confrontar o teu pecado?

Não, não é isso aí pastor ele bota é dedo na ferida. Beleza! E quando dá para os presbíteros confrontar vocês? Da para chamarmos a sua atenção dá pra chegar de boa assim de peito aberto, sem fazer rodeios sem fofoca? Negão, não fala assim com a tua mulher. Não fala assim com a tua mulher. Oh minha irmã, respeita o teu marido. Da para fala assim? Abertão assim, de boa. Ou vai ter mimimimi. Quando você confrontado você fica reclamando? Você quer estar na igreja sem ser incomodado?

Entenda isso pregação água com açúcar igual famílias destruídas. Isso é fato! Então como nós manteremos um legado, como manter um bom legado? Eu quero passar para vocês aqui algumas formas: Em primeiro lugar aqui aos solteiros, como nós mantemos um bom legado? Solteiro não se case de forma errada o verso 11 e verso 12. Judá tem sido infiel uma abominação foi cometida em Israel em Jerusalém porque Judá profanou o santuário do senhor e se casou com uma filha de um estrangeiro. Um grande problema está acontecendo aqui são os crentes se casando com incrédulos. Profanação, abominação eles estão negando a paternidade de Deus. Abre a bíblia comigo aí, fica com dedo em Malaquias, abre em segunda Coríntios. Segunda Coríntios é antes de Gálatas. Uma coisa que eu gosto muito na bíblia é que segundo se encontrar assim segundo Coríntios, segundo Reis, vem sempre depois do primeiro. Isso eu acho muito bom! Eu acho fantástico, imagina se fosse o contrário se eu fosse organizar bíblia eu ia sacanear os caras. Eu ia colocar ao contrário, mas você já sabe, segunda está depois da primeira. Calma! Você vai conseguir chegar. Segunda Coríntios 6 do verso 15 ao 16. Olha o que diz o texto bíblico:

15 Que harmonia existe entre Cristo e Belial? Que parceria tem o crente com o incrédulo?

16 E que acordo tem o santuário de Deus com ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo, como ele disse: Habitarei neles e entre eles andarei; eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

A bíblia ela é extremamente contra, sempre quando você lê no antigo testamento que não era pra casar com os Moabita, com os Jirgazeos . Sabe aqueles povos porque tanto Eus,Jiirgazeus, Jebuzeus , Morozeus, Forazeus. Porque não é para se casar com estes caras? Não é! Não é porque eles são de outros povos é porque eles têm outra fé. Porque Rute é Moabita e ela se casa com Boaz e está de boa, ela entra pra linhagem de Jesus. Mas ela abandonou os deuses estrangeiros.

Ela disse para Noemi : o teu Deus será meu Deus.

Ela se converteu ao evangelho. O problema não é a nacionalidade, problema não é a cor. Tem gente tem uma teologia demoníaca ariana, que diz que não pode ter um casamento negão com branquela ou de branquela com negão, branquelo como negona e vice versa. Esquece isso são os racistas! Tem gente que diz: Não a gente leu em apocalipse lá e tem gente de toda tribo língua raça e nação. Se eu casar com outra raça acaba aquela raça. Parabéns Hitler! Que ideia. Não! O problema não são as raças o problema é a fé. Então naquele momento está muito atrelado à fé com cada povo, então Deus vai dizer não. Só que a gente sabe que a revelação de Deus é progressiva e ela atinge o ápice dela no novo testamento.

Então a gente vai ler esse texto aqui de Malaquias. A queixa não é porque é outro povo simplesmente a queixa é porque é outra fé. Solteiros, não case de forma errada, namorar um incrédulo é pecado. Namoro missionário leva o divórcio miserável. Sabe o amor o missionário? Jesus a alma para ti e o corpo pra mim. Sabe, eu já contei aqui, mas isso aconteceu na igreja que congregava pastor chegou pra menina num caso desse rapaz. Esse rapaz é um lobo. Sabe época isso né!? È um lobo! A guria, não pastor lhe enche os olhos. Deu duas semanas de casados a guria chegou no pastor com olho roxo assim! Encheu o olho de soco ironia né? Aconteceu isso. Solteiros não se casassem com não cristãos! A bíblia vai mostrar diversos problemas à geração antediluviana que possuiu a terra prometida cometeu esse pecado. Salomão cometeu esse pecado, Acabe cometeu esse pecado, o povo após o cativeiro de Excedas e Neemias. Neemias manda aquelas mulheres tudo embora, as mulher vão chorando. Não se casarem com gente de outra fé o casamento deve ser o senhor.

Olha aqui para mim, o Wayne Grudem vai tratar essa teologia sistemática dele de forma magistral, a nossa ligação com Deus, com Jesus, sabe assim. Sempre quando a bíblia diz assim blábláblá em Cristo, blábláblá em Cristo, estamos em Cristo, em Cristo, o novo testamento esta lotado disto, nós estamos ligados em Cristo. Wayne Grudem vai dizer que a nossa ligação com Cristo é tão forte 1 Coríntios 39.A mulher está ligada ao marido enquanto ele vive, morreu acabou, vai vir outro botar os pezinhos na tua mesinha de centro, acabou cara, vão usar tuas alpargatas. Acabou, acabou, vai usar tua guitarra Elvis, vão usar tua guitarra Elvis, a mulher esta ligada ao marido enquanto ele vive. Mas se o marido morrer ela ficará livre para se casar com quem quiser, com tanto que seja onde? No senhor, ele tem que ser crente, o casamento deve ser no senhor.

Como que você quer criar seus filhos se casando com quem não ama Jesus? Eu venho de uma igreja, congreguei numa igreja onde tinha umas velhinhas, as velhinhas do circulo de oração, coque, coquinho, choravam, umas mulheres de Deus. Ai tu pensava 90% delas o marido não era crente, ai tu pensava, não se converteu, depois que já era casado, não negão, aquelas velhinhas com coquinho no cabelo, com saião, quando eram solteiras ,negão, elas arrebentavam a boca do balão, casavam, faziam, aconteciam, namoravam, beijavam muito. Ai casaram com um cara que não era crente, o cara começou a cagar a pau, a bater, virou um diabo dentro de casa, ai elas começaram a orar, foram orando, orando, orando, orando, e viraram essas mulheres de oração, o triste é que nem sempre a gente tem esse pensamento, ai não tem cabelo branco é uma benção. Golpista também envelhece, malandro também envelhece. Então às vezes nem sempre o exemplo para nós, para os jovens vai ser esse tipo de gente. Você tem que entender, você precisa casar com quem ama a Jesus, imagina só, vai ensinar o evangelho como?

Eu quero dar aqui algumas chaves para os solteiros, que estão aqui, eu vou dar para vocês aqui os 6 P para os solteiros, o que você tem que fazer? Tem 6 opções, tem 6 P para você pensar : em primeiro lugar você precisa pecar, primeira opção para você, pecar, então sai com incrédulo, fazer as coisas do seu jeito, pensa Deus se esqueceu de mim mesmo, eu vou sair, vou pecar, vou beijar, vou transar, vou me drogar, azar, ninguém é de ninguém, né, então o primeiro P: Pecar , essa é uma opção para você, uma opção, é uma boa opção? Eu acho que não é uma boa opção, mas é uma opção, você tem a opção de sair e pecar, pecar a vontade.

A segunda opção é parar, ai vai para o outro extremo, eu desisto, eu nunca vou me casar, não, mas aqui quero te apresentar uma amiga minha, não, não, nem me apresenta ninguém, eu nasci para ficar sozinho, eu sou um desgraçado, não da, não vou gostar de ninguém. Nunca vou me casar, nunca vai dar certo.

Terceiro: projetar, ajustar sua lista de exigência, tem gente que não casa porque é muito exigente, não eu quero, já sei como vai ser minha esposa, minha esposa vai ter 1.73 de altura, eu já disse para Deus, Deus eu quero assim, vocês nunca ouviram isso ai, aquilo , eu escolhi esperar, eu escolhi esperar, escolheu esperar nada, ninguém te quis, rapaz. Não, não, eu já sei como ela é, ela vai ter um cabelo igual da Gisele Bundchen. Não cara. Eu já sei como ela vai ser, eu já decidi, ela vai ser tipo as mulher da garota verão. Não, não, ela vai ser uma mulher do interior do estado ou eu vou casar com uma venezuelana, não tu não vai cara. Só para saber, a venezuelana é o maior numero de miss dos bagulhos. Não, não eu já disse, o meu marido ele vai chegar aqui com um carro importado, bombando, não, você precisa entender que alguns vão precisar aumentar suas exigências. Qual exigência da guria, ai eu quero que ele respire, não, aumenta as exigências um pouquinho filha, outras precisam diminuir as exigências, são muitas exigências, é muita, muita exigência. Então terceiro você precisa projetar, você vai projetar, mas não vai projetar de forma muito alta, as pessoas são muito exigentes aqui, cara tu é feio para caramba, feiosa ai, para de querer projetar muita coisa. Entendeu?

Em quarto você pode padecer, outra opção, você escolhe sofrer, não ninguém me quer, eu sou um diabo de feio, as vezes é. Ninguém me quer ninguém me ama ó céus, ó vida, se martirizar, e cair na armadilha do diabo, e cair, não dá.

Em quinto você pode procurar, vai entrar em site de namoro cristão, esse é o fim do poço, fundo do poço, vai mandar carta para o diário gaúcho, vai começar usar roupa chamativa, sabe como que as mulheres começam fazer isso? Começam bater fotos de cima, para aparecer as teta, junta ali as coisinhas assim, junta aquelas mordidinha de mosquito e bate aquela foto de cima assim. Isso é propaganda enganosa cara, para com isso, eu já falei isso para vocês aqui, não vão atrás de mulher que bate foto de cima para aparecer os peito, propaganda enganosa cara. É que nem os homens que usam aquelas calças apertada, junta tudo ali, entendeu. Não vai atrás disso, é mentira. Então, procurar desesperado, sabe, é caça.

Vamos lá, tinha uma jovem aqui na igreja que ela foi apelidada de possibilândia, que tudo era uma possibilidade, chegava alguém novo na igreja, negão era uma possibilidade, ela era apaixonada por uns 3, 4 ao mesmo tempo. Não. Eu quero encorajar você a fazer isso, a opção parecer, parecer com Jesus, o mundo a sua volta, às vezes está mais preocupado com seu casamento do que com você. Chega às festas de família, a vó pergunta: quando é que tu vai me dar um bisneto, vai para o inferno veia. Festa de família, pai e mãe olham para vocês, e ficam pressionando vocês, você tem que casar, óbvio casar é bom, é ótimo, mas não se desespere cara.

Olhe para Jesus, queira parecer com Jesus, tenha ele, Jesus como seu modelo e não o que a sociedade lhe diz, você tem que entender que teu salvador é um solteiro, você tem noção disso? O nosso salvador quando esteve aqui nesse mundo como um homem ele era um solteiro. Então, se você precisa que alguém lhe entenda, esse alguém é Jesus. Jesus entende os solteiros, Jesus entende quando fazem aquelas brincadeiras demoníacas, vai ficar para titia, isso é demoníaco, isso é demoníaco, toda vez que você ver alguém brincando assim com uma menina, porque a mulher já passou dos 20 anos e alguém fizer uma brincadeira dessas, repreenda em nome de Jesus, isso só serve para causar mais ansiedade. Olhe para Jesus, é tudo sobre Jesus, Jesus cuida, eu quero dizer aos solteiros que estão aqui, Jesus cuida de você, Jesus encoraja você, Jesus guia você, Jesus ama você.

As vezes a melhor decisão é não se casar, eu fico louco quando os caras fazem culto da família, como assim negão? 1 Coríntios c. 7, a bíblia não diz que alguns são celibatos, celibatários, eles tem o dom de Deus, ganharam um presente, é uma dadiva de não se casar, o casamento também é um dom. 2 Coríntios 7 é um dom ser casado e é um dom não ser casado. Você nota isso, porque que as igrejas fazem um culto para família? A família papai, mamãe, filhinho. Negão, vai ter solteiros, porque que nós nunca teremos culto para família? A igreja é uma família de Deus, mas nós nunca teremos culto para família, por quê? Não porque tem os solteiros. Eu quero dizer aos solteiros, vocês não são cidadãos de segunda classe no reino de Deus, vocês não são, qualquer relacionamento que impeça seu relacionamento com Jesus é um relacionamento errado. Às vezes é melhor não se casar, os solteiros são pessoas amadas por Deus. Eu pergunto aos solteiros aqui essa manhã, você esta desesperado? Você acha que quem é loucão sempre se da bem? Esse cara se dá bem, olha aí, é um malandrão, safado, sem vergonha, ele se da bem. Eu vou ser um loucão também, vou chutar o balde. Eu quero dizer aos solteiros que hoje é dia de chorar diante de Jesus, hoje é dia de chegar diante de Deus e confessar os pecados, hoje é dia de levar isso a sério, hoje é dia de querer se parecer com Jesus.

Jesus se simpatiza com você, Jesus se preocupa, Jesus ama você, então em primeiro lugar, se queremos deixar um legado, o que temos que fazer? Em primeiro lugar, o que? Solteiros? Não se case de forma errada, em segundo lugar, agora aos casados, casados, não se divorciem erroneamente, no verso 13 ate o verso 15 o profeta vai dizer, além disse ainda cobris o altar do senhor com lagrimas de choro, gemidos, os caras estão chorando, eles estão se divorciando abandonando tudo e todos, porque ele não olha mais para as ofertas, nem as aceita de suas mãos com prazer. Verso 14 mesmo assim, perguntais: por quê? E ele responde por que o Senhor tem sido testemunha entre ti e a esposa que tens desde a juventude, para com a qual foste infiel, embora ela fosse tua companheira e a mulher da tua aliança matrimonial. Esse período aqui é tão terrível que o documento de casamento tinha o preço de todo mundo de dentro de casa, quanto que ia custar para se divorciar da mulher, quanto que os filhos iam custar, os caras já casavam para se separar, tanto que Jesus quando ele estava falando de casamento, oh não é para se separar, não é para se separar.

Então os discípulos, ai então quem que vai querer casar? Olha as cabeças dos discípulos, os caras, há Jesus então quem é que vai querer casar, o que os discípulos tinham na cabeça deles, eles eram daquela época, dessa cultura, nego casava já pra, a mulher, segundo alguns teólogos se a mulher errasse a comida, algo semelhante hoje, o arroz, queimo o arroz, os judeus já davam carta de divorcio, ai você imagina uma sociedade onde as mulheres dependiam de seus maridos, então, você tem que entender quando a bíblia está batendo contra o divorcio. Em primeiro lugar a bíblia esta defendendo as mulheres, é as mulheres que Deus esta defendendo, tanto que o texto aqui esta atacando os homens.

Deus é testemunha, entre a aliança do homem com a mulher. As demais testemunhas podem não mais testemunhar a conduta do casamento, mas Deus continua observando tudo, você já notou uma coisa? Os caras vão casar o que eles fazem? Eles convidam um monte de gente, a gente estava em um casamento ontem, do Willian e da Linda. O que eles fazem? Convidaram 200 pessoas, há vamos lá, por quê? Porque as pessoas vão ao casamento? Por que são testemunhas, então você tem que parar e pensar assim, meu, uma coisa que eu preciso de testemunha, é uma coisa muito seria. Quer dizer não é brincadeira, negão, o cara vai pensar assim, tem que assinar um papel, diante de um juiz, depois tenho que dar uma reforçada com o pastor, dai eu chamo uma galera e testemunhas, botam nome, documento, pago uma taxa, não é brincadeira negão. É algo muito serio, só que as testemunhas, elas podem não acompanhar mais teu casamento, mas Deus, a bíblia esta dizendo que ele é testemunha, todo o casamento Deus vem como testemunha, o casamento não é uma coisa que o pastor diz eu vos declaro marido e mulher, cala tua boca, tu não declara ninguém coisa nenhuma, tu esta só pregando o evangelho ali, nos não somos católicos, católico tem um sacerdote e ele declara, eu voz declaro, porque claro ele é o sacerdote da paroquia, mas no meio protestante o pastor é só um pregador. Tanto que Calvino vai se vestir com aquela toga genebrina, que é uma roupa de professor mostrando que papel de pastor é só ensinar.

Casamento, as duas pessoas se casam, através dos seus votos, elas estão reunindo um grupo de pessoas, alguém prega o evangelho e elas estão dizendo, eu prometo isso e isso e isso. O homem, eu prometo isso e isso e isso. E elas estão dando a sua palavra diante de Deus e dessas testemunhas que elas vão cumprir isso. Isso é casamento, Deus é testemunha, Deus continua observando tudo isso. Em breve nós vamos ter um curso aqui na Vintage, Pré-matrimonial, estamos pensando nisso, projetando isso e para algumas pessoas, nós vamos dizer, vocês não devem casar. O problema é que as pessoas não dizem isso, tem um conhecido meu que é pastor, ele viu que o casal não deveria casar, mas ele fez o casamento dos caras, eu disse:

– Cara, como que tu concordaste com isso?

– Ah mas já estava tudo certo.

– Que tudo se dane cara.

Pode estar tudo comprado, pode ser um dia antes, não, não vou fazer o casamento e deu. O cara batendo na noiva, vocês acham que um homem que bate na noiva, será que isso vai dar certo? -Porque Deus transforma- Deus transforma uma ova rapaz. Não, Deus não transforma o inferno esta cheio de gente que Deus não transformou cara, esta lá, Deus não transformou. Por quê? Porque Deus não vai transformar cara, cara que bate na guria, não vai transformar, é a mesma coisa que aquele cara que diz:

– Ah, não a gente transou, mas a gente continua namorando, a gente não transa mais, não acredito, eu não acredito. Há mas eu conheço um fulano, não acredito, é mentira,

Transou, vai transar sempre, não tem isso ai, transou vai transar sempre, deu acabou. Pode ficar um tempinho na seca, uma semana, um mês, mas volta a transar de novo, se transou casa ou se separa para nunca mais ficar junto, deu. Há mas a gente quer continuar namorando, eu não entendo isso cara. Nós vamos dizer quando as coisas estão certas e quando não estão alguém pode perguntar aqui cara, mas quem são vocês, para se meter no meu casamento, negão primeiro não é nós, é a escritura, Deus criou essa bagaça e ele bota o dedo onde ele quiser, Ele fala onde ele quiser. Deus criou o casamento e ele bota o dedo sim.

Deus não ouve as orações dos homens que abandonam suas mulheres, isso é forte demais, olha o que diz o verso 13, além disso, ainda cobris o altar do Senhor de lagrimas, choro e gemidos porque ele não olha mais para vossas ofertas, os homens estão abandonando as suas mulheres em sua mocidade e Deus esta abandonando eles. Eles abandonam as mulheres e Deus os abandona. Abre a bíblia em 1 Pedro ai capitulo 3, fica com dedo marcando em Malaquias, vamos lá, abre ai, o verso 7, olha o que apostolo Pedro esta dizendo para os homens aqui, da mesma forma maridos vivem com elas, com elas quem negão? Com a mulher, a vida do lar com entendimento, dando honra a quem? Forte isso hein?

Dando honra, dando importância, tua mulher é importante, dando honra a mulher como parte mais frágil, e herdeira com força da graça divina para que as vossas orações não sejam o que? O homem que trata mal sua esposa, e o fundo deste texto aqui esta falando até em sexo, porque algumas traduções esta dizendo assim, coabitais com elas com entendimento, forte isso. O cara que trata a mulher como um lixo, usa o sexo só para o seu prazer, Deus para de ouvir a oração desse cara, é pastor? Ta ferrado, é ligeirinho, tá ferrado com Deus. Negão vai lá e pum pum e já era. Deus não ouve a oração do cara, Hernandes Dias Lopes diz que as lagrimas dos oprimidos, no caso as mulheres são mais preciosas para Deus do que as ofertas daqueles que oprimem. Não adianta tratar a mulher como um lixo cara, querer se separar, abandonar ela e depois querer falar de Deus, Deus é teu inimigo, e que se dane o que tu sente.

Existem três marcas nessa aliança, aqui a primeira marca é sexual a segunda relacional e a terceira é a marca espiritual. Um casamento é composto por isso existe uma unidade sexual o homem a mulher se torna um no ato conjugal, por isso você só pode fazer sexo com tua mulher não é só fazer sexo, é entender por que eu faço sexo com minha esposa, porque eu quero ter intimidade com ela, Adão conheceu Eva, fala de intimidade é algo só do casal você vai ver tua mulher de um jeito que ninguém vê, a mulher vê o homem de um jeito que ninguém vê, vai conhecer coisas do marido e eu estou falando só de partes do corpo, mas falando de personalidade coisas que só acontecem dentro do ato conjugal que ninguém sabe, o nome disso chama-se intimidade.

Segundo é a questão relacional, olha o que texto está dizendo em Malaquias cara, olha que forte isso aqui, verso quatorze, mesmo assim perguntais por que? Por que o senhor tem sido testemunha entre tinha esposa que tem desde a juventude para a qual fosse infiel embora ela fosse tua companheira, negão, texto aqui está falando de cumplicidade tua mulher é tua amiga.

Em terceiro, a terceira marca dessa aliança entre homem e homem, a mulher é uma aliança espiritual o homem está ligado à mulher espiritualmente o sexo é algo espiritual também, não só isso mas também espiritual por isso que o homem não deve se deitar com uma prostituta, por isso que Paulo vai dizer vocês não estão unidos com a prostituta estão unidos a cristo porque a nossa união com cristo defini até o nosso sexo. Então beleza Jack, beleza.

– Quais são os casos de divórcio permitindo pela bíblia?

Vamos lá, em primeiro lugar morte. Morreu? Divórcio na hora morreu se divorcio. Tá bom, então fica tranquilo, morreu não tá ligado mais. Então, já disse, homens vão botar os pés na tua mesinha de centro, vão riscar, não risquem em livro, legal tu morrer e vai vim um que vai riscar entendeu, vai arriscar a fazer desenho nos teus livros assim entendeu. Mulher, a mulher não porque eu não uso, eu não uso essas aqui, a louça de final de ano, vai morrer e vai vir uma que vai usar a quebrar o negócio e deixar tudo engordurado. Usa essa bagaça! Morreu acabou.

Segundo caso de divórcio, adultério. Vai ter uma discussão muito grande sobre isso. Aqui não é o momento de a gente entrar a fundo nisso mas resumindo adultério é uma opção para a questão do divórcio.

Terceiro, abandono. Primeira Coríntios capítulo 7 Paulo fala que se a pessoa for abandonada, foi abandonado o descrente abandona, nisso entrou o que? Caso de violência, o cara bater na mulher, uma coisa você tem que entender é que o divórcio não pode ser uma opção sua, você não precisa se divorciar mesmo que tenha direito para isso não precisa disso, essa decisão não é feita isoladamente, olha pra mim, vão casar e vão convidar todo mundo, eles convidam todo mundo para o casamento, convida o cachorro periquito convida todo mundo, junta uma galera, eu quero selar os nossos votos diante dessas testemunhas aí quando esta dando problemas no casamento, aí tu vai falar um negocio e a pessoa diz:

– Não te mete no meu casamento.

– Como assim negão? Como assim não te mete?

O casamento é um ato público, você tem entender que as pessoas podem se meter, as pessoas não irão se meter se o cara gosta de verde, MMA, eu desconfio de um homem que não gosta de MMA, eu desconfio. Eu não queria deixar a filha casar com um cara que não gosta de MMA porque acha violento, e ouve Beyonce, cara que fala que MMA é violento, cara só com um galo aqui que já vai murchar. Eu nem me lembro o que eu estava falando, então por que senhor justo hoje a me lembrei dizia assim não é para se meter não se mete no meu casamento, eu quero só dizer uma coisa o divórcio, ele teve de ser feito no ambiente comunitário como assim convidou uma galera para o casamento agora vão discutir.

Digamos, o Rodrigo quer se divorciar da Lauren, ela queima o arroz o feijão, ela troca o sal pelo açúcar, fez arroz doce parecia aqueles arroz americano horrível de lata, não quero mais essa mulher, não quero mais. O que deveria acontecer quando caso o Andrei chamou gente já estava todo mundo lá né chama a galera também para conversar o divórcio deveria ser assim vou botar pra ouvir chama aquela velhinha que tu chamou que te deu um dinheirinho lá, sabe que aquela avó que dá o dinheiro escondido assim o dinheiro, isso aqui é pra você, como se fosse uma droga, eu quero ser velho para dar dinheiro para os jovens assim, quero ser veio, pega esse dinheiro aqui entendeu muito ganhei dinheiro de vô de vó assim parece que estão te passando um negócio ilícito assim né ou então assim aí essa velhinha tinha lá para conversar porque não há mas ela vai ter um azar ouvi mas não na hora do divorcio, aí ninguém se mete não te mete na minha vida em briga de marido e mulher não se mete a colher como assim, isso aqui deveria acontecer de forma pública da mesma forma a quero casar conversa com os irmãos da igreja existem dois extremos assim o extremo de uma igreja que os caras se metem tudo na sua vida em tudo o pastor que peida -segura um pouco não ta na hora ainda-

Não existe outro extremo que é tudo largado é ninguém é de ninguém não negão vamos tentar ser uma igreja bíblica os irmãos tem que participará da tua vida, não estou falando em cada detalhe, mas quer casar conversa com os irmãos o to gostando dessa irmã aqui entendeu, to orando pela irmã essa é boa né irmã estou orando por você, ah bom o que isso entendeu, então é uma forma conversa com o irmão eu tenho eu estou gostando dessa irmã, outro não sei o que isso deveria ser público entre os irmãos viviam ter pessoas que vão aconselhando mas não a gente foi seduzido pela cultura que isso é de caráter privado e não é o casamento é algo tão sério quando alguém vai casar porque não consegue chegar um cartório e casar na hora eu quero casar ajeitar essa bagaça que não dá porque eles vão botar o teu nome no diário oficial e isso provavelmente rodar o brasil todo o teu nome onde vai sair esse cara é casada e alguém se manifesta têm trinta dias para se manifestar daí ninguém se manifesta ainda agora pode casar porque é público o casamento é uma coisa pública deveria ser assim você nunca deve se divorciar porque quer nunca se deve se divorciar só porque precisa digamos a mulher apanha do marido ela não queria que isso acontecesse você orou você esperou você tentou mas infelizmente tragicamente gravemente você está lá mas você não procurou isso mas mesmo assim você ainda confia que a graça de deus pode alcançar você

Eu fico pensando que quando o cara chega e diz :

– Não pastor, eu não amo mais a minha mulher. O que eu faço?

Normalmente quando um cara diz um negócios desses está de olho em outra, isso é fato cara é fato o cara chega com isso ai pra mim eu já dou um tapa no peito dele, mas literalmente ta amando quem rapaz?

– Que isso pastor esta batendo em mim.

tu tem testemunha rapaz hebreu disse que contra o presidente testemunha mas acho que não estou sabendo do livro rapaz eu leio essa bagaça dia e noite aqui de noite, eu não bati ninguém bateu em ti, tá de olho em quem rapaz 90% das vezes, não até mais o cara diz eu não não amo mais minha mulher um homem perdeu a libido por uma mulher está com libido em outra ou está com uma doença dai ele vai tratar normal pode acontecer isso pode acontecer vai tratar vai tomar uns remédios azul uns negócios bacana lá e vai ficar bem, vai ficar bem vai ficar todo vermelho eu chegar de surpresa na casa do irmão e o cara tiver vermelho, disse que tomou um remédio a questão é que normalmente quando as pessoas estão querendo não eu vou pegar eu vou me separar muitas vezes já estão de olho no colega de serviço já está de olho na na colega na amiga da academia.

Vou te dizer uma coisa, Deus é seu testemunho e Deus está vendo isso e aí não há paz não ha paz o que deve ser feito hoje no seu casamento para que amanhã você tenha não tenha o divórcio o que tem que acontecer hoje que precisa acontecer hoje você precisa talvez se arrepender assumir sua culpa para de querer ser o certo, qual foi a última vez que o irmão ou irmã que você pediu perdão

Não case de forma errada eu não falei para tu nao casal ta por favor segundo lugar os casados não se divorciem de forma errada, erroneamente, e o último para terminar gaste toda sua vida nisso, vai levar tempo terceiro verso 15 não foi o senhor que fez dele um só eles lhe pertencem corpo espírito e porque um só porque ele queria uma descendência santa o texto aqui os homens estão traindo suas mulheres com mais jovens isso aqui é atual demais, deus odeia o divórcio deus odeia o divórcio mas deus não odeio divorciado deus não odeio divorciado existe graça de deus para quem já cometeu isso existe amor de deus pra muita gente que já praticou divórcio porque deus odeia o divórcio porque ele faz e se o divórcio faz com que o testemunho de jesus e da igreja seja distorcido o casamento existe segundo John Piper para magnificar deus e não deus para magnificar o casamento no casamento

Estamos expressando publicamente o amor de Jesus pela igreja e da submissão da igreja para Jesus, você tem que entender isso Deus odeia o fato de o homem abusarem de suas esposas o divórcio normalmente não sempre mas quase sempre ele é a marca de um ateu prático a pessoa é um ateu só quero falar com muita graça com muito amor no coração que tem muita gente que bate isso de forma desmedida eu quero dizer se alguém aqui já cometeu esse pecado já passou por um divórcio não queria que tivesse acontecido eu quero dizer que existe graça de deus pra você eu quero que você se agarra nisso deus não odeia você por causa do divórcio deus odeia o divórcio para terminar existe o abc do legado em primeiro lugar só queremos deixar um bom legado nós precisamos em primeiro lugar nos focar nos adultos eu entendo vocês que têm filhos nós precisamos de uma boa igreja porque por causa de nossos filhos eu entendo isso e eu não estou combatendo isso.

Em primeiro lugar nós precisamos de uma igreja uma boa igreja por causa nossa mesmo porque nós somos pecadores olha aqui pra mim pastor e a igreja gente eu e a Talita nós terminamos a nossa leitura bíblica muito cedo esse ano só que eu preciso de gente no meu calcanhar eu preciso prestar contas para as pessoas nós começamos entre os presbíteros agora prestar conta no grupo dos presbíteros que a gente termine nosso culto diário sabe o que eu notei em mim Maicon, eu passei a falhar menos nos culto porquê porque agora eu presto contas diariamente para o Rodrigo e o Everton, eu preciso? Preciso. Vocês precisam nós precisamos prestar contas para os outros nós não somos bons porque que eu não viajo sozinho até querendo dizer que vai trair a tua mulher não cara eu to livre, mas é bom se eu não tenho nada a esconder eu não vou esconder. Só viaja acompanhado com uma esposa ou um irmão aqui da igreja não vai poder vir, então dezembro eu ia pregar em Brasília não vai poder ir os dois porque não tem dinheiro para pagar os dois, não tem como ir sozinho.

Em primeiro lugar precisamos cuidar dos adultos você quer deixar um legado comece com os adultos, adulto você é um pecador. Segundo cuide da questão da bíblia os homens que estão aqui você precisa de cópias boas da bíblia na sua casa a, mas meu filho não gosta da bíblia também tu tem uma corrigida nem eu gosto da corrigida vai ler cantares de Salomão o meu amado é cândido e rubiano ninguém fala assim ninguém gosta desta produção para com isso para de inventar moda, nem o cara que escreveu corrigida que corrigiu gosta, nem ele. Mas naquela época duvido que alguma época as pessoas falássemos tão difícil assim daquele jeito não por que em 1915 não pode ninguém fala daquele jeito, o mundo era muito chato se as pessoas falacem daquele jeito, então tenha uma boa bíblia tenha uma fácil entender, tenha mais de uma tradução de uma de transição fácil para seus filhos entenderem compra a mensagem “Não acredito que tu falou isso”, falei cara, li a mensagem esse ano, boa pra caramba não pode ser a única produção porque a gente usa usa almeida 21 no culto porque é uma tradução mais ou menos ali é clássica mas dá pra entender então tenha várias traduções da bíblia na sua casa e a comunidade esteja sob a liderança de uma igreja de pessoas que amam jesus submetam a uma comunidade como você quer ser lembrado como um espertalhão os homens que estão aqui você quer ser lembrado como espertão como malandrão ou como um homem que deu a vida pela sua esposa como um solteiro que se preocupou primeiramente em fazer a vontade de Deus do que a dos homens

Eu encerro dizendo, que é pecado viver apenas para o hoje é pecado gravíssimo viver apenas para o agora é pecado seríssimo é terrível se você tem a sua vida voltada só para a semana que vem para o mês que vem se você não se preocupa com quem seus filhos vão casar se você não se preocupa como serão seus netos porque o ensino que você dá os seus filhos hoje vai influenciar a sua descendência manhã os seus netos os seus bisnetos a boa notícia pra você pra mim que somos pecadores é que jesus quando veio a este mundo ele não se preocupar só com ele pelo contrário a atenção de jesus estava constantemente voltada para o outro eu ‘tô’ olhando Lucas com a minha esposa não agora estamos em João, mas é quando lemos Lucas o evangelho de Lucas e tão fantástico então maravilhoso é tão maravilhoso porque vai revelando jesus cansado e ele foi ele foi para descansar ele fugiu parece que está fugindo do mundo vai descansar e as pessoas corriam atrás dele e daí a bíblia disse e eles e compadecia delas porque elas eram ovelhas sem pastor ele cuidava delas ele pregava ele curava elas ele dava atenção para elas a boa notícia é que jesus deixou um legado Jesus sendo Deus a vida dele foi uma vida que ele deixou um legado os apóstolos foram legado de Jesus levaram o legado de Jesus adiante, por isso existe perdão pra você e pra mim porque quando morreu na cruz é alguém é inocente morrendo lugar os culpados de você que é você e eu por isso que hoje você pode pedir perdão para senhor e o senhor pode te perdoar porque Jesus não foi egoísta como você como eu.

Tem um cara na bíblia chamado Ezequias teve uma hora que a bíblia diz estou terminando aqui a gente olha pra mim. A bíblia diz que Ezequias estava com uma doença muito grave ele esta morrendo, profeta Isaías ele é mandado até a casa dele você se lembra disso Isaías, entra Isaías diz o que põe pra casa que tu vai morrer, não vai viver muito, põem tua casa em ordem daí as Ezequias vira para a parede e ele ora se lembra desse texto ele diz o que esse senhor lembra que eu andei em teus caminhos lembra que eu fiz isso fiz aquilo outro aquilo não me deixa morrer agora aí o profeta Isaías no meio do pátio e deus diz o que para Isaías volta e diz pra ele que foram acrescentados 15 anos na vida dele, ganhou um nitro né aí eu me perguntei assim pera ai cara, eu nunca entendi esse texto que tu le a vida do rei Ezequias ele é um homem correto aí Isaias chegar na casa dele bota tua casa em ordem por que tu vai morrer e não vai viver, olha só aí ele ora ao senhor e diz eu fiz isso eu andei na tua presença e deus beleza falou pega mais 15 anos aí, largou 15 vidas assim, do Mário na cabeça deles assim,

Como assim cara, a questão para entender esse texto você tem que entender que Ezequias foi um homem que não deixou um legado quem foi o filho de Ezequias Manasses o homem mais ímpio da bíblia, manasses é o cara mais ímpio da bíblia, é o cara vida louca, é loucão é quando a gente para para pensar nisso tem um texto que o profeta chega pra Ezequias assim vai vir isso isso isso isso e isso sobre Israel mas não é na tua geração aí exéquias diz assim: ah então tá bom é o único cara na bíblia que faz isso porque os reis Israel sempre tem uma noção, meu deus se isso vai acontecer quando eles choravam pelas gerações que viriam e passariam por aquele problema Ezequias é o cara que ele não cuida da casa dele porque o profeta disse põe ordem a tua casa Ezequias não deixou um legado a boa notícia é que jesus é o Ezequias melhor ele deixou um legado ele deixou um legado você e eu muitas vezes somos como Ezequias não deixamos um legado não nos preocupamos com o manhã, só que somos chamados hoje ao arrependimento por jesus aqui.

Vamos orar gente vamos ficar de pé fechem os olhos.

Pai nosso que o senhor deus estenda sua mão sobre o povo aqui que o senhor deus olha o teu povo com misericórdia eu rogo ao senhor olha pra nosso senhor ajuda os solteiros que aqui estão a casarem de forma correta de forma que te agrada que o senhor deus olhe para nós aqui senhor casados que possamos honrar nossos casamentos que possamos no nome bondoso de Jesus nos dedicarmos as nossas esposas que as mulheres se dediquem aos seus maridos que teu nome seja glorificado aqui no nosso meio senhor estenda tua mão estenda tua mão senhor não permita que a cultura de dite no nosso meio o que é o casamento e o que não é o casamento mas que o senhor deus esteja transformando nos quebrando que os homens não tenham vergonha de pedir perdão quebra, quebra o orgulhoso dentro da nossa casa senhor que eu peça perdão pra minha esposa e minha esposa peça perdão pra mim que os irmãos se amem aqui que a mulher tenha o coração convertido ao marido devotado ao marido e o marido têm um coração convertido e devotado à mulher em nome de jesus queremos manter um legado queremos que o teu nome seja exaltado no nosso meio exalta o teu nome o nome bondoso de jesus oramos te agradecemos por tudo, amém.

Pastor Jackson Jaques

26 de novembro de 2017